Coastwalk é a trilha entre Bondi e Coogee passando por alguns bairros e praias na costa leste de Sydney. São seis quilômetros de paisagens deslumbrantes por um caminho fácil, pavimentado, bem sinalizado e cheio de motivos para dar uma paradinha. Percorri ela em um domingo quente e ensolarado de maio.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Austrália
Saiba onde nos hospedamos
As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro
Abra uma conta internacional em dólar australiano
Como foi a trilha pelas praias de Sydney
Fui direto para Coogee, praia com prédios residenciais de um lado e um morro verde do outro, onde começa (ou termina) o caminho. O morro é um parque com paisagismo e vista para o mar e o bairro. Já deu vontade de parar e ficar o resto da manhã ali. Segui encantada com a violência das ondas nos penhascos até a pequena Clovelly Beach. Praia sem areia, só pedras e alguns barcos de pescadores. Num dos curtos trechos que vai por dentro dos bairros passamos por casas super bonitas todas com jardins e nada de grades.
A rotina dos moradores no domingo
Percebi que domingo para os australianos é dia de curtir a família e praticar esportes. Passei por várias pessoas se exercitando, outros passeando com cachorro, carrinhos de bebê e, claro, turistas com a câmera pendurada no pescoço. Cruzei um canal onde estava acontecendo um campeonato de natação, logo adiante várias quadras de diversos esportes com bonito gramado e vista que faz qualquer um querer virar atleta. Parei para assistir um jogo de rugby infantil, desde pequenos eles já são violentos! A quadra estava rodeada com as famílias torcendo.
Continuando pela beira dos penhascos avistamos o Waverley Cemetery que impressiona. O cemitério deve ter a vista mais linda de todos. A trilha passa ao lado, em cima do mar por uma passarela de metal. E logo chegamos na mais agitada Bronte Beach que abriga o mais antigo clube de salva-vidas do mundo, fundando em 1903. Aproveitei para usar o banheiro, aberto ao público na beira da praia, e achei um luxo! Já na entrada vários armários de graça para quem quiser usar, depois vestiários, chuveiros e banheiros limpos. Tem vários bares por perto para dar mais uma paradinha.
Quase duas horas de caminhada e cheguei na tranquila Tamara Beach e, como vi em quase todas as praias, as pessoas preferem sentar nos parques gramados na frente da praia do que na areia. Todas parecem sempre vazias.
Objetivo concluído: Bondi Beach
No final da trilha uma imagem inusitada e comum para os Australianos, uma piscina olímpica praticamente no mar. Ela faz parte do clube Iceberg e estava cheia de nadadores. A impressão era que as ondas iriam invadir a qualquer momento. Fiquei alguns minutos ali e as ondas não atrapalharam. Logo na frente já dava para ver a famosa Bondi Beach.
Bondi é bem urbana, mas a praia pareceu tranquila, tem um mar azul turquesa, areia branca e milhares de surfistas. Placas contam histórias que os primeiros surfistas chegaram nos anos 30 e dominam até hoje.
Para quem vai focado no exercício físico essa trilha é excelente, dá pra fazer um circuito com caminhada, corrida e usar os vários aparelhos de musculação, em perfeito estado, que encontrei no percurso.
Veja mais fotos da trilha Coastwalk:
Tome Nota Coastwalk
Aos domingos tem a feira de rua Bondi Market.
O clube Iceberg é aberto ao público por apenas A$4.
Almoce Calamari and Chips e suco natural no Bondi Pavillion Center com vista para o mar.
Como chegar: Bondi fica 30 minutos de Sydney pegando o ônibus 380. Ou Coogee fica 15 minutos pegando os ônibus 373 ou 372. Todos saem do centro, peguei no Hyde Park.
15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>
Fotos de Leandro Gabrieli.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
2 Comments
Essa piscina é super famosa. Queria conhecer. Linda.
é muito inusitada, no primeiro momento fiquei com receio das ondas causarem algum acidente, mas o povo nem se assusta e quando o mar está de ressaca, a piscina fecha por segurança.