ALBÂNIA

Tesão por Viajar 2025: América do Sul, Europa e novos caminhos


2025 foi ano de ajustes e escolhas mais estratégicas. Eu, Tesão por Viajar, e Roberta, seguimos explorando, revisitando destinos e abrindo novas portas, sempre com o mesmo compromisso: manter o conteúdo do Territórios confiável, atualizado e útil.

Incluímos Albânia e Montenegro como novos países, acrescentamos duas cidades ao mapa e voltamos a destinos já conhecidos para revisar informações, serviços e experiências publicadas ao longo desses quase 20 anos. Agora, mostro por onde passamos em 12 registros fotográficos.

Quer saber a história da mascote Tesão?

Mulher morena de maio preto segura letra T com uma mão e câmera com outra em cenário de praia com céu azul
Making off em Gjipe Beach, Albânia

A T de madeira ganhou vida no final de 2012 para acompanhar nossas viagens e ser a mascote do Territórios. Nossos seguidores adoraram e começaram a chamar de Tesão, nós curtimos o novo nome e assim ficou. Acompanhe os registros de 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024, 2025 e o Making Off, mostrando o contorcionismo necessário para transformar a letra T de 10 centímetros neste Tesão.

Também em algumas editorias do Foto da Semana: Nascer do sol em Lion’s Head, Brinde aos 11 anos do Territórios e 10 anos conquistando Territórios.

América do Sul: Tesão no Uruguai

O ano começou no departamento de Rocha, circulando de carro entre a fronteira com o Brasil e Cabo Polônio, com Réveillon no meu lugar preferido para acampar: Parque Nacional Santa Teresa. Não visitamos novos destinos para incluir no guia Uruguai de Carro, mas aproveitamos para atualizar serviços e benefícios. O PDF à venda na nossa loja conduz o leitor pelas principais rodovias do país a partir de percepções e experiências pessoais.

Tesão no Uruguai: letra vermelha de madeira em frente a parrilla de acampamento e pessoas interagindo sentada em cadeiras
Parrilla todo dia no acampamento é um clássico no Parque Santa Teresa

Tesão no Brasil

Tesão entre vegetação na praia de Florianópolis
Sempre vale a pena curtir o visual das praias de Santa Catarina, principalmente onde ainda há mata nativa como Campeche e Moçambique

Ficamos perto de casa, só pelo sul, entre as regiões da Costa Doce, Serra Gaúcha e Florianópolis, esse último para fugir no pico do inverno. Sempre mesclando lazer e trabalho e atualizando as informações aqui do site.

Letreiro Laranjal e letra T de madeira vermelha
Turismo perto de casa e aqui temos a Praia do Laranjal, onde frequentamos várias vezes em todas as estações do ano
Letra T em frente a decoração de Natal na praça
Praticamente todos os anos damos uma passada na Serra Gaúcha e registramos a decoração de natal
Tesão em frente a farol
Farol em Santa Vitória do Palmar marca a divisa da fronteira com o Uruguai

Europa

Foram passagens rápidas pela Grécia, Itália e Vaticano. Revisitamos Atenas com base no publicado por aqui e a maior diferença foi não ser assediada por imigrantes ilegais para comprar souvenir (devem ter arrumado emprego ou mudado de país). Já a Itália foi novidade para mim e para a Roberta, mas não para os leitores, Roma e Vaticano estão presentes há anos e continuam atuais porque percorremos exatamente o roteiro de Agustin. Provando que, mesmo antigo, o nosso conteúdo segue funcionando perfeitamente porque a maioria dos atrativos permanece igual.

Tesão em frente a Acrópole de Atenas
Acrópole de Atenas vista de baixo, subi na primeira visita quando era baixa temporada e tinha menos turistas
Tesão no Vaticano
Basílica de São Pedro
Letra T vermelha de madeira em frente a Fontana di Trevi
Só para registrar a Fontana di Trevi, chegar perto é complicado e a partir desse ano começaram a cobrar ingressos

Já a grande novidade do ano foi um roteiro de carro pelos Bálcãs, escolhendo fugir do óbvio sem gastar uma fortuna. Montenegro e Albânia entraram oficialmente no nosso mapa, com destaque para a Baía de Kotor, que já ganhou texto publicado com vídeo. Em breve virão novos artigos sobre Tirana, Shkodër, Alpes Albaneses, Gjirokastër, Himarë e Saranda. As principais cidades ao cruzar a Albânia de norte a sul.

Tesão sobre pedras polidas em praia
Zanjice Beach, em Montenegro
Tesão vermelho de madeira sobre cerca com vista para rio e montanhas. Céu azul
Parada na estrada para apreciar um trecho do primeiro e ainda único Parque Nacional de Rio Selvagem da Europa: Vjosa River
Tesão sobre pedras polidas em praia
Gjipe Beach foi a praia mais bonita no roteiro pela Albânia
Mulher loira de óculos segura a letra T de madeira vermelha. Ao fundo lago verde e árvores
Parada na estrada para ver a nascente Blue Eye. Gardens, do Não Pira, Desopila foi a nossa motorista

Tesão por Viajar no mapa

Clique nos pontos para saber por onde andamos e ver as melhores fotos clicadas em cada lugar nos últimos dezenove anos.

As novidades foram os destinos e uma certa polarização

Além dos novos artigos, a frase do ano foi COMO MUDAR DE ROTA SEM PERDER A ESSÊNCIA: continuamos priorizando a qualidade, porém, foi preciso polarizar as publicações entre os canais, atualizar textos antigos com maior frequência e diminuir as matérias novas para se adaptar à chegada da Inteligência Artificial e maior concorrência por todos os lados.

Projetos serão lançados ainda este ano. Seguimos com cautela, mas confiantes de que todo esse trabalho de explorar o mundo e ajudar viajantes valeu e vale a pena. Apenas é preciso se planejar mais e se organizar em meio a tantas informações.

Pensando nisso e nas muitas dúvidas que pedem respostas personalizadas, sugerimos uma conversa com troca direta cara a cara.

Zona T

Um trabalho de consultoria que a Roberta faz há alguns anos, a pedido de leitores, ganhou nome, conceito e slogan: Zona T, você, cara a cara comigo, tirando as suas dúvidas de viagem. Agende a sua videochamada.

Esse movimento de aprofundar conteúdos e manter a curadoria cuidadosa trouxe reconhecimento internacional fora do Territórios. Em 2025, a Roberta foi convidada pelo site da Kayak para escrever matérias sobre hospedagens brasileiras e dicas valiosas dos aeroportos mais importantes da América do Sul.

Agora a lida continua e este ano completamos 20 anos prometendo mais conteúdo inspirador e experiências inesquecíveis.

Acompanhe @territorios no Instagram e no YouTube para seguir explorando o mundo através de lentes apaixonadas por cultura e aventura.

Feliz 2026!

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Leitores

Relatos e fotos dos leitores que amam viajar e enviam suas histórias incríveis pelo mundo.

Write A Comment