Publieditorial

A arte da impressionante Capela Sistina no Vaticano


Cidade possui uma das capelas mais visitadas de todo o mundo: Capela Sistina.

Afresco na Capela Sistina
Foto: Unsplash/Gabriella Clare Marino

A arte impressionante da Capela Sistina

Nomeada em homenagem ao Papa Sisto IV, a Capela Sistina recebe, cotidianamente, milhares de fiéis. Este lugar de fé e devoção recebeu muitos líderes religiosos importantes ao longo da história do cristianismo.

O Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na cidade do Vaticano, abriga uma das capelas mais prestigiadas de todo o mundo. Famosa por sua arquitetura, este local foi palco de diversas missas e orações em prol do bem maior.

A edificação da capela foi inspirada no Templo de Salomão, do Antigo Testamento. Este foi o primeiro templo da antiga Jerusalém, antes de ser destruído pelo imperador Nabucodonosor II.

A Capela Sistina teve sua construção iniciada quando, entre 1477 e 1480, a antiga Capela Magna foi restaurada, dando origem à atual. Erguida pelo Papa Sisto IV, sacerdote patrono das artes, ela adquiriu detalhes e conceitos artísticos que são extremamente valorizados e apreciados.

Representando a linha da vida e a ancestralidade de Moisés e de Jesus Cristo, pinturas e obras em toda a capela retratam com atenção e delicadeza as fases marcantes das histórias de ambos. Através do Hellotickets.com.br, é possível conhecer de perto todo o Vaticano.

A primeira missa ocorreu em 15 de agosto de 1483, quando Sisto IV a dedicou à Nossa Senhora da Assunção. Essa santa representa a virgem Maria em seu momento de ascensão aos céus.

Artistas renascentistas foram responsáveis pela arquitetura e design que estruturaram este ambiente. Você sabe quem são essas figuras célebres? Confira algumas delas, a seguir!

Artistas da Capela Sistina

Baccio Pontelli

Nascido em Florença (1450), o arquiteto e escultor italiano foi responsável pelo projeto arquitetônico da Capela Sistina. Ele participou das reformas urbanísticas priorizadas por Sisto IV, na cidade de Roma e do Vaticano. 

O artista desenvolveu, com exatidão, uma estrutura que representa a filosofia e estética grega e romana antigas. 

Sua atuação neste projeto foi essencial, para evitar erros técnicos, desperdícios e gastos na edificação.

Sandro Botticelli

O pintor italiano de Florença, nascido em 1445, foi popularmente reconhecido como Botticelli, significando em italiano “pequeno tonel”. Ele foi convocado para realizar a decoração da capela, em Roma. 

Executou, entre 1481 e 1482, as artes: A Punição de Korah, Dathan e Abiram; Tentação de Cristo e a Purificação do Leproso e Cenas da Vida de Moisés. 

Afresco na Capela Sistina
Foto: Wikimedia Commons/ Sandro Botticelli

A Tentação de Cristo e a Purificação do Leproso representam as três tentações de Jesus e a cura do homem leproso, citadas no Evangelho de Mateus. 

No centro da obra, é possível ver o Hospital do Santo Espírito, construído a pedido de Sisto IV. Esta é apenas uma das pinturas que o Hellotickets.com.br colabora para vê-las.

Michelangelo

Mundialmente conhecido como Michelangelo, o artista romano foi pintor, escultor, poeta, anatomista e arquiteto. Ele é reconhecido como um dos precursores da história da arte do ocidente.

O famoso italiano, nascido em Caprese (1475) e que pintou toda a vista do teto da Capela Sistina, possuía um talento nato. Até hoje, duvidam que a arte presente em todo o telhado do templo foi realizada por apenas um homem. 

Afresco na Capela Sistina
Foto: Wikimedia Commons/Michelangelo

A execução desta grande obra da Capela teve alguns impasses antes de ser concluída. Michelangelo enxergava-se como um escultor, e não um pintor a ponto de realizá-la completamente. A pedido do Papa Júlio II (sobrinho de Sisto IV), o artista foi desviado da solicitação original, o mausoléu do Papa. 

Ainda assim, Michelangelo dedicou todas as suas habilidades para realizar a obra da Capela com excelência, ofuscando, no final, artes antecessoras dos seus rivais.

Insatisfeito com a qualidade da produção dos assistentes no início do trabalho, o artista decidiu pintar todo o teto da Capela por conta própria.

São muitas as obras de artes disponíveis no Vaticano. Todas elas podem ser admiradas através do Hellotickets.com.br, onde há roteiros turísticos para todas as crenças, gostos e idades.

© Todos os direitos reservados. Imagens de Gabriella Clare Marino, Sandro Botticelli e Pixabay.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » VATICANO » A arte da impressionante Capela Sistina no Vaticano
Artigo Patrocinado

Informes, dicas ou publieditorial enviado por autores, empresas ou parceiros que patrocinaram o conteúdo.

Write A Comment