DICAS AOS VIAJANTES

Swiss Travel Pass e as viagens de trem pela Suíça


Anos após atravessar a Suíça de carro, senti prazer ainda maior ao apreciar as paisagens deslumbrantes nos trens panorâmicos e até nos regionais. Eles andam no ritmo perfeito para tirar fotos e curtir o momento, sendo o atrativo em si, não apenas o transporte entre uma cidade e outra. Conto quais trajetos eu fiz, quais quero fazer e como adquirir o Swiss Travel Pass, o melhor passe de trem e atrativos no país.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Todos os artigos sobre a Suíça

Quanto custa um seguro viagem para Suíça? Faça orçamento aqui

Perca menos na conversão para francos usando Wise

Saiba onde nos hospedamos

Acesso rápido: Roteiros | Curiosidades | Vídeo | Mapa | Tours | Passe de trem | Dicas | Por onde começar

As grandes experiências de trem na Europa

Em recente pesquisa entre 1400 usuários de trem na Europa, a revista Which? publicou a lista das rotas ferroviárias mais cenográficas do continente. Suíça aparece entre as primeiras com seus trens panorâmicos que atravessam os Alpes: Bernina Express e Glaciar Express.

Sem surpresas, afinal, além dos belos cenários, o transporte público na Suíça é o mais eficiente e pontual da Europa abrangendo mais de 5.000 quilômetros de ferrovias. O sistema de trens é tão organizado que existe até um roteiro para percorrer 1.280 km passando pelas principais cidades chamado Grand Train Tour of Switzerland:

  1. Zurique – Lucerna – Interlaken (Luzern-Interlaken Express)
  2. Interlaken – Zweisimmen – Montreux (GoldenPass)
  3. Montreux – Visp – Zermatt
  4. Zermatt – St. Moritz (Glacier Express)
  5. St. Moritz – Tirano – Lugano (Bernina Express)
  6. Lugano – Lucerna (Gotthard Panorama Express)
  7. Lucerna – St. Gallen (Voralpen-Express)
  8. St. Gallen – Schaffhausen – Zurique

É perfeito para quem entra no país por Zurique, mas pode iniciar ou terminar em qualquer estação, ou fazer quebrado como eu fiz. Toque nos links acima para acessar o relato dos meus passeios ou continue a leitura.

Interior de trem panorâmico na Suíça com viajantes sentados. Janelas de vidro vão das laterais até o teto do trem
Interior de trem panorâmico

Curiosidades sobre a Suíça e suas viagens de trem

Uma curiosidade frequente em várias dessas rotas é pegar o trem em uma estação onde todos falam italiano, por exemplo, e descer onde as principais sinalizações estão em alemão ou francês. Oficialmente o país adota 4 idiomas (inclusive romanche), mas isso não quer dizer que todos falem inglês ou tenham fluência nessas línguas, geralmente é uma ou outra. Abuse do Google Tradutor!

Pode levar a bagagem, têm espaços para ela no trem, mas se estiver lotado, arrisca ficar segurando para ela não sair deslizando pelos corredores, principalmente na segunda classe. Recomendo uma mochila ou mala compacta. Se for baixinha como eu, não vai alcançar os compartimentos superiores, são super altos.

A temperatura pode variar bastante conforme o destino, enquanto peguei muito frio em Chur, suei ao chegar na ensolarada Lugano, o Cantão Ticino costuma ter o melhor clima o ano todo, já o centro e norte é mais comum ser nublado. Portanto, leve roupas impermeáveis e considere roupas para frio e calor combinadas em camadas.

Para fazer todos os trajetos recomendados na mesma viagem é preciso ao menos 16 dias, pois vale parar um pouco em cada uma dessas cidades. Eu tinha 15 dias de Swiss Travel Pass, mas também alguns compromissos em Interlaken e Lugano, então pesquisei sobre os melhores trens panorâmicos da Suíça e encaixei três no tempo disponível. Faria também o Glaciar Express se não tivesse surgido um convite irrecusável para o Líbano, responsável por encurtar o meu roteiro na parte oeste do país. Veja as paisagens e meus relatos de cada a seguir.

receba dicas da Europa por e-mail

Trem Bernina Express

Estação de trem em Tirano de onde partem os trem vermelhos Bernina Express rumo a Suíça
Estação de trem em Tirano

O trem vermelho parte de Tirano, na Itália, e vai para Chur, Davos ou St. Moritz, na Suíça, ou o caminho inverso. Com opção de começar, ou terminar, o passeio em Lugano, pois, existe um transporte em ônibus turístico panorâmico passando pelo Lago de Como e chegando a tempo de pegar o Bernina Express em Tirano. Fiz esse roteiro mais amplo em setembro partindo de Lugano pela manhã e a tarde peguei o trem para Chur. É o dia inteiro só para ele e vale muito a pena. 

Montanhas nevadas em dia nublado com lago azul em frente
Ospizio Bernina

Os destaques dessa viagem de trem são vários como a ferrovia histórica tombada pela Unesco – Linha férrea Rhaetian, estação de trem entre as mais altas da Europa – Ospizio Bernina (2.253 m), vilarejos com casinhas típicas e paisagens de tirar o fôlego em qualquer temporada. No início do outono começou com abundância de verde entre a vegetação das montanhas e os lagos, alcançou os topos nevados e pegou a hora dourada perto da estação final. Como o meu destino era Chur, não parou em St. Moritz, mas deu para ver do alto logo após o visual ser anunciado nos alto-falantes, um panfleto explica todos os pontos interessantes do trajeto ou pode baixar o aplicativo para acompanhar no celular com áudio guia (não tem em português). Eu usei os três meios de informação para não perder nenhum detalhe.

Paisagem verde com gramado, montanha e ponte de pedra por onde passa um trem vermelho.
Linha férrea Rhaetian é Patrimônio Mundial da UNESCO

Como reservar o tour panorâmico com ou sem o Swiss Travel Pass

Quem tem o Swiss Travel Pass paga somente a reserva dos assentos (trem e ônibus) acessando o site rhb.ch com até 2 meses de antecedência. Sem o passe de trem, compre por esse mesmo site ou algum pacote incluindo esse trajeto. Mas não deixe para a última hora, afinal essa é uma das atrações turísticas mais populares da Suíça.

Interior do trem panorâmico com presentes da 1ª classe usando Swiss Travel Pass
Latinha com chocolates Lindt foi cortesia na 1ª classe

A rota funciona o ano todo, apenas se fizer no inverno, lembre que os horários são reduzidos e antes das 17h será noite. Há serviço de bordo na 1ª classe com chocolate e suco cortesia, já os itens do cardápio são pagos. Também há um carro-restaurante. 

O trajeto até St. Moritz é o mais curto, além de ser a melhor parada para esquiar. O turismo de esqui iniciou exatamente ali quando começou a receber turistas vindos do Reino Unido há mais de 150 anos.

Dicas extras

Para economizar, pode fazer o mesmo trajeto em trens regionais, porém, não serão panorâmicos. Recomendo escolher o Bernina Express na ida ou na volta porque foi uma das melhores experiências na viagem pela Suíça, mas os trens regionais são mais rápidos, baratos e não paga reserva de assento. 

Turistas tiram fotos de dentro do ônibus turístico através da janela em dia ensolarado com vista para o Lago di Como
Vista no ônibus entre Lugano e Tirano

Se contratar o ônibus, tente sentar no lado direito em direção a Tirano, e no esquerdo rumo a Lugano. Fique atento que ele pára em frente a estação de Tirano, mas o Bernina Express parte de outra estação exclusiva. É bem perto, ao descer do ônibus atravesse o túnel de acesso às plataformas até a saída para a rua de trás, a estação certa estará na sua direita.

Bernina Express a partir de Milão

Tirano fica 2 horas de Milão em linha de trem e esse pode ser um belo passeio bate e volta para quem está na Itália. Lugano também fica perto da estação Milano Centrale e foi a minha escolha, mas teria sido mais rápido ir direto para Tirano ou Lago de Como, ainda mais porque eu deveria voltar a Lugano onde fiquei mais 5 dias. Se prefere alguém cuidando tudo para você e ainda guia em português, veja a excursão da Civitatis.

Linha de trem Luzern-Interlaken Express

Um trem regional onde apenas alguns vagões são panorâmicos, sendo importante estar posicionado no vagão certo antes da locomotiva estacionar na plataforma. É fácil achar lendo as informações na tela ou cuidar os vagões com janelas maiores. Para grupos é possível reservar com antecedência, no entanto, consegui esses lugares nas duas viagens e na hora, mas outubro não é alta temporada.

Paisagem verde em dia de chuva vista da janela de trem panorâmico. Usando Swiss Travel Pass
Trajeto entre Lucerna e Interlaken lindo mesmo com chuva

Foi o segundo visual mais lindo das viagens de trem pela Suíça e fiz duas vezes, um em cada sentido e com clima oposto. Primeiro com chuva e então com sol. Quer saber, a previsão do tempo não importa, a cor dos lagos será linda sempre e a chuva faz as cachoeiras vistas em vários pontos diferentes ficarem com volume de água mais expressivo. Vacas, casinhas típicas e muitas montanhas complementam o cenário.

Como comprar a passagem de trem: quem tem o Swiss Travel Pass não paga nada. Sem o passe de trem, compre na bilheteria na estação ou pelo aplicativo SBB Mobile.

Trem Gotthard Panorama Express

O trajeto entre Lucerna e Lugano também fiz duas vezes, um em cada sentido. Mas não deu para pegar o trem panorâmico, fiz o mesmo caminho em um regional. Passa pelo lago Lucerne, vilarejos típicos e o túnel Gotthard, o maior e mais profundo túnel ferroviário do mundo, com 57,1 quilômetros de extensão, 2,3 metros de profundidade em alguns trechos e alcançando 250 km por hora. Acontece de eu não fazer ideia dessa obra, estava gravando um vídeo quando a velocidade aumentou muito, ficou escuro e a tela anunciava a passagem pelo famoso túnel conectando o sul ao norte da Europa.

O Gotthard Panorama Express, com janelões enormes para se sentir dentro da paisagem, funciona somente entre a primavera e o verão na Suíça. Além disso, o passeio panorâmico completo inclui trajeto de barco pelo Lago Vierwaldstätersee até Flüelen, de onde parte o trem com vagões somente primeira classe. Vai ficar para a próxima e para inspirar deixo o relato da Monique Bianchi.

Como fazer o trem panorâmico: quem tem o Swiss Travel Pass paga somente a reserva do assento acessando o site Gotthard Panorama Express com até 3 meses de antecedência. Sem o passe de trem, compre por esse mesmo site ou algum pacote incluindo esse trajeto.

Linha de trem Interlaken – Grindewald

Outro trem regional com paisagens deslumbrantes vai até Grindewald a partir de Interlaken. Perto da estação final, a montanha Wetterhorn (3.692 m) anuncia que estamos perto do vilarejo famoso pelos esportes de aventura ao ar livre.

Usando o Swiss Travel Pass sem reserva, peguei o teleférico e subi até o First Cliff Walk, uma passarela suspensa feita de aço e ferro com as melhores vistas da montanha para os Alpes. Entre elas Jungfrau, Eiger e Mönch. Só não esperava me deparar com neve caindo no início de outubro. Devia ter levado uma luva! Além da roupa impermeável que permitiu eu fazer todas as atividades ao livre como descer a montanha de patinete.

Montanha com pico nevado e vilarejo típico suíço nos Alpes
Montanha Wetterhorn anuncia que estamos chegando a Grindewald

Suíça: mapa dos trens panorâmicos

Swiss Travel Pass vale a pena?

Achei ótimo não me preocupar em comprar ou validar bilhetes por 15 dias viajando pela Suíça. Entre 6h da manhã e meia-noite entrava em qualquer meio de transporte público em todos os cantos do país, até nos vilarejos remotos. O único cuidado era andar sempre com o passaporte porque os fiscais passam e podem verificar sua passagem, então eu mostrava o passaporte, o código de barras (no celular ou impresso) e tudo certo. E o trabalho era somente verificar os horários e possíveis baldeações no excelente aplicativo da SBB Mobile.

O Swiss Travel Pass incluí acesso ilimitado a barco, trem, ônibus, bonde, teleférico, funicular e vem com passe de museus (quase 500), além de desconto nos principais atrativos como Harder Kulm, em Interlaken, e nas reservas de assentos nos trens panorâmicos. Apenas turistas não residentes podem adquirir e o uso é pessoal e intransferível atrelado ao passaporte e datas pré-selecionadas.

Mulher sentada próximo a janela de um barco toma um chá e veste jaqueta verde. Usando Swiss Travel Pass
Swiss Travel Pass serve para passeios de barco

Dependendo de quantos trajetos de trem panorâmico deseja fazer, já vale o investimento por pagar apenas a reserva e não o bilhete integral. O máximo de validade é 15 dias, mas pode ser a partir de 3 dias corridos ou alternados, no modo flex. O jeito é calcular o quanto gastaria nos passeios e transporte e avaliar se vale a pena. 

1ª ou 2ª classe no Swiss Travel Pass?

Além de definir o tempo, são três opções: Prestige, 1ª e 2ª classe. Já adianto que a diferença entre as classes é mínima e vale economizar comprando a 2ª. O conforto da 1ª são vagões de trem vazios mesmo em horário de pico na alta temporada ou serviço de bordo, já nos barcos pode acessar os andares superiores e no Bernina Express ganhei uma latinha personalizada com chocolates Lindt e suco de caixinha. Prestige é novo, lançado em dezembro de 2022, mais caro e não experimentei porque voltei antes. Inclui alimentos, bebidas e vagões exclusivos.

Como comprar online e usar o Swiss Travel Pass

Compre a opção de passe mais interessante para o seu roteiro, ative no site oficial e defina as datas. Na opção flex, terá um mês para utilizar a partir da data do primeiro uso e deve fazer a ativação com até 24 horas de antecedência para gerar o bilhete diário. Pronto, vai receber um e-mail com o QR-Code, ande sempre com ele a mão para mostrar quando for solicitado junto ao passaporte.

Recomendo adquirir no site Get Your Guide e aproveitar a política de cancelamento grátis até 24h antes com reembolso integral, caso mude de ideia. Selecione o número de viajantes, a data inicial e toque para verificar a disponibilidade. Todas as opções de dias são listadas e tocando na seta mostra mais detalhes. Então basta reservar e seguir as instruções enviadas por e-mail.

Para quem viaja com pequenos, criança de até 6 anos acompanha sem pagar, até 15 anos também, mas precisa providenciar o Family Card nas estações ou no site oficial. Já menores de 25 anos podem solicitar o Swiss Travel Pass Youth garantindo 30% de desconto na compra do passe.

Além do passaporte, seguro viagem também é obrigatório na Suíça e certamente será um dos gastos mais insignificantes por ser um dos países mais caros da Europa. Vale para atendimento médico, comprar remédios, perda de bagagem e ajuda com imprevistos diversos.

Quer saber quanto custa um seguro viagem para Suíça? Faça orçamento nesse link e aproveito o cupom de desconto para os leitores aqui do site: TCUPOM.

Dicas para economizar na Suíça com trem e hospedagem

Comprar o Swiss Travel Pass é a dica para quem fica mais dias e pretende circular utilizando transporte público. Por outro lado, se a ideia é andar a pé e visitar poucas cidades, nem sempre vale a pena. 

Como eu tinha 15 dias corridos de 1ª classe do Swiss Travel Pass fiz um teste para reservar hospedagem. Abri o mapa do Booking.com e fui seguindo os trilhos do trem das cidades por onde eu iria passar em busca de algo confortável e econômico para ir a pé desde a estação e deu certo. Os preços ficam bem mais em conta fora das cidades turísticas. Toque aqui para os lugares onde me hospedei.

Booking.com

Para concluir, viajar de trem pela Suíça é uma excelente maneira de explorar o país e desfrutar de suas paisagens espetaculares. Se já fez algum trajeto ferroviário por lá, conte nos comentários.

Essa viagem foi um convite da Adventure Travel Trade Association e Switzerland Tourism com apoio da empresa estatal para transporte SBB CFF FFS.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » SUÍÇA » Swiss Travel Pass e as viagens de trem pela Suíça
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. Sid Petras Reply

    |Olá , eu gostaria de me inscrever no seu blog para ter atualizações direto no meu e-mail!! Como posso fazer minha inscrição? Você pode me auxiliar?

Write A Comment