CULTURAL

Sobre visitar museus e o MON


Visitar museus é viajar no tempo, no espaço, no inconsciente, na cultura e nos lugares onde talvez nunca conheceremos pessoalmente. E, claro, é uma opção de lazer perfeita para aqueles dias chuvosos, tanto para quem está em viagem de férias quanto para ser turista na própria cidade.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o Paraná

AGILIZE SUA VIAGEM
Procurando hotel? Saiba onde nos hospedamos
Alugue carro para ter mais liberdade
Contrata passeios em Foz do Iguaçu agora

Tem gente que acha chato, outros não entendem, alguns vão só pelo prédio ou exposição. Eu vou pelo conjunto e busco sensações porque, no meu entender, toda obra de arte que nos faz sentir apreço ou repúdio, alegria ou tristeza, incômodo ou leveza tem seu mérito. E quando não compreendi nada (é comum mesmo pra frequentadores ativos), mas algo instiga minha curiosidade, me informo sobre a história do artista e suas motivações. As vezes continuo sem entender e sigo adiante, em outras começa a fazer sentido. Principalmente quando é referente à algo que já vivi ou lugares por onde passei. O que acho errado é a pessoa deixar de ir por acreditar que não vai gostar. Nunca se sabe e quando vamos despretensiosos, estamos mais abertos às boas surpresas.

Neste momento estou em Curitiba e a motivação para escrever este texto veio durante a visita solitária ao Museu Oscar Niemeyer (MON). Prestava atenção nas obras e nas pessoas quando ouvi uma mulher dizer: “Esta não quero ver! Não entendo nada desses rabiscos de arte moderna!” Ela deu as costas e seguiu para outra sala. Eu não conhecia o artista, nem gostei do primeiro quadro, mas a introdução na parede convidava para a retrospectiva da obra do mais universal dos artistas cubanos que conquistou seu espaço e viveu o movimento surrealista na Europa dos anos 40. Ou seja, arte moderna só se for no século passado! Fã do surrealismo e da cultura latina, além de já ter presenciado um pouco da realidade cubana, tive certeza que seria um bom aprendizado descobrir quem é Wilfredo Lam. Assim foi e o video final tirou qualquer dúvida. Percorri os quadros novamente e observei tudo com outros olhos, gostando bastante do que via e pensando em como a mulher perdeu na sua pré avaliação.

Sustentação do olho, área de destaque no MON
Sustentação do olho, área de destaque no MON
quero dicas do Brasil

O Museu Oscar Niemeyer – MON

Um dos cartões postais de Curitiba é atracão indispensável só pelo prédio desenhado pelo arquiteto que dá nome ao museu. São 12 espaços de exposição, auditórios, café, pátio e loja a um preço acessível para apresentar os grandes nomes das artes visuais, design, arquitetura e urbanismo. O olho (área principal) estava em montagem, mas aberto para ver a estrutura e deve ser interessante ver algo ali. Pena não estar na cidade até a abertura.

Mesmo sem ter visto a programação previamente e encontrar algumas salas em montagem, me emocionei com três exposições. Já foi suficiente pra ter a certeza que sempre vou conferir a agenda quando passar por Curitiba. Deixo abaixo o que recomendo apreciar se estiver por lá nas próximas semanas:

Exposição fotográfica
Exposição fotográfica

WILFREDO LAM: O ESPIRITO DA CRIACAO
A exposição recolhe obras de períodos dos anos 30 até os 70 em uma coleção de 80 obras, todas do acervo do Museu de Belas Artes de Cuba. Até 13/09/2015.

OBRAS SOB A GUARDA DO MON
Oportunidade de conhecer algumas obras apreendidas na Operação Lava Jato. São cerca de 50 obras de artistas como Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Salvador Dalí, entre outros. Até 01/11/2015.

AUDÁCIA CONCRETA: AS OBRAS DE LUIZ SACILOTTO
É uma inédita retrospectiva do artista concretista Luiz Sacilotto compostas entre 1949 e 2003. Quem já estudou desenho vai lembrar das aulas de geometria descritiva e composição. Até 04/10/2015.

A UNIÃO SOVIÉTICA ATRAVÉS DA CÂMERA
Vários fotógrafos da antiga União Soviética narram por meio de imagens a história do país entre 1956 e 1991, quando teve fim a URSS. Até 25/10/2015.

Em montagem está a BIENAL INTERNACIONAL DE CURITIBA que acontece entre 03/10/2015 e 14/02/2016.

Exposição sobre concretismo brasileiro
Exposição sobre concretismo brasileiro

Tome Nota MON

Museu Oscar Niemeyer fica rua Marechal Hermes, 999 e funciona de terça a domingo das 10h às 18h. Quintas até 20h e grátis aos domingos pela manhã.

Vá pra frente do olho no pôr do sol e registre o momento.

Hotel em Curitiba: Passei três dias hospedada no San Juan Royal que fica poucas quadras do MON. 

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » PARANÁ » CURITIBA » Sobre visitar museus e o MON
curitiblogando Territórios

Blogueiros da Rede Curitiba: Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Leidinara Batista (Férias Now), Juliana Cristine (Juju no Mundo), Carol Moreno (Mochilão Trips)

Blogueiros convidados: Angela Sant’Anna (Apure Guria), Amanda Fernandes (Marola Com Carambola), Anna Barbara (Nós no Mundo), Daniele Polis (Trippolis), Denise Tonin (Viajante Solo), Dudu Monteiro (Dudu Afora), Eloah Cristina (Viaja, Bi!), Fernanda Scafi (Tá Indo Pra Onde), Isabela Bastos (The Life Of Isa), Juliana Rosa (Trip Feeling), Mariana Yusim (Viajadora),

Monique Renne (Melhores Destinos), Pamela Piazentin (Contos da Mochila), Patricia Furlan (Viagem de Fuga), Rafael Kosoniscs (Seu Mochilão), Rafael Leick (The Way Travel), Rafaella Machado (Viajando Sem Medo), Roberta Martins (Territórios), Sthefania Memelli (Sthe On The Road).

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. adoreiiii guriaa… amo o MON e vou la sempre que tem alguma exposição nova….

Write A Comment