A segunda ida a Florida foi como se fosse a primeira, afinal quase vinte anos se passaram. Isso em tempos de transformações aceleradas é uma eternidade! Mesmo assim, minha memória fotográfica reconhecia alguns lugares como as casinhas dos salvas vidas em Miami Beach ou as fachadas da Ocean Drive. Resolvi fazer o básico até pra testar minhas lembranças e valeu a pena. Voltei em pontos turísticos tradicionais, conheci novos e acrescentei outros menos óbvios ao meu roteiro em Miami.

A seguir conto como organizei meus dias para ajudar quem esta indo pela primeira vez ou busca dicas. Incluo somente os três dias inteiros porque a chegada e a partida foram para aproveitar o hotel em Sunny Isles. Cidade vizinha, pertencente a Grande Miami, onde fiquei muito bem hospedada.

Atenção! Turistas provenientes do Brasil estão proibidos de entrar nos EUA devido à pandemia Covid-19.

Nota do editor: Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

Leia todos os artigos sobre os Estados Unidos
+Saiba onde nos hospedamos
+As estradas americanas são ótimas para alugar carro
+Economize tempo e não pague IOF comprando ingressos na Civitatis ou saiba como funciona

O que fazer em Miami em 3 dias

Acesso rápido: Roteiros: cultural, relaxamento, compras | Onde dormir | Tours | Transporte | Mapa | Descontos | Por onde começar

Wynwood Walls
Wynwood Walls

Roteiro em Miami Cultural: Downtown Miami, Wynwood e Little Havana

A passagem pelo centro foi rápida e de dentro do trem Brightline. A ideia inicial era visitar Pérez Art Museum, um dos museus de arte mais interessantes da cidade, de acordo com meus amigos artistas que moram lá. Infelizmente, estava fechado no dia. Então fomos para Wynwood seguindo endereços recomendados no mapa. Na parte dos murais mais famosos – Wynwood Walls e arredores – estava lotado de gente tirando selfies. Porém, basta se afastar algumas quadras para encontrar vários grafites legais e ninguém entrando na sua foto.

Little Havana no roteiro em Miami cultural
Little Havana

Depois de um banho de arte urbana contemporânea, uma caminhada pelo multicultural Little Havana. O bairro criado pelos cubanos exilados nos anos 60, preserva cultura da música, da gastronomia e do bate-papo nas ruas, onde os aposentados passam as tardes fumando, conversando e olhando os turistas. Ali a história dos galos, relatada no texto de Key West, se confirma com as esculturas das aves na rua. E o melhor dia para visitar parece ser a última sexta-feira do mês, quando acontece uma feira de rua na Calle Ocho. O fim do dia foi uma caminhada agradável pela beira mar de Miami South Beach após jantar em um restaurante cubano.

+ Saiba onde comer em Miami 

Seguindo esta mesma linha de visitar bairros formados por imigrantes, se tivesse mais tempo teria passado em Little Haiti e Coconut Grove, este último exibe a cultura das Bahamas.

A dica valiosa em qualquer cidade multicultural como Miami, é verificar a agenda de eventos locais na hora de planejar o roteiro. Sempre tem algo acontecendo e talvez seja muito mais interessantes que os pontos turísticos tradicionais.

Ocean Drive
Ocean Drive

Roteiro em Miami Relax: Miami Beach e Key Biscayne

Miami também é banhado pelo paradisíaco mar do Caribe e exige um tempo sem fazer nada na areia, na grama ou dentro d’água. Começamos por Miami Beach com paradas nas casas em estilo art decô mais interessantes da Ocean Drive; pra descanso no Lummus Park; banho de mar; e fotos das famosas casinhas dos salvas vidas.

Pra fugir do sol do meio-dia e explorar um lado clássico europeu, uma visita ao Vizcaya Museum. Uma propriedade italiana dos anos 1900 com jardins bem cuidados e vista para a baía Biscayne. A casa exibe móveis da época e arquitetura antiga. A surpresa foi ver a quantidade de noivos e adolescentes usando o local como cenário dos seus books de 15 anos ou casamento.

Viscaya Museum
Viscaya Museum

A próxima parada foi a ilha ao sul de Miami Beach, chamada Key Biscayne. É outra cidade na Grande Miami com bastante natureza e história. Boa parte é ocupada pelo Parque Natural Bill Baggs, local do Cape Florida Lighthouse, a construção mais antiga neste lado da Flórida.

Logo após atravessar a ponte de acesso, existe uma pequena extensão de areia onde famílias aproveitam o mar calmo entre palmeiras e a vista para baía. Deu vontade de parar para pegar uma praia, pena ter ficado tarde na volta.

Farol em Key Biscayne fez parte do roteiro em Miami
Farol em Key Biscayne

Roteiro em Miami Compras: Sunny Isles e Sawgrass Mills

Os melhores locais para fazer compras em Miami não são exatamente na cidade e sim, nos arredores como Sunny Isles e Fort Lauderdale. Sunny Isles foi a praia tranquila onde me hospedei e gostei bastante do banho de mar, além de ver o sol nascer da janela do quarto. É uma vizinhança formada por arranha-céus, hotéis de luxo, shoppings como Aventura Mall e fácil acesso ao Sawgrass Mills. O maior outlet da Flórida oferece descontos excelentes em grande variedade de marcas.

Assim como Key Biscayne e Miami Beach, Sunny Isles esta localizada em uma barreira de terra entre o mar aberto e a baía em frente a Miami.

Dicas para roteiro em Miami

Mapa de Miami

Tome Nota

Hotel em Miami: Marenas Beach Club é um resort pé na areia bom para famílias. Disponibiliza acomodações para até seis pessoas e vista para o mar ou para a baía. O tamanho do quarto é igual em todas as suítes, assim como as amenidades, sacada e acessórios, inclusive no clássico. Nos demais, inclui lavandeira e sala com cozinha completa. Muda o tamanho da sala e da cozinha nas opções com duas suítes e a vista.

RESERVE AQUI

Transporte: exceto o momento trem bate volta para Fort Lauderdale, a locomoção entre os bairros de Miami, Key Biscayne e Sunny Isles foi sempre com o carro alugado na Hertz. Ás vezes era complicado encontrar estacionamento com preço bom, a melhor solução foi baixar um aplicativo e estacionar nos pontos demarcados na rua. Como não tínhamos preguiça de caminhar, deixávamos o carro longe quando encontrávamos estacionamento livre na rua. Já a colaboradora Tatiana conta ser fácil usar ônibus (Metrobus) para circular por todos esses lugares nos textos sobre Wynwood e Miami Heat.

Uma dica na hora de planejar o roteiro é se informar sobre o programa  Miami Temptations, uma campanha de descontos organizada pelo Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB) que elege temas conforme a estação. Outubro e novembro são meses de Atrações em Miami com promoções nos principais museus, melhores parques temáticos e jardins ecológicos da cidade, além de tours educacionais em 20 atrações participantes. 

Ponte Miami - Key Biscayne
Ponte Miami – Key Biscayne

Algumas atividades e serviços foram cortesias do Miami Greater and the Beaches para o #JustFunFlorida. Projeto dos sites Territórios e Não Pira, Desopila em parceria com Visit Florida.

Tours e ingressos

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar chip de celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » ESTADOS UNIDOS » MIAMI » Roteiro em Miami: 3 dias e 4 noites de verão
Author Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe seu recado, escreva algo