A arte do mosaico sempre chamou minha atenção pelo fato de ter dois pontos de vista (longe e perto), além de ser bela e intrigante. Quando admiro uma obra assim, fico pensando no trabalho que deu para fazer e o que serviu de inspiração para o autor alcançar aquele resultado, afinal tudo começa com pequenas peças se encaixando em harmonia. Por isso, não houve dúvidas em colocar Ravenna no roteiro quando descobri que a pequena cidade italiana levava este título. Mas esta é apenas uma das riquezas, o seu grande legado é a importância histórica e cultural para a humanidade.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os textos sobre a Itália
Itália é incrível para viajar de carro. Saiba o que precisa para alugar um no exterior
Agende tours, transfers e ingressos agora ou saiba como funciona
Ravenna, a cidade dos mosaicos
Ravenna simplesmente foi o cenário do fim do Império Romano no Ocidente (476) com a deposição de Romulo Augusto, o que determinou o início da Idade Média; já foi capital do Reino da Itália; sede do governo Bizantino; abriga os restos mortais de Dante Alighieri e foi onde ele escreveu a Divina Comédia (pelo menos a parte do Paraíso), tem oito construções dos séculos V e VI consideradas Patrimônio Mundial da Unesco e é palco de inúmeros eventos culturais e artísticos até hoje.
O passeio de um dia aconteceu num domingo ensolarado para fechar com chave de ouro meu último dia no BlogVille, ação com blogueiros para promover o turismo na Emilia Romagna. Cheguei empolgada atrás dos mosaicos e encontrei uma cidade agradável de caminhar e se perder. Lojas, restaurantes e cafés descolados dividem o espaço com a arquitetura antiga e a arte se vê nos detalhes como sinalização de ruas e cartazes de exposições. Em outubro acontecia A Festa Internacional do Mosaico Contemporâneo e dias antes teve A Semana Dantesca, celebrando a obra de Dante.
As obras famosas ficam dentro de museus e grandes construções de tijolo que parecem simples por fora e surpreendem logo que cruzamos a porta de entrada. A arte cristã e bizantina, preservada em forma de mosaico, faz brilhar os olhos mesmo dos menos interessados no assunto.
Chegando pela manhã dá tempo de visitar tudo com calma e ainda curtir a cidade. Comece passando pelo Centro de Informações ao Turista para pegar o mapa e trace o roteiro conforme o seu interesse. Visitei seis das oito construções tombadas pela Unesco, museus, praças e igrejas.
O que ver em Ravenna
Uma lista do que visitei e gostei. Pesquisando a agenda local dá para encontrar mais eventos interessantes. Sobre as construções, não sei dizer qual é a melhor, todas valem a pena, a começar pelas tombadas pela UNESCO:
BASILICA DI SAN VITALE
É um dos monumentos de arte cristã antiga mais importantes da Itália. Entre olhando para cima, mas não esqueça do chão e das paredes.
MAUSOLEO DI GALLA PLACIDIA
A tumba de uma mulher importante no século V, foi filha, irmã, esposa e mãe de imperadores romanos. Por isso tanta ostentação no teto que representa um céu cheio de estrelas. Talvez seja o mais impressionante da coleção de mosaicos na cidade.
BATTISTERO DEGLI ARIANI
É o mais simples com apenas um círculo de mosaico na cúpula representando os 12 apóstolos e Jesus. Também era um dos locais da Festa Internacional do Mosaico Contemporâneo com esculturas modernas representando rostos.
BATTISTERO NEONIANO (ou Ortodoxo)
É o monumento mais antigo de Ravenna, data do final do século IV e foi inspirado nas tradições gregas.
CAPPELLA DI SANTO ANDREA
Era uma pequena capela privada dos Ostrogodos, o destaque são os 99 pássaros celebrando Cristo nas paredes.
BASILICA DI SANTO APOLLINARE NUOVO
Exemplo mais típico do estilo bizantino, foi construída pelo rei dos Ostrogodos Theodoric o Grande. Exibe o mosaico com a maior superfície já deixada pelos antigos.
MUSEU DANTESCO E TUMBA DE DANTE
A tumba é pequena e sempre um entra e sai de gente. O museu ao lado é mais tranquilo conforme o evento. Era outro local da Festa Internacional do Mosaico Contemporâneo.
BASILICA DI SAN FRANCESCO
A fundação data do ano 450 e a aparência atual vem do século V quando o ocorreu o funeral de Dante Alighieri. O destaque é para cripta do século X, ali está o sarcófago de Neone, bispo de Ravenna que mandou construir a igreja lá em 450. Localizado no pavimento mais baixo é invadido pela água por estar no nível do mar. A água sobre o mosaico no piso dá um toque especial ao lugar. Tem que descer as escadas e ver pela janelinha.
MAR – MUSEU MUNICIPAL DE ARTE
Interessante conforme a exposição e agradável caminhar nos pátios internos. Abrigava parte da Festa Internacional do Mosaico Contemporâneo e outras de artistas locais.
PORTA NUOVA
Esta não estava nos planos, quando voltava para a estação de trem os raios de sol batiam nela e fizeram eu desviar o caminho para tirar esta foto.
Em Ravenna também tive uma nova experiência utilizando banheiros públicos, localizei pelo mapa o mais próximo e cheguei numa casinha de metal completamente fechada com painel explicando como utilizar. Coloquei a moeda e a porta abriu, entrei, a luz acendeu quando fechei a porta e percebi que estava tudo limpo e ainda molhado como se tivessem acabado de limpar. Então fui abrir pra falar a impressão ao meu amigo, mas a porta não abria! Segundos de pânico até ver outro painel de instruções dizendo que deveria apertar tal botão ao finalizar o uso. Relaxei, mas continuei achando tudo meio estranho, na verdade, era tecnológico demais. O papel e sabonete ficam guardados em compartimentos fechados para não molharem, porque quando aperta o botão para sair e fecha a porta, uma revolução acontece lá dentro, só ouvi os barulhos de jatos, mas certo que a limpeza é profunda e automatizada. Gostei.
Tome Nota
Como chegar a Ravenna: a partir de Bologna, são 45 minutos de trem. A estação fica poucos minutos de caminhada das principais atrações e ainda tem o Jardim Público pertinho pra relaxar enquanto espera o horário de voltar.
Mausoleo Di Teodorico e Basilica Di Santo Apollinare In Classe foram as duas atrações não visitadas por estarem fora da cidade, mas pelo o que ouvi, é bastante recomendado para quem está de carro, bicicleta ou vespa. A primeira custa 4 euros e a segunda 5 euros para entrar.
Praticamente todas as atrações tem o mesmo horário de abertura entre 10h e 17h no inverno, outono e primavera e até 19h no verão. O MAR fecha na hora do almoço e tem horários diferentes para cada dia. Consulte exposições e horários no site.
Comprei o ingresso para entrar nas cinco construções da lista da Unesco na loja perto da Basílica de San Vitale por 9.50 euros. O Battistero degli Ariani é de graça.
A Semana Dantesca começa sempre no segundo domingo de setembro.
Mais fotos de Ravenna:
Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Colabore com a manutenção do Territórios adquirindo serviços por meio desses links. Toda venda efetiva gera uma comissão e você não paga a mais por isto. Os valores são os mesmos praticados em agências e sites de viagem. Obrigada!
Úteis:
- Coronavírus e viagens
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- Tax Free
Não esqueça de pedir o cartão de débito da conta internacional (sem custo)