ÁFRICA DO SUL

Os selvagens animais africanos


Como os leitores e seguidores nas redes sociais devem ter percebido, sou fascinada por animais e acho incrível quando surgem oportunidades de fotografá-los em seus habitats naturais. Além de poder registrar e compartilhar aquele momento real, ganho com o aprendizado. Ver a rotina dos animais africanos, perceber as reações de perto, compreender a relação dos humanos locais com eles e descobrir que existem diferenças dentro das próprias espécies, torna tudo ainda mais interessante e emocionante.


Cangurus albinos no Caversham Wildlife Park, Perth, Western Austrália – Austrália

+ Conhece os exóticos animais da Austrália?
+ Que tal um safari no Pantanal?
+ Quem sabe birdwatching na Lagoa do Peixe?

A experiência mais intensa, sem dúvida, é na África, origem dos animais selvagens mais famosos do mundo. E considerando minhas visitas aos países Marrocos, África do Sul, Quênia e Suazilândia (porque devem ter outras regiões especiais no continente), especificamente o Quênia, é uma viagem obrigatória para quem se interessa pelo tema. Verdade que podemos ver todos de perto em parques, mas o olhar e movimento por estarem em liberdade na sua terra não tem comparação. Sem falar que alguns zoológicos não oferecem boas condições aos animais e não merecem a nossa visita.

No último ano publiquei como fiquei feliz com a quantidade de filhotes encontrados no Quênia; sobre algumas experiências de safari (além de rodar dentro de um jeep) e fotos da semana como o inesperado encontro com um camaleão, a composição da girafa no pôr do sol e o difícil leopardo. Agora vou relatar algumas curiosidades e mostrar as minhas melhores fotos dos bichos encontrados no continente. E no final deixo dicas para curtir esses momentos da melhor forma possível.

Acesso rápido: Antílope | Avestruz | Big Five | Búfalo | Elefante | Girafa | Guepardo | Hipopótamo | Leão | Leopardo | Macaco | Pássaro | Rinoceronte | Zebra | Outros | Dicas para fotografar

OS BIG FIVE

O prêmio dos antigos caçadores (matar os cinco grandes animais mais difíceis de serem capturados na savana para exporem as cabeças em suas paredes) se transformou em realização ou vencer o objetivo do jogo – fazer safari, nos dias de hoje. A satisfação é encontrar os big five: búfalo, leopardo, leão, elefante e rinoceronte e saber que estão em harmonia em seu habitat.

Infelizmente a caça por esporte ou dinheiro ainda acontece, mas é ilegal e está sendo vencida com sucesso em alguns lugares como no Quênia. Perceberam que o dinheiro vindo deste tipo de turismo é mais duradouro e benéfico do que a matança.

No Quênia pude encontrar todos, mais de uma vez, visitando dois parques: rinocerontes só em Lewa e os outros em Maasai Mara. Já na África do Sul faltou ver leopardo e elefante no Kruger Park, mas os rinocerontes estavam sendo mutilados para afastar os caçadores. Desta forma não matam os bichos só pra pegar o seu chifre. Solução triste dos parques privados que não me convence em ser a melhor.

Big Five: o objetivo de um safari é encontrar esses 5 animais africanos
Big Five: o objetivo de um safari

+ Saiba o que é safari, tipos, dicas e onde fazer

^ Voltar início ^

O BÚFALO

O big five mais difícil de enganar, segundo os Maasais (tribo local). O animal tem excelentes olfato, corrida, visão, memória e não perdoa quem mexeu com ele. Busca vingança até a morte e, mesmo sendo vegetariano, vai massacrar a vítima pra jogar fora. Meu conselho, melhor jamais encarar um búfalo!

Búfalo é um dos 5 animais africanos do Big Five
Búfalo em Maasai Mara

^ Voltar início ^

Pra chegar perto assim de leão, só em zoológico. Mas só recomendo para filhotes e em estabelecimentos comprometidos com o bem estar dos animais porque é triste vê-los sedados. Filhote de leão albino
Pra chegar perto assim de leão, só em zoológico. Mas só recomendo para filhotes e em estabelecimentos comprometidos com o bem estar dos animais porque é triste vê-los sedados. Filhote de leão albino

O LEÃO

Na verdade, o rei da selva é um preguiçoso. Prefere atacar a comida mais perto a ter o trabalho de correr atrás. Quem se esforça mesmo cuidando dos filhotes e buscando comida são as leoas enquanto ele passa o dia reinando. Encontrei dois tipos, o bege e o branco (no Lion’s Park, em Johanesburgo). Ambos lindos e enormes. No mesmo Lion’s Park entrei na área dos filhotes curiosos e fofíssimos.

Leoa em Maasai Mara. Leão é um dos 5 animais africanos do Big Five
Leoa em Maasai Mara
Leão em Lewa
Dia Mundial do Leão

^ Voltar início ^

O RINOCERONTE

A maior vítima entre os animais africanos está sendo extinta! Primeiro servia de troféu aos caçadores e atualmente os japoneses acreditam que o seu chifre é um estimulante sexual! Os animais são mutilados na África do Sul para evitar a caça e removidos das fronteiras para o Lewa Wildlife Conservancy, parque central e mais seguro no Quênia. São dois tipos, o branco e o negro. Nomenclatura equivocada que deveria ser largo (wide) e negro porque um tem a boca mais larga e o outro a pele mais escura, mas ambos tem tons de cinza ou marrom da lama. Em março de 2014 Lewa tinha o maior número de rinocerontes no mundo, apenas 58 do negro e 68 do branco…

Rinocerontes mutilados perto do Kruger Park
Rinocerontes mutilados perto do Kruger Park
Rinoceronte na vida selvagem
Rinoceronte na África do Sul

^ Voltar início ^

Elefante africano, um dos 5 animais africanos do Big Five
Elefante africano

O ELEFANTE

O meu africano favorito proporcionou alguns momentos emocionantes durante toda a viagem ao Quênia. Lindos elefantinhos descobrindo o mundo com a tromba, adolescentes brincando, adultos em grupo e grandões sempre caminhando sozinhos. Cruzei por duas espécies, uma podíamos chegar perto a outra era preciso uma boa distância porque são perigosos e tem reações rápidas. A única diferença que identifiquei entres eles foi o tamanho e o guia evitava a proximidade com os grandões. São diferentes dos elefantes indianos por serem maiores e as orelhas lembram o formato do continente africano. São facilmente encontrados na savana, quando a temperatura está agradável, e nas áreas alagadas perto dos rios quando esquenta.

Elefante solitário e enorme em Lewa
Elefante grandão sozinho no Quênia

^ Voltar início ^

O LEOPARDO

O mais lindo dos felinos já visto de perto é o mais difícil de encontrar. Apesar de existirem muitos em Maasai Mara até mais que os guepardos vistos por toda a parte no parque. Geralmente o leopardo fica no topo das árvores esperando uma vítima descuidada buscando sombra na mesma árvore ou descansa nos galhos depois de uma bela refeição que pode durar três dias. Ele ataca e sobe o corpo para a copa das árvores e ali fica quietinho se alimentando. Até ver bem de perto não sabia diferenciar de onças e guepardos, mas fica muito claro nos desenhos da pele, formato do rosto e manchas nas patas.

Leopardo com a barriga cheia. É um dos 5 animais africanos do Big Five
Leopardo com a barriga cheia

^ Voltar início ^

O GUEPARDO

O animal mais rápido do mundo alcança 120 km por hora quase de arranque. São encontrados aos montes sozinhos ou em grupos caminhando pelas savanas ou demostrando poder subindo no teto dos jeeps dos turistas. Não aconteceu comigo, mas adoraria ter registrado este momento. O seu maior predador é o leão que mata para evitar a competição e não para comer. Por isso também estão em risco de extinção.

dicas aos viajantes quênia
Guepardo camuflado na savana
Guepardo caminhando tranquilamente
Guepardo caminhando tranquilamente
receba dicas da áfrica por e-mail

^ Voltar início ^

A ZEBRA

Animal lindo com desenho de pele único como nossas digitais. Andam em grupos contrastando com a paisagem pálida e passam perto do carro sem medo. Dá vontade de tocar e montar, mas melhor só apreciar para evitar o coice, afinal são selvagens. Nem imaginava que existiam duas espécies: a grevy’s (só no Quênia) e a comum. A diferença está no tamanho maior das orelhas e listras mais finas. Até então apenas conhecia a comum e achei a grevy’s muito mais bonita.

Zebra Grevy's
Zebra Grevy’s
Zebra na África do Sul
Zebra em reserva na África do Sul
animais africanos: zebra
animais africanos: zebra

^ Voltar início ^

A GIRAFA

O meu segundo africano favorito também me surpreendeu pela variação das subespécies diferenciadas pelo padrão das manchas. Em Maasai Mara cruzei com a girafa mais linda de todas pela textura marcante e profundo tom de pele. O guia explicou que elas tem bons olhos e são muito confiantes, por isso são péssimas mães e nem percebem quando os filhotes estão em perigo. Com elas foi possível interagir em alguns momentos. Chegam perto para comer de nossas mãos nos parques urbanos e em Cintsa, África do Sul, vivi uma experiência emocionante quando conheci Herby, um girafa de nove anos salvo quando filhote que não tem medo de carinho. Pena que sou baixinha e era difícil para ele me alcançar.

O registro da interação
Eu e Herby
Girafa em Lewa
Girafa em Lewa
Veículo atrás da girafa em Maasai Mara
animais africanos: girafa na África do Sul

^ Voltar início ^

A AVESTRUZ

Estão por toda a parte e fogem quando chegamos perto na savana. Em Oudtshoorn, África do Sul, visitei uma fazenda de avestruz e não recomendo. Ali elas comem na nossa mão e são montadas por turistas. A pior parte é quando o pobre bicho fica encapuzado querendo fugir a todo custo até o turista cair e ser recolhido imediatamente para evitar o coice. O lucro com elas vem da deliciosa carne servida em restaurantes; da utilização nas fantasias de carnaval no Rio de Janeiro; da confecção de artigos em couro caríssimos; e da venda dos ovos gigantes equivalentes a 20 ovos de galinha.

animais africanos: avestruz em Lewa
Avestruz em Lewa

^ Voltar início ^

OS ANTÍLOPES

São várias espécies de tamanhos e detalhes diversos encontrados em abundância por quase toda África. Alguns só vi no Quênia, outros só na África do Sul, onde comi pratos maravilhosos feitos de Springbox, espécie de tamanho médio de cor castanha e branca. O menor é o arisco Kirk’s dik dik, o maior é o Grande Kudu, depois tem o Impala, Grande Gazela e outros.

animais africanos: kudu
Kudu
animais africanos: impala
Impala
animais africanos: antílope
Antílope

^ Voltar início ^

O HIPOPÓTAMO

O maior assassino de humanos na África é vegetariano e mata porque não gosta da gente. Passam o dia dentro d’água e cagam fedorento quando chegamos perto para marcar territórios. De noite, hora em que o sol não prejudica a sensível pele deles, saem para comer e podem ser assustadores quando chegam perto do acampamento. Fique atento!

^ Voltar início ^

OS MACACOS

Como no Brasil, são diversas espécies, mas cruzei com poucas como o Olive e o Black-faced vervet. Todos com filhotes empoleirados em árvores.

animais africanos: macaco olive
Olive

^ Voltar início ^

OS PÁSSAROS

São lindos, fáceis de ver e super coloridos, alguns chegam a ser cintilantes e outros tem caldas cumpridas. Quero-quero também são comuns por lá, mas não despertou interesse por ser comum no Brasil.

Lilac Breasted Roller em Lewa
Lilac Breasted Roller em Lewa
Flycatcher em Nairóbi
Flycatcher em Nairóbi
Lagarto africano
Lagarto africano

^ Voltar início ^

OUTROS ANIMAIS AFRICANOS

Também passei por chacais, hienas, javalis, suricatos, lagartos coloridos e crocodilos. Mas não tenho curiosidades para contar sobre esses animais africanos, apenas fotos para mostrar.

animais africanos: chacal
Chacal
animais africanos: javali
Javali
Hiena
Hiena em Maasai Mara

Este texto é apenas uma pequena amostra de tudo o que se pode aprender e viver com esses animais africanos encantadores. Agora quero saber quem compartilha esse prazer de chegar pertinho da vida selvagem e se tem mais curiosidades para dividir conosco.

Tome Nota sobre animais africanos

Posts, fotos e vídeos dos animais que cruzam o nosso caminho
Posts, fotos e vídeos dos animais africanos que cruzam o nosso caminho

Para aproveitar esse contato ao máximo e com segurança é preciso seguir algumas regras indicadas pelos guias, ter muita paciência e levar equipamento fotográfico com bom alcance. Alguns vemos de muito perto, outros é preciso manter distância e tem aqueles que passam em alta velocidade.

Para acompanhar fotos e posts sobre animais siga a revista Animais do Mundo no Flipboard. 

Qual câmera levar para um safari?

Apesar do meu equipamento ser intermediário (Canon xti, 400 D ou EOS 750D com lente 35-80 e Canon Zoom Telefoto Ef 75-300 mm f4-5.6), acho que rende um bom resultado porque tenho prática em usar a câmera no manual e habilidades com enquadramento e leitura da luz ambiente. Ou seja, não adianta comprar uma super câmera se não sabe ajustar para capturar o momento nas condições disponíveis. Veja algumas opções da Canon.

Se prefere equipamentos DRSL como eu, o ideal mesmo é levar mais de uma câmera, deixar com lentes diferentes e pronta pra filmar se a intenção for fazer vídeos e fotos. O modelo semelhante as que tenho usado e mais atual do mercado é EOS Rebel T7.

^ Voltar início ^

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Tanto a viagem para África do Sul quanto para o Quênia foram patrocinadas por órgãos de turismo oficiais e trade local.

Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » SAFARI » Os selvagens animais africanos
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

12 Comments

  1. Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed surfing around your blog posts. After all I will be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

  2. I got what you intend, regards for putting up.Woh I am happy to find this website through google. “The test and use of a man’s education is that he finds pleasure in the exercise of his mind.” by Carl Barzun.

  3. Auriculoterapia Reply

    Aqui é a Marta Lima , e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

  4. Ashley Baltruweit Reply

    Reiki para animais é uma das práticas mais incríveis que podemos ter. Desde uma atitude compassiva e confortadora para os nossos companheiros de vida, até a um tratamento complementar que pode auxiliar num processo terapêutico. Reiki para animais é sem dúvida benéfico para todos.

  5. Boa tarde. Moro em são Paulo aqui nos temos um zoológico de são Paulo e o maior zoo da América latina lá os trabalhadores podem fornecer um recinto adequado para o leão branco ou leão ibérico ou leão da africa do sul então e só isso e eu espero que vocês fassam isso a i eu tenho só 12 anos e eu adoraria ter a oportunidade de conhecer estudar e brincar com o leãozinho e eu espero que vocês entrem em contato comigo
    Esse e o meu i Neil esta ai na minha inscrição tenha uma boa tarde

    • Roberta Martins Reply

      Boa tarde Renan. Você tem ideia do mal que vai fazer ao leãozinho com este pedido? O local onde tirei fotos dos filhotes foi no habitat natural deles onde vivem com a família solto na área de savana dentro do parque.
      Sugiro que leia o que escrevi neste link sobre brincar com leões https://territorios.com.br/selvagem-nem-sempre-e-entretenimento/
      E por favor, continue a conversa. Abraço

  6. Post super legal Roberta! Eu confesso que nunca fui muito chegada em animais, mas adorei observá-los em safári! Fiz 2 posts sobre animais nos safáris.Tb visitei uma fazenda de avestruz em Oudtshoorn, será que fomos na mesma? rs

Write A Comment