Uma das minhas maiores expectativas para a viagem era conhecer os animais da Austrália. Você deve estar pensando em cangurus e coalas, mas este país possui muitos outros bichos belos e únicos. Conto a seguir todos os vistos, lembrando que alguns só existem por lá.
Antes, aviso o quanto lamentos os incêndios na Austrália e torcemos para as pessoas atingidas e a vida selvagem se recuperem logo. Clique no link para saber a situação atual ou formas de auxiliar os necessitados.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Austrália
Saiba onde nos hospedamos
As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro
Abra uma conta internacional em dólar australiano
Animais da Austrália
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Acesso rápido: Marinhos | Aves | Lagarto | Coala | Canguru | Outros | Onde ir | Tours | + Fotos
Animais marinhos da Austrália
A primeira parada foi no Sydney Aquarium, onde vimos uma grande diversidade de peixes e tubarões, porém, o bicho que mais chamou atenção foi o dugong, um animal parente do peixe-boi brasileiro. Sua cara era muito simpática parecendo estar sorrindo o tempo todo, e embora ele seja encontrado largamente na costa da Austrália, somente os aborígenes podem caçá-lo.
Todos pensam que os tubarões são os seres marinhos mais perigosos, porém, o responsável por mais mortes na Austrália é, na verdade, a jellyfish, uma água-viva que possui toxinas nos seus tentáculos. A descrição de quem já sobreviveu a um ataque é a sensação de mil agulhas e facas entrando e saindo incessantemente ao longo da sua coluna vertebral, pés, pontas dos dedos, língua, extremidades e olhos.
No aquário ainda vi uma tartaruga de pescoço comprido, chamada broad-shelled turtle, o platypus que é uma espécie aquática do ornitorrinco, pinguins, cavalos-marinhos e muitos peixes. Conseguimos até flagrar um peixe-palhaço e um blue tang que lembrou o filme Procurando Nemo.
Pássaros da Austrália
Vi muitos pássaros diferentes nas cidades por onde passei. O ibis foi trazido da China e virou praga, pois, se adaptou rapidamente ao convívio urbano. O australian raven é uma espécie de corvo, que emite um som parecido como uma criança gritando. Os periquitos rainbow lorikeet são os mais bonitos, presentes em praticamente todas as cidades. São pássaros bem coloridos e gritam como a caturrita.
As cacatuas são originárias da Austrália e andam livremente pela cidade de Sydney. No Botanical Garden encontramos dezenas delas, e no final do dia parecem travar um duelo com os milhares de flying fox (morcegos) que começam acordar para ir atrás de comida na cidade. Foi bastante tenso caminhar no parque com tantos morcegos sobrevoando minha cabeça.
Lagarto estranho
Em uma trilha no Outback, fomos presenteados com a presença de um lagartinho espinhoso, que apareceu quando coletava lenha. Ele é chamado de thorny devil, e embora inspire medo, é completamente inofensivo. Ele se move bem lentamente e seus espinhos não são venenosos, permitem dissuadir os predadores de tentar engoli-lo.
Ele é pequeno, tem aproximadamente 20 cm, e se alimenta principalmente de formigas. O curioso e como se hidrata: possui pequenos canais capilares em todo corpo que permitem coletar água e canalizar até sua boca.
Do Outback à Tasmânia
Em Alice Springs conheci os dromedários, chamados camel. Eles têm uma cara muito cômica, foram trazidos da África para auxiliar na construção de um telégrafo. No fim da obra era mais caro levá-los de volta, então eles ficaram soltos no país. O que ninguém esperava é que se adaptariam tão bem e acabariam evoluindo, surgindo uma nova raça mais resistente que a original. Hoje a Austrália exporta esses animais para África e o resto do mundo.
Os zoológicos australianos nos permitem conhecer animais que dificilmente encontraríamos passeando pelo país. O diabo da tasmânia é um deles: um carnívoro ameaçado de extinção que possui hábitos noturnos. Têm caninos grandes que permitem se alimentar de carcaças e força equivalente à média humana. O que mais vimos nos zoológicos foram cangurus, o animal símbolo do país. Contudo, nem tudo que parece canguru é canguru. Na verdade, todos são marsupiais pertencentes à família dos macrópodes que engloba 45 espécies divididas em cangurus, wallabies, cangurus da árvore, wallaroos, pademelons e quokkas. Tive a sorte de ver pelo menos um de cada tipo.
Tours e experiências com bichos da Austrália
Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
Você sabe a diferença entre os cangurus?
O que diferencia um do outro é basicamente seu tamanho, que vai dos 30 cm dos cangurus-ratos ao 1,60 metro do canguru-vermelho. Eles são animais bem sociáveis e fáceis de serem encontrados até mesmo em parques.
Os coalas são bichos muito preguiçosos, chegam a dormir 20 horas por dia. Sua alimentação é basicamente folha de eucalipto e quase não bebem água, o que originou seu nome que em aborígene quer dizer “que não bebe. Apenas no estado de Queensland é permitido pegá-los no colo.
Eles possuem um parente que não sobe em árvores: o wombat, embora não seja muito conhecido, é o maior herbívoro mamífero da Terra e está ameaçado de extinção.
Outro animal ameaçado é o dingo, uma espécie de cachorro selvagem. Eles ficaram conhecidos na década de 80 quando uma mãe afirmou ter visto um dingo levar seu bebê em um acampamento próximo à Uluru. Isso resultou no maior julgamento da história do país, e mais tarde virou filme.
O ser mais estranho que vi, foi o ornitorrinco. Com certeza é o bicho mais incomum do mundo: um mamífero de vida aquática com bico de pato e põe ovo. Além de tudo isso, possui ferrões nas patas traseiras que soltam veneno e conseguem matar seres do tamanho de um gato.
Onde ver animais da Austrália
Ao visitar a Austrália você deve ir nos Zoológicos ver de perto sua fauna exótica. Em Sydney recomendo o Taronga Zoo e Sydney Aquarium.
Em Cairns tem o Kuranda Village onde é permitido segurar um coala no colo e alimentar os cangurus. Tem também um viveiro gigante onde você pode interagir com muitas espécies de pássaros.
No oeste da Austrália é interessante ver os cangurus albinos no Zoológico de Perth ou em Hyden, no Wave Rock Wildlife Park .
Veja mais fotos de animais da Austrália (exóticos ou não):
15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
7 Comments
GOSTO DE TODO OS ANIMAIS
Que coisa, quando estive no Taronga em 2000, eu peguei um coala no colo! Tinha até um espaço próprio para fotos e tudo. O dificl era conseguir pegar o bichinho acordado porque pelas regras, as fotos só eram permitidas quando eles estivessem acordadinhos. Será que o espaço não continua lá e vocês passaram batido porque quando eles estão dormindo não há muvuca de turista?
que jogos legaiaaaaaaal adorei muuuuuuuuuuuuuuuito ass;maria eduarda
Oi Júlia,
Muito obrigado pelos esclarecimentos!
Minha descrição aqui no post é de alguém bem leigo.
Fui olhar minhas anotações, e a foto na verdade é da Moon Jellyfish, que pelo que li no Sydney Aquarium é uma água-viva geralmente inofensiva.
Abraço!
Olá, muito bom post. Morei na Austrália e sou bióloga. Mas queria fazer uma pequena correção, na parte da água viva você colocou que jellyfish é um tipo de água viva, na verdade jellyfish é agua viva em inglês. E no caso acho que a água viva da qual você está se referindo é a Irukandji (que é a da foto) ou a Box Jellyfish que é a que melhor se encaixa com a descriçao.
Att.
Very good. Cheers
Pessoal,
O Territórios está sorteando uns chaveiro de pelúcia de animais da Austrália. Vejam aqui como ganhar: https://territorios.com.br/concurso
Participem e boa sorte!