Era madrugada, 4 horas pra ser exata, quando Caetés Expedições me buscou no hotel de Barreirinhas (MA) para uma experiência nova – ver o nascer do sol nos Lençóis Maranhenses. O parque nacional eu já conhecia, inclusive esta na minha lista de lugares mais bonitos do Brasil e únicos no mundo. Logo, estava ansiosa pra ver aquele cenário com céu estrelado e iluminado pelas cores do amanhecer.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Conheça a Rota das Emoções
Contrate passeios nos Lençóis Maranhenses agora
Leia todos os artigos sobre o Maranhão
Acesso rápido: Como foi a trilha | Onde dormir | Quem leva | O que levar | Fotos | Por onde começar
O trajeto no toyoteiro e a trilha noturna
Encontrei o resto do grupo para a travessia da balsa e, do outro lado do rio Preguiças, entramos nos veículos 4×4 chamados de toyoteiros. Sacode o trajeto todo e quem senta nas laterais deve cuidar para não se arranhar com os galhos ou ser atingido por objetos voadores não identificados no meio da escuridão.
Senti algo batendo no meu colega e indo para os meus pés. Joguei a lanterna e vi marcas de coco de passarinho na minha mochila. Ao lado estava a ave assustada e encolhida me olhando sem se mexer. Outro amigo disse para eu pegá-la e passar para ele para tentar acalmá-la. Assim eu fiz e o bichinho tremia, mas deu certo. As mãos grandes de Altier esquentaram e tranquilizaram até se sentir seguro para voar novamente. Como não havia sangue, apenas merda de passarinho que dizem ser sorte para quem se suja, foi só um susto e história para contar.
Depois de 12 km, alcançamos as dunas e começamos a trilha de pés descalços até o ponto mais alto. Nem foi preciso lanterna porque nossos olhos já estavam ambientados à falta de luz e rapidamente o negro virou azul escuro com tons de rosa e laranja no céu. Nos acomodamos nas areia e aguardamos. Até tentei registrar o momento, como com os colegas não paravam quietos, fui brincar com o Tesão e o meu chapéu.
Nascer do sol nos Lençóis Maranhenses
O sol surgiu tímido entre as nuvens. Portanto, observar o efeito da sua luz no cenário foi a parte mais bonita. Algumas lagoas haviam mudado de localização e formato, outras estavam iguais ao visto anos atrás. Nas primeiras horas a água fica na sombra das dunas em tom azul pálido. Conforme o sol vai subindo, as lagoas vão exibindo suas cores verdes, azuis e transparente quando chegamos perto.
E o café da manhã estava montado na duna ao lado da Lagoa dos Toyoteiros. Ali nos juntamos para comer bolo, tapioca, bolachas e frutas com pitadas de areia porque faz parte da experiência. Falando na destruidora de câmeras, não tem jeito! Pra fazer essas fotos lindas, nosso equipamento é prejudicado e vai precisar de uma boa limpeza depois. Em toda abertura da bolsa ou mochila, a areia vai entrar em cada costura. Uma dica é levar o mínimo necessário e colocar objetos em sacos separados e fechados. Assim, o que não for aberto no parque, pode permanecer limpo. Mas lembre-se de limpar tudo o mais rápido possível ou aquela areia do bolsinho lateral vai ficar meses arranhando o seu celular e todo o colocado ali.
O Circuito Azul
Bem alimentados e acordados pelo cafezinho, o guia nos convidou para fazer o Circuito Azul a passos rápidos para dar tempo do banho na Lagoa Esmeralda. Alguns preferiram esperar por ali mesmo e outros começaram a caminhada. Eu fui por último registrando as pessoinhas entre as dunas e foi preciso correr para alcançá-los. O passeio foi semelhante ao já relatado aqui (clique no link) com tempo reduzido, porém, sem nenhum outro grupo pelo horário. Os turistas começam a chegar por volta das 9h da manhã, quando iniciamos o nosso trajeto de volta.
Tome Nota Nascer do sol nos Lençóis
O Parque Nacional Dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares com portas de entrada nos municípios de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão. O nascer do sol nos Lençóis é apenas um dos vários passeios oferecidos como 4×4, travessia com acampamento ou sobrevôo,
Quem leva: o pessoal da Caetês Turismo foi bem bacana e deve ser a única empresa a oferecer o Nascer do Sol nos Lençóis Maranhenses. Organizam roteiros pela Rota das Emoções e atividades de Ecoturismo neste lado do Maranhão.
O que levar no passeio: água, lanterna (pode ser do celular), chapéu, óculos, protetor solar e roupas leves. Os mais friorentos devem levar casaco, embora eu tenha achado a temperatura super agradável o tempo todo.
Hotel em Barreirinhas: neste dia me hospedei na Pousada Buriti. É central, tem recepção 24 horas e um bom restaurante. O quarto amplo tem varanda com rede, frigobar, ar-condicionado, wifi e TV.
RESERVE AQUI
Veja mais fotos do nascer do sol nos Lençóis Maranhenses:
A viagem pela Rota das Emoções foi um convite do Sebrae em conjunto com empresários de turismo da Rota. As dicas e opiniões expressas aqui são de livre expressão do autor.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
- Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
2 Comments
Pessoal conta tudo mas nunca fala preço, eita noisss
Os preços mudam Lucas e sempre tem o link para o serviço onde pode consultar o preço ou contato para solicitar orçamento. Escrevo este site há 13 anos, imagina se os preços de 2006 continuassem os mesmos… Já os atrativos pouco mudam e os artigos continuam úteis