BARREIRINHAS

Barreirinhas, ponto de partida para Lençóis e outros tours


Barreirinhas, distante 260 km de São Luís do Maranhão, é chamada a capital dos Lençóis por ser a porta de entrada e base com melhor infraestrutura para conhecer os Lençóis Maranhenses. No entanto, sua localização nas margens do Rio Preguiças também favorece outros passeios como saídas de lancha ou apreciar uma boa comida típica enquanto curte a paisagem.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Conheça a Rota das Emoções

Contrate passeios nos Lençóis Maranhenses agora

Leia todos os artigos sobre o Maranhão

O Rio Preguiças é um facilitador no deslocamento, rende lindas fotos do pôr do sol e banhos divertidos no cair da noite. Porque durante o dia estamos passeando em rápidas lanchas voadoras, como são chamadas por lá. Nos trajetos passamos por igarapés, manguezais e palmeiras de buritis para todos os lados. Tem até um canal histórico construído por escravos para facilitar o caminho. Mas, nem sempre as distâncias são perto e quando o sol bate na cara dá para tirar uma soneca gostosa ouvindo o barulinho da água (e do motor, prepare-se se barulho for um incômodo).

Final de tarde no Rio Preguiças, em Barreirinhas
Final de tarde no Rio Preguiças

Passeios de um dia a partir de Barreirinhas

Demostração de como fazer farinha de mandioca na Casa da Farinha
Demostração de como fazer farinha de mandioca na Casa da Farinha

CASA DA FARINHA

É local para comprar produtos a base de farinha de mandioca produzido pela Comunidade Tapuio. A produção é artesanal e um guia exemplifica todas as etapas contando tradições e curiosidades da mercadoria que une e sustenta dezenas de famílias. É uma atração cultural e oportunidade de conversar com locais além do agradável passeio de barco.

VEJA NO PACOTE DA CIVITATIS

A mandioca
A mandioca

POVOADO DE VASSOURAS

Porto para relaxar, tomar banho de rio e brincar com os macacos ou subir nas dunas para ver tudo com outra perspectiva (recomendável). Escrevi ou porque, geralmente, não dá pra fazer tudo, a caminhada nas dunas é cansativa no calor e logo o barqueiro chama para ir embora. Suba as dunas primeiro e, se sobrar tempo, veja o artesanato e dê banana aos macacos.

Vista das dunas em Vassouras
Vista das dunas em Vassouras

FAROL PREGUIÇAS

Localizado no povoado de Mandacaru, tem uma vista 360 graus para os grandes e pequenos lençóis incluindo a praia de Caburé e a foz do rio Preguiças. Mas é preciso vencer seus 160 degraus e aguentar o vento lá no alto. O esforço vale, ainda mais que na volta tem sorvete e água de coco geladinha vendidos no portão de entrada do farol. É propriedade da Marinha do Brasil e tem horário de visitação.

Vista do alto do Farol de Preguiças
Vista do alto do Farol de Preguiças

VEJA O PASSEIO NO PACOTE DA CIVITATIS

PEQUENOS LENÇÓIS

Menos famoso que os Lençóis Maranhenses, ou os Grandes Lençóis, os pequenos também tem lagoas, dunas e paisagens de tirar o fôlego com o benefício de não ter outros turistas para aparecer na sua foto. É um deserto entre a praia de Caburé e Paulino Neves.

De quadricíclo no Morro da Medanha
De quadricíclo no Morro da Medanha

CIRCUITO LAGOA AZUL

É um dos diversos passeios para conhecer os Lençóis Maranhenses. Este inclui atravessar o rio Preguiça em balsa, sacolejar no toyoteiro e trilha a pé até as lagoas. As sensações e muitas fotos incríveis relatei no texto “OS GRANDES LENÇÓIS MARANHENSES“.

Lençóis Maranhenses, ainda em Barreirinhas
Lençóis Maranhenses

VEJA O PASSEIO LAGOA AZUL NO PACOTE DA CIVITATIS

Nascer do Sol nos Lençóis Maranhenses

O passeio parte de madrugada e chega até o parque nacional. Quando acontece uma trilha noturna sob a luz das estrelas até uma duna mais alta para sentar e esperar o nascer do sol. Fiz em 2018 e relatei em detalhes no link em vermelho.

Voltando ao banho noturno, foi o privilégio de se hospedar na beira do rio e desfrutar de uma praia particular com serviço de bar sem precisar sair da água. Tem até uma mesa boia para deixar copos e garrafas. Por conta da mordomia e o calor do nordeste, estendemos o banho até bem depois do pôr do sol. Apenas quem não é muito fã de sapos, deve cuidar onde pisa porque o gramado chega a ter filas deles a noite.

Banho de rio na frente da pousada em Barreirinhas
Banho de rio na frente da pousada
quero dicas do Brasil

Tome Nota Barreirinhas

Como chegar: O aeroporto mais próximo fica na capital (260 km), onde pode contratar traslado, pegar um ônibus ou alugar um carro e seguir pelas estradas MA – 110, MA – 402 e MA – 225 (Veja valores com a Rental Cars).

Quem leva: os passeios em barco foram feitos por duas empresas Tropical Adventure e Danceliz Adventure. Os terrestres foram com a Lobotur e Santos Turismo.

Pousada em Barreirinhas:

Pousada Murici tem uma ampla área nas margens do rio Preguiças oferecendo acomodações simples em ambiente rústico e familiar. Decorada com artesanato local (estava em clima de festa junina), tem diversos jardins cheios de detalhes, redário, restaurante, piscina e praia particular no Rio Preguiças como destaque.

O quarto tem varanda, frigobar, ar-condicionado, wifi e TV. O café da manhã é cheio de frutas e sucos da estação servidos no restaurante com vista para o rio. O ponto negativo é não ter água no frigobar em lugar tão quente. Durante o dia pode pegar no restaurante, mas de noite fecha às 22h, assim como a recepção, e não tem nenhum bar por perto para comprar. Ainda bem que meus amigos ainda estavam no centro (700 metros distante) e trouxeram para mim. Fica na rua Domingos Carvalho, 590.

Fui almoçar no restaurante do Hotel Pousada Buriti e gostei do ambiente, mas não me hospedei.

Restaurante em Barreirinhas: Buriti oferece buffet com comidas típicas e saborosas, incluindo as sobremesas. Fui no almoço e não fiz questão de tomar o guaraná Jesus porque já conheço e não gosto. Mas quem nunca provou, vale a tentativa.

Barreirinhas vista do Deck Bistrô
Barreirinhas vista do Deck Bistrô

A viagem pela Rota das Emoções foi um convite do Sebrae em conjunto com empresários de turismo da Rota. As dicas e opiniões expressas aqui são de livre expressão do autor.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » MARANHÃO » BARREIRINHAS » Barreirinhas, ponto de partida para Lençóis e outros tours
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. Olá tudo bem? Precisei deixar esse comentário pra dizer que amei seu site.

    Muito conteudo de qualidade mesmo. Continue assim!

    • Roberta Martins Reply

      Obrigada Franco, faço com maior prazer

Write A Comment