Foto da Semana #143 Rendeiras de Raposa


A cidade de Raposa é famosa no Maranhão por causa das rendeiras. A arte é passada de mãe para filha a partir dos doze anos de idade, mas todas as rendeiras que conversei afirmaram que as melhores e mais rápidas artistas são suas avós. Elas levam cerca de três meses para fazer uma toalha e quinze dias para uma blusa, a peça de roupa trabalhada custa menos de trinta reais! Um trabalhão para ganhar tão pouco. Mas assim é a vida das mulheres de pescadores que vieram do Ceará fundar a cidade nos anos 40. Até hoje vivem e exibem seus trabalhos para os turistas em casas de palafitas.

Rendeiras de Raposa

rendeiras
Peça me produção em uma das casas das rendeiras de Raposa, Maranhão – Brasil

Saiba o que mais ver e fazer no Maranhão:

São João em São Luis

Roteiro Chapada das Mesas em 4 dias

Os Grandes Lençóis Maranhenses

Alcântara Fotogênica

Azulejos de São Luis

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais ou para contato.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Roberta Martins

Comunicadora, criadora de conteúdo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora.

Deixe seu recado, escreva algo