Dahab não estava previsto no meu roteiro e acabou se tornando a melhor experiência da viagem ao Egito. Uma tarde de snorkel no maravilhoso Blue Hole (buraco azul), um dos lugares mais incríveis e desafiadores para mergulhar no Mar Vermelho.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba quanto custa o seguro viagem para o Egito
Quer ficar conectado como eu fiquei? Leve dados de internet desde o Brasil
Se prefere viajar de forma independente, agende passeios e transfer agora na Get Your Guide ou saiba como funciona
Acesso rápido: Relato | O mergulho | Tours | Onde comer | Dahab | Mar Vermelho | Como chegar | Por onde começar
A opção de mergulhar em Dahab foi uma sugestão do guia para compensar um desejo frustrado de mergulhar neste lado do Mar Vermelho. Havia contratado um passeio em Sharm El Sheik para mergulhar com cilindro e fazer snorkel embarcada com outros passageiros. Mas a Guarda Costeira proibiu a saída de barcos naquele dia alegando condições ruins do vento em alto mar. Tentei transferir para o dia seguinte, no entanto, a previsão de voltar da trilha do Monte Sinai era por volta do meio dia e os barcos partem antes disso.
Então o guia Mohamed ofereceu um passeio sem necessidade do barco e era caminho entre o Monte Sinai e Sharm El Sheik. Mas iria me cobrar como tour privativo porque estava sozinha e o motorista precisava desviar o caminho. Achei justo e adorei a proatividade dele ao pensar em uma boa solução para o meu problema. Apenas descartei a ideia de mergulhar com cilindro por ter passado a noite anterior acordada fazendo trilha. Na verdade, eu estava acabada. Porém, a vontade de aproveitar a oportunidade de mergulhar no Mar Vermelho era muito maior.
Tours
O guia fluente em espanhol que me proporcionou a experiência a seguir foi recomendado pela Hórus Viagens. Empresa brasileira responsável pelo meu roteiro sozinha no Egito. Meses antes, sugeri algumas atividades e destinos que gostaria de fazer e eles organizaram tudo para mim. Inclusive, quem disser que leu no Territórios ganha 10% de desconto no pacote de viagem ao Egito.
Snorkel em Dahab: Blue Hole
Dahab tem vários pontos pra snorkel, mesmo para iniciantes, mas a grande atração é o Blue Hole. Um buraco de 110 metros de profundidade cercado por uma barreira de corais vibrante e com fauna única. Para alcançá-lo, basta nadar poucos metros por uma faixa rasa de corais a partir da costa. Ou seja, pode deixar os pertences no carro ou em um dos restaurantes em frente e se jogar na água com o equipamento.
Água extremamente salgada e muito agradável na temperatura. Eu vesti roupa curta de neoprane e foi mais para proteger do contato com os corais porque era muito raso em alguns trechos. O ideal é evitar tocar nos corais para proteção nossa e deles.
Comecei pelo Blue Hole e não achei a visibilidade tão boa, então Mohamed, que me acompanhou o tempo todo dentro d’água, convidou a seguir ele para fora do buraco. Passamos uma parte rasa e caímos em um azul profundo com peixinhos vermelhos a perder de vista. Meus olhos não alcançavam o fundo ou qualquer horizonte além de barreira, e esta se transformou em um longo paredão colorido que dizem chegar a 200 metros de profundidade. Talvez o mais colorido já visto por mim. É um lugar para passar horas e horas explorando e se emocionando com tanta beleza. Só não fiquei mais porque a fome e o cansaço falaram mais alto. Isso, depois de quase duas horas dentro d’água.
Hora do almoço
A orla em frente ao Blue Hole é só uma rua de terra com alguns cafés, restaurantes, escolas de mergulho e hotéis. Todos com arquitetura parecida e resguardados pela cadeia de montanhas Sinai. O guia sugeriu um restaurante com terraço para almoçarmos comida local com vista para o mar. Me joguei água doce, usei o vestiário para trocar de roupa e sentei em uma das mesas no chão. Todas eram rodeadas por tapetes e almofadas coloridos. Peixe, arroz e legumes com fartura e tempero típico foi a pedida e caiu super bem para repor as energias.
No segundo andar do restaurante dá pra ver melhor a dimensão do Blue Hole e as montanhas do outro lado do Mar Vermelho. Se chamam Hijaz e ficam na Arábia Saudita.
Dahab
Dahab era e ainda é uma vila de pescadores Beduínos. Ficou famosa entre os mergulhadores depois dos anos 60. Atraiu turistas, ampliou a estrutura e virou destino desejado até um incidente internacional limitar o acesso à região e afastar estrangeiros. Mas os mergulhadores nunca deixaram de pensar no Blue Hole. Inclusive, dizem ser o lugar mais perigoso para mergulho no mundo (ainda bem que eu desisti porque só fiquei sabendo desta informação depois). Mergulhar com cilindro ali é tarefa para profissionais experientes, mesmo assim, alguns já perderam suas vidas. Já snorkel é muito tranquilo pra quem esta acostumado. Afinal, é fácil se assustar com a profundidade e proximidade dos corais afiados.
Não cheguei a conhecer a cidade Dahab, apenas sei estar na lista de lugares mais interessantes do Mar Vermelho para viajantes independentes, segundo Lonely Planet. Parece ser tranquilo, bonito, barato e ainda pouco explorado.
A título de curiosidade, a palavra Dahab significa ouro no idioma árabe. Se o mineral existiu naquelas montanhas, tenho dúvidas. Agora, o tesouro submarino é de uma riqueza incalculável e quem colocou o nome na cidade devia saber muito bem disso.
O que é e onde fica o Mar Vermelho
O Mar Vermelho é um golfo do oceano Índico, entre a África e a Ásia, que continua se expandindo ano a ano por estar localizado em uma placa tectônica em movimento. Chamado de Golfo de Aqaba, é famoso há milênios por estar na Terra Santa. Foi onde Moisés abriu caminho para o povo Hebreu passar do Egito para a Terra Prometida e abriga alguns dos melhores pontos de mergulho do mundo.
Tome Nota Dahab
Como chegar: o aeroporto mais próximo fica em Sharm El Sheik, cerca de uma hora de carro do centro de Dahab. Blue Hole fica afastado e leva mais uma hora. Hórus Viagens organiza saídas individuais ou e grupos para o destino.
Pegue as dicas para viajar para o Egito com segurança.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
PAÍSES AFRICANOS VISITADOS
DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas da África:
Serviços de reserva:
- Hotel, hostel, lodge e guest house
- Resort, pousada, lodge e camping na Namíbia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
- Leve chip de celular pra usar em 210 países
Úteis: