BICHINHO

Comida mineira na Estrada Real


Preparado para engordar? Por mais atividades que faça e controlado que seja na hora de conter a gula, é impossível não adquirir quilinhos a mais provando a comida mineira.

Mas é compreensível e merecemos esse carinho, afinal não é só o tempero que encanta. Talvez seja o fogão a lenha, o se servir na cozinha, o calor humano do atendimento… Enfim, o conjunto todo nos remete ao aconchego e lembra casa de vó no interior, concorda?

O texto continua após os serviços recomendados no destino

Veja todos os artigos sobre Minas Gerais

AGILIZE SUA VIAGEM
Ganhe tempo e independência viajando de carro.

Onde nos hospedamos pela Estrada Real

Mesa de doces caseiros no restaurante Conto dos Réis, em Ouro Preto
Mesa de doces caseiros no restaurante Conto dos Réis, em Ouro Preto

Comida mineira na Estrada Real

Feijão tropeiro, costela de porco, doces caseiros e os queijos mais brasileiros, entre outros, são a pedida tradicional, mas não únicos. Alguns chefes andam incrementando tudo isso com culinária contemporânea sofisticada, principalmente na região de Tiradentes onde ocorre um festival gastronômico no final de agosto.

Na viagem Blogueiros na Estrada Real experimentei alguns restaurantes e verifiquei que os visitados em viagem anterior continuam abertos agradando. Então segue a lista por cidade com minhas considerações:

Mesa farta e típica no Villa de Brumal
Mesa farta e típica no Villa de Brumal

Restaurante em Brumal, Distrito de Santa Bárbara

A primeira parada da viagem foi no caminho dos Diamantes, almoço com mesa farta exibindo todos os pratos típicos mineiros no Villa de Brumal. Começamos saborosamente bem. Localizado na rua da Paciência, 1357, em frente ao largo da Igreja de Santo Amaro.

Talvez o melhor pão de queijo de Minas, em Ouro Preto
Talvez o melhor pão de queijo de Minas, em Ouro Preto

Restaurantes em Ouro Preto

Pão de queijo da Pousada Buieie, em Lavras Novas
Pão de queijo da Pousada Buieie, em Lavras Novas

Onde todos os caminhos se encontram, existe a maior variedade em estabelecimentos e o melhor pão de queijo no Cantinho do Pão de Queijo. Pelo menos era o melhor até esta viagem, porque comi tantos super bons nos cafés da manhã de todas as pousadas que fiquei em dúvida. Mas considerando bar aberto ao público, continua com o título. Na rua Barão de Camargos, 22.

No O Sotão tem panquecas e sucos maravilhosos com preço justo. Música ao vivo, obras de arte e artesanato tomam conta do lugar no final do dia. Subindo as escadas na rua São José, 201 A.

Pizza sempre cai bem e tenho dois endereços para recomendar:

O Passo tem música ao vivo e clima agradável para almoço ou jantar na rua São José, 56. Pizzaria animada e lotada todas as noites.

Spaghetti também tem massas e comida italiana. A pizza é bem fininha feita na pedra e gostei muito do sabor La Romana. Na rua Conde de Bobadela, 140.

Buffet do Conto dos Réis
Buffet do Conto dos Réis

Voltando ao tradicional mineiro, o Restaurante Contos de Réis é bem famoso e concorrido na hora do almoço. O ambiente rústico era uma antiga senzala com objetos de decoração da época. A comida é boa, os doces são incríveis e tem aquela cachacinha free, mas paga-se caro pela fama. Na rua Camilo de Brito, 21.

Na mesma linha de comida e decoração, gostei do Relicário 1800. Um porão com paredes de pedra com variados pratos mineiros a la carte. Fui jantar na Praça Tiradentes, 64.

Jardim do Serra do Luar, em Lavras Novas. O meu prato deste dia está na foto em destaque
Jardim do Serra do Luar, em Lavras Novas. O meu prato deste dia está na foto em destaque

Restaurantes em Lavras Novas, Distrito de Ouro Preto

No início do Caminho Novo, o restaurante Serra do Luar foi o mais barato de todos. Buffet livre por quinze reais pegando direto no fogão a lenha. Localizado no final da rua principal, Nossa Senhora dos Prazeres.

Objetos antigos em exposição no Santo Graal
Objetos antigos em exposição no Santo Graal
Decoração medieval no Santo Graal
Decoração medieval no Santo Graal

O jantar já fugiu do tradicional no Espaço Cultural Santo Graal. Com temática medieval tem exposição de objetos antigos, livros e telão passando música new age. Gostei da massa caseira, mas o estilo de música acabou tirando toda a animação e dando aquele sono. Também na rua Nossa Senhora dos Prazeres, 150

Ciclistas percorrendo a Estrada Real param no Tempero da Ângela
Ciclistas percorrendo a Estrada Real param no Tempero da Ângela

Restaurante em Bichinho, Distrito de Prados

Dizem que o Tempero Da Ângela é melhor restaurante mineiro, eu gostei, mas deixei o melhor para o final do post. É bastante movimentado no almoço e muito simples. Oferece saborosa comida servida no fogão a lenha por vinte reais. Com certeza foi o melhor custo-benefício entre os restaurantes deste post. Destaque nos doces para comer de canequinha de metal como era na casa dos meus avós. Na rua Dep. José Bonifácio Filho, 64.

Romeu e Julieta e doce de leite na caneca
Romeu e Julieta e doce de leite na caneca
Fogão à lenha serve como mesa do buffet
Fogão à lenha serve como mesa do buffet
Vista no Mirante Serra Verde
Vista no Mirante Serra Verde
Carnes, broa de milho e comida típica mineira
Carnes, broa de milho e comida típica mineira

Restaurante próximo a Carrancas

Pelo Caminho Velho paramos para almoçar e curtir a vista no Mirante Serra Verde. Fica no alto de uma montanha com amplas janelas de vidro e comida latina. Neste dia foi tipicamente mineira. Localizado na Ditutinga Via Carrancas, Km 21, na Zona Rural.

Área das mesas no Santíssima Gula
Área das mesas no Santíssima Gula

Restaurantes em Tiradentes

Alta gastronomia em ambiente requintado e acolhedor do Santíssima Gula. A chef Nancy Souza nos recebe com muita simpatia e oferece variadas entradas. O jantar foi beef com purê de batatas e um bom vinho. Na rua Padre Gaspar nº 343, no bairro Santíssima Trindade.

Entradas deliciosas
Entradas deliciosas
Prato principal no Santíssima Gula
Prato principal no Santíssima Gula
O brinde dos blogueiros no Empório Santo Antônio
O brinde dos blogueiros no Empório Santo Antônio
Tempero especial no feijão tropeiro
Tempero especial no feijão tropeiro

No Empório Santo Antônio fomos recebidos pelos donos com excelente atendimento. Local pequeno com tempero especial onde provei a melhor comida mineira até agora. Destaque para o feijão tropeiro, a costela de porco e os doces. Na rua Bélica , 133.

E você, conhece esses restaurantes ou tem outras dicas de lugares na Estrada Real? Colabore deixando nos comentários.

Tome Nota

Para quem continua viajando pelo Caminho Velho até Paraty, indico outra leitura deliciosa, o texto “Comida caiçara e brasileira“.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » GASTRONOMIA » Comida mineira na Estrada Real
na estrada real

O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de Mochilão, Pé na Estrada, Segredos de Viagem, Territórios, Trilhas e Aventuras, Viajando com Eles e Viagens Cinematográficas.

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. Comida mineira é tudo de bom, né? rs Me acabei de comer quando passei uma semana pela região. No meu site tem as minhas dicas de restaurantes em Ouro Preto. Acho que o único igual deste post é O Passo, não comi pizza, mas adoramos principalmente a sobremesa diferente!

Write A Comment