FOZ DO IGUAÇU

Turismo em Itaipu

Considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, Itaipu Binacional tem várias atrações interessantes para visitantes de todas as idades. Os turistas ficam encantados por sua grandiosidade e aspectos tecnológicos e ambientais.

Continue a leitura após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Paraná

AGILIZE SUA VIAGEM
Procurando hotel? Saiba onde nos hospedamos
Alugue carro para ter mais liberdade
Contrata passeios em Foz do Iguaçu agora

Vista no topo da barragem de Itaipu
Vista no topo da barragem

A maior geradora de energia limpa e renovável do mundo é um empreendimento desenvolvido pelo Brasil e Paraguai no rio Paraná. Desde 2003 faz parte da sua missão impulsionar o desenvolvimento turístico e tecnológico, de forma sustentável, nos dois países. Desde então já bateu recordes de visitas com 15 milhões de pessoas vindas de 188 países. Dentro do complexo tem universidades, parque tecnológico, plataforma de energias renováveis, corredor da biodiversidade, canais, planetário, museu, lago e deve ter muito mais que não lembro agora. Itaipu já recebeu diversos prêmios no mundo em reconhecimento às suas ações, tem uma série de projetos que ajudam a comunidade local e buscam uma vida melhor para todos nós no planeta.

Passeios em Itaipu

Vista no topo da barragem de Itaipu para o rio Paraná
Vista no topo da barragem para o rio Paraná

Um pouco sobre as atrações que conheci na Itaipu Binacional:

Tubos por onde passam as águas de Itaipu
Tubos por onde passam as águas

Circuito Especial

Para quem quer descobrir Itaipu por dentro e por fora. Passeio de ônibus parando em pontos estratégicos sempre com explicações detalhadas de guia super simpático. Fomos no topo da barragem e cruzamos a fronteira; observamos a sala do comando central, uma redoma de vidro onde brasileiros e paraguaios monitoram a usina 24 horas por dia; visitamos as galerias onde tem as turbinas e imensas catedrais de concreto, aqui escutamos o barulho da água e a sensação é de que pode romper a qualquer momento; deitamos nos enormes tubos da barragem que pareciam massagear nossas costas e descemos ao “inferno” para chegar muito perto de uma turbina em funcionamento (cada uma gera 700 megawatts), o calor era quase insuportável e olha que nem fomos no primeiro andar. Viram como esse passeio pode ser uma aventura? Recomendo.

Abastecendo o carro na tomada

Veículo elétrico

Projeto de construção do primeiro veículo elétrico no Brasil, em parceria com uma empresa suíça. O resultado virou atração turística onde podemos fazer um test drive dentro da área da usina. Fui na carona, mas aprovei total, ele faz 100km com R$5 e não polui. Infelizmente o preço para o consumidor final ainda fica muito caro e torna inviável a produção. Os testes seguem e você pode aproveitar uma visita à Itaipu para dirigir um carro elétrico.

carro elétrico
Canal Itaipu faz parte do canal Piracema

No passeio paramos em alguns pontos turísticos como o Canal da Piracema que foi construído para ajudar os peixes a percorrem os 120 metros do desnível criado pela represa, o problema de reprodução criado antigamente foi resolvido totalmente com essa solução. Parte do canal também serve como local de treino para esportes como canoagem. Tem até campeonatos. Também paramos para para abastecer ligando o carro à uma tomada. A bateria do veículo ainda é um problema, pois ocupa todo o bagageiro.

Polo Astronômico

Atração ideal para crianças aprenderem sobre o universo na seção de cinema, olhando pelos telescópios ou nas exposições de objetos do espaço. Infelizmente, quando visitei estava nublado e não deu para ver o céu.

Exposição no Polo Astronômico de Itaipu
Exposição no Polo Astronômico
Vista para a barragem de Itaipu onde a Iluminação é visualizada
Vista para a barragem onde a Iluminação é visualizada

Iluminação da barragem

A energia gerada produz um espetáculo na barragem, ficamos na escuridão ao som de música que nos introduz ao acendimento das luzes com total sincronia. É bem bonito, só imagino como deve ser em noite de lua cheia.

Conheci Itaipu em 2007 com amigos engenheiros, como puderam ler, nesta nova visita mudei totalmente de opinião e aconselho reservar um espaço no roteiro para as atrações da usina. A minha primeira impressão era um lugar para engenheiros que não tinha nada haver comigo. Talvez porque meus amigos só falavam em Itaipu enquanto eu queria aproveitar a natureza e fui praticamente obrigada assistir a Iluminação da Barragem. Que bom foi ter essa oportunidade e fazer essas descobertas, virei fã de Itaipu.

Em cima das turbinas de Itaipu
Em cima das turbinas

Tome Nota Itaipu

Centro de Recepção de Visitantes fica na Av. Tancredo Neves, 6702. Reserve seus passeios com antecedência, mais informações no site.
Conheça alguns projetos como Parque Tecnológico.

Circuito Especial dura em torno de 2h30 e funciona das 8h às 16h. Eles tem acessórios de segurança, mas é melhor ir vestindo calça e sapato fechado sem salto alto. Permitido à partir dos 14 anos.

Test Drive Veículo Elétrico dura em torno de 1h45 e acontece diariamente nos horários: 09h, 10h, 14h e 15h. Permitido à partir dos 18 anos portando carteira de habilitação válida. Visite o site do projeto.

A visita ao Polo Astronômico dura em torno de 2h e funciona de terça a domingo das 09h30 às 15h30. Fomos no passeio noturno que acontece sexta e sábados às 21h.

Iluminação da Barragem funciona sextas e sábados às 20h.

Outros tours

Veja mais fotos de Itaipu:

Essa viagem foi patrocinada.

Fotos de Roberta MartinsLuiz Jr e Gleiber Rodrigues.

Você está em INICIAL » BRASIL » PARANÁ » FOZ DO IGUAÇU » Turismo em Itaipu

Participaram do 2º BlogTurFoz de 13 a 18 de Março de 2012

Os Blogueiros: Alexandra Aranovich (Destemperadinhos e Café Viagem), Anna Martinelli (Finestrino), Beatriz Mignolo (Viaje no Detalhe), Cidilan da Apresentação (Se Pluga no Mundo), Clarissa Comim (Viagem e Viagens), Daniella Mendes (Dicas e Turismo), Gleiber Oliveira (Andarilhos do Mundo), Jonathan Pádua (Eu Vou de Mochila), Luiz Jr (Boa Viagem), Marcos Coqs (Blog Viajão), Maurício Oliveira (Aventureiros), Monique Ribeiro (Diário Radical), Roberta Martins (Territórios) e Vivian Dornelles (Dicas de Viagem

RealizaçãoTrilhas e Aventuras e Loumar Turismo em Foz do Iguaçu

PatrocínioHotel Bella Italia e Itaipu Binacional

ApoioGol Linhas Aéreas Inteligentes

Os Parceiros: Churrascaria Rafain Show – CityTour Histórico – Hotel Águas do Iguaçu – Restaurante Bufalo Branco – Cataratas do Iguaçu – Trilha do Poço Preto – Macuco EcoAventura – Restaurante Porto Canoas – Parque das Aves – Cataratas Argentina – Iguazú Argentina – Restaurante La Selva – Gran Aventura – Iguassu Jungle Explorer – Shopping Del Este – SAX Department – Dutty Free Shop Argentina – Restaurante El Quincho Del Tio Querido – Rafain Chopp – Woods – Cataratas JL Shopping

ApoiadoresMoleco – Pulp Edições – Zupper

Dica: Saiba mais sobre o Projeto BlogTur e leve essa Ação de Marketing de Turismo para promover o seu destino nas mídias sociais. Acompanhe o evento pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e as atualizações na Fanpage do BlogTur no Facebook.