Sim, Miami conta com praias lindas, uma noite divertida e diversificada, uma incrível – e bem conservada – arquitetura art déco dos anos 1930 e muitos, muitos brasileiros (somos os turistas que mais visitam a cidade da Flórida, seguidos pelos canadenses e alemães). Isso sem falar no forte apelo às compras exercido pelos inúmeros outlets instalados na região. Mas, Miami tem muito mais a oferecer. Longe da Ocean Drive, da areia, do mar, dos drinks em doses gigantes e dos shoppings, há uma localidade que vem investindo em cultura para recuperar áreas até então degradas: Wynwood.
Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre os Estados Unidos
+ Saiba onde nos hospedamos
+ As estradas americanas são ótimas para alugar carro
+ Economize tempo e não pague IOF comprando ingressos na Civitatis ou saiba como funciona
Wynwood
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
É em Midtown Miami, mais precisamente na NW 2 Avenue e em seu entorno, que ficam as cerca de 40 galerias de arte, lojas de design e antiguidades e bares e restaurantes que fazem de Wynwood o Distrito das Artes. Com uma arquitetura que se diferencia dos setores mais turísticos, marcada fortemente por amplos galpões que remetem a sua origem industrial, foi a partir de 2009 que o bairro passou por melhorias, recebeu seu nome atual e começou a atrair os interessados nas mais distintas manifestações artísticas.
O lado artístico de Miami
O mais interessante da área é a forma convidativa e sem frescura com que as pessoas se relacionam com os espaços de exposição. Muitas das galerias lembram boates com música eletrônica rolando e bar vendendo bebidas e outras com lojas super transadas, com decorações, pinturas e grafites que tornam cada uma delas únicas. Além de aproximar público e artistas, o despojamento permite apreciar desde nomes como Andy Warhol e Roy Lichtenstein a tatuadores que levam seu traço para as telas e as comercializam lado a lado com monstros sagrados das artes. Um passeio pela região possibilita também conhecer novos artistas, como Nick Gentry, que expôs, até o começo de maio deste ano, na Robert Fontain Gallery, a mostra Xchange, na qual cria retratos impressionantes de pessoas utilizando disquetes, raios-x e negativos de filmes fotográficos.
Porém, a arte não fica restrita aos galpões: muros, paredes e fachadas são dominadas pela street art, trazendo cor e vida às ruas do bairro. Em Wynwood Walls, um dos maiores espaço abertos do mundo para o grafite, é possível ver o trabalho dos brasileiros Os Gêmeos, da japonesa Aiko e dos americanos Retna, Ryan McGinness e dos irmãos Raoul e Davide Perre (How e Nosm), por exemplo, reunidos em um mesmo lugar.
Se o bairro por si só já merece uma visita, no segundo sábado de cada mês ele fica ainda mais atrativo. É nesse dia que acontece a Gallery Walk, com shows de música, apresentações de dança e abertura de exposições. Conforme a noite vai caindo, artistas vão ocupando as esquinas, transformando-as em palcos ao ar livre. Para complementar o cenário, vários Food Trucks de Miami reúnem-se em um terreno na própria NW 2 Ave. oferecendo os mais variados tipos de comida: italiana, mexicana, vegetariana e até mesmo uruguaia e argentina, com deliciosos choripans. Para a sobremesa, e fechar com chave de ouro o passeio, recomendo o bolo no palito do Sugar Rush.
Tome Nota Wynwood
Como chegar: a maioria prefere alugar um carro na cidade, mas o transporte público funciona super bem. De Miami Beach, pode-se pegar os ônibus das linhas 120, C ou 3 e descer na Biscayne Boulevard com a NE 36 Street. O ideal é ir de dia, pois não há muitas pessoas circulando a pé pela região. De táxi, saindo também de Miami Beach, a corrida custa cerca de 20 dólares.
ALUGUE CARRO NA RENTAL CARS
Onde comer: Para ver a movimentação do bairro, uma boa pedida é comprar um café ou suco natural no Panther Coffee e ocupar uma das mesas coletivas ou da rua.
Wynwood Walls: O local fica aberto de 4ª feiras aos sábados, com entrada gratuita das 12h às 20h.
Mais informações sobre o Distrito das Artes.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Novo trem na Flórida
- Onde é mais rápido tirar o visto americano
- Dicas do Arizona
- Intercâmbio em Nova York
- Compras na Flórida
Serviços de reserva:
1 Comment
Vale ressaltar que todos os segundos sabados do mes, ha o Wynwood Art Walk das 7 as 10 da noite com muita gente na rua visitando todas as galerias, onde ha cocktails e muito mais. Bem divertido.