Eu morria de saudades de comer em Pelotas quando morava em São Paulo. O feijão preto de todo dia, a carne saborosa, a bomba calórica chamada xis e os doces tradicionais eram os mais lembrados. A sensação era parecida com viajar pra fora do país e sentir falta da comidinha de casa. Pronto! Bastava dizer isso para os amigos debocharem da comparação e me mandarem de volta ao meu país.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
A comida daqui! Saiba o que e onde comer em Pelotas
São Paulo é aqui no Brasil, certamente as receitas são parecidas. Mas o sabor dos alimentos, muito em função da procedência e transporte, é completamente diferente. A proximidade com os produtores rurais, o tipo de gado e a fartura comum no Rio Grande do Sul, não são encontrados em qualquer lugar. E não me venha com o discurso de bairrismo antes de visitar Pelotas e provar a comida local. Pra te ajudar nesta tarefa, separei alguns restaurantes e conversei com um cozinheiro que sabe traduzir o sentimento mencionado em receitas regionais.
Pra entender a comida regional
Por anos, Marcio Avila buscou excelência em produtos importados para oferecer na sua creperia em Pelotas. Em determinado momento da carreira, olhou para as referências caseiras ao seu redor e começou a resgatar processos e alimentos deixados de lado pela facilidade do mundo globalizado. Sem se opor as técnicas francesas, começou a pensar como seriam as receitas internacionais se fossem feitas em Pelotas. Usou o que gostava de comer no almoço de domingo da casa dos avós como inspiração. Buscou ingredientes da realidade regional e fez testes da mesma forma como se fazia antigamente, abusando do fogo e utensílios de ferro. Das experiências nasceram mostarda de butiá e sorvete artesanal recomendadíssimos.
Para Márcio não existe o certo ou errado, existem referencias e o que está a nossa volta. Ele dá o exemplo do churrasco americano, com seus molhos, e como as outras culturas acham estranho o gaúcho gostar da carne temperada apenas com sal. A explicação é simples. Um novilho se alimentando somente de pasto e criado no Pampa, terá uma carne com textura e sabor tão sensacionais que o molho é desnecessário. Provavelmente, a criação dos molhos foi para agregar sabor às carnes não tão boas, comentou.
Hoje ele é um incentivador da cozinha regional e especialista em carnes. Tem levado o seu conhecimento para eventos dentro e fora do Estado. Recentemente inaugurou o Bistrô Pelotense, um espaço de valorização da produção local contemplando desde a decoração, ingredientes até as receitas tradicionais ou não.
O que comer em Pelotas
Quem vem a Pelotas não pode deixar de comer a carne de charque, segundo Marcio (veja o vídeo sobre as Charqueadas). Concordo e acrescento o lanche xis e os doces de Pelotas. Xis é o sanduiche prensando, e muito bem recheado, famoso em todo Rio Grande do Sul. Porém, a fama dos mais saborosos vem de Pelotas.
O leque de recomendações é bem mais amplo. Além das carnes excelentes, a proximidade com a Lagoa dos Patos, invadida pelo mar em determinadas épocas do ano, traz frutos do mar fresquinhos. Camarão, siri, linguado, peixe rei e muitos outros são facilmente encontrados na cidade. Legumes e verduras da época complementam os pratos, geralmente bem coloridos. Couve, abóbora, diferentes tipos de batata doce (roxa, amarela, laranja…) e arroz, que intercala os períodos de plantio com o gado solto nos vastos campos. Sobre os doces, muito já escrevi por aqui e Marcio fala sobre os que comia na casa da avó logo após a receita do melhor doce de Pelotas (minha opinião) neste vídeo:
Siga o canal no YouTube e assista a playlist especial sobre Pelotas
Onde comer em Pelotas
Pelotas sempre teve boas opções gastronômicas com preços muito acessíveis. Listo abaixo os experimentados recentemente e pretendo atualizar conforme vou descobrindo novos ou revisitando velhos conhecidos.
Bistrô Pelotense | Cozinha regional
O restaurante do Marcio dispensa apresentações para quem leu o texto acima. Aberto no almoço e jantar de segunda a sábado. Acompanhe a fanpage para ficar com água na boca.
Onde: R. Rafael Pinto Bandeira, 2120. Fone 53.3229 2029.
Komilãw | Buffet e pastéis
Restaurante delicioso há mais de 20 anos. Serve buffet variado ao meio dia, pastéis a noite e pode pedir tele-entrega. Tem estacionamento no local e funciona de segunda a sábado.
Onde: Almirante Barroso, 2447. Fone 53.3229 1066.
Sanata Mix | Pizza
Velho conhecido para pedir xis, virou pizzaria muito bem servida no estilo uruguaio: quadradinhos cheios de queijo. Aprovei o atendimento e os sabores variados do rodízio. São tantas opções que vale pedir pra vir primeiro os preferidos ou quais deseja experimentar. Carnes e saladas também como opções ala carte. Embora bastante movimentado para um jantar no início da semana, o atendimento foi exemplar. Aberto diariamente no jantar, exceto no último domingo do mês.
Onde: Av. Bento Gonçalves, 4229. Fone 53.3028 5555.
Alles Blau | Buffet e carnes
Provavelmente o maior buffet desta lista, mistura culinária alemã e regional em amplo espaço. O destaque são o tempero e as carnes extremamente macias grelhadas na hora. Fica dentro do hotel Alles Blau bem no centro de Pelotas. Aberto todos os dias.
Onde: rua 7 de Setembro, 354. Fone 53.3222 2223.
Cavalo Branco | Frutos do mar
É o lugar para comer frutos do mar e entrar no clima histórico da cidade. Localizado dentro do Mercado Central de Pelotas, tem ótimo atendimento e cardápio variado no almoço e jantar. Fechado somente no jantar de domingo.
Onde: na Praça Sete de Julho, 179. Fone: 53.98432 9027.
Circulu’s Lanches | Xis
Tem a fama de ser o melhor xis da cidade há décadas. Gosto deles, assim como gosto de outros, mas prefiro o atendimento do restaurante da Deodoro. Tem cachorro-quente, petiscos e menu kids para refeições rápidas ou pedir em casa. Aberto de segunda a sábado somente no jantar.
Onde: rua Mal. Deodoro 1011. Fone: 53.3225 6077.
Todos os estabelecimentos foram recomendados pelo Pelotas Convention Visitors & Bureau e Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pelotas (SHRBS).
Tome Nota comer em Pelotas
Charque nem sempre é encontrado com facilidade, o mais comum nos cardápios é carreteiro de charque. Uma opção para grupos é agendar almoço com passeio guiado na Charqueada São João ou confirmar o menu do Bistrô Pelotense. Em geral todos os buffets oferecem comida regional e doces de Pelotas.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Esta cidade é um dos destinos da Rota Farroupilha. Se prefere ter todo o conteúdo sobre este itinerário para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha >>
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real