BALI

Cada um no seu quadrado, conceito de hospedagem com privacidade


Ano passado conheci um novo conceito em hospedagem que virou minha opção preferida quando viajo sozinha. Funciona como um hostel descolado com banheiro compartilhado e áreas de uso comuns, o diferencial é a privacidade no espaço do seu colchão.

Conceito de hospedagem com privacidade

Uma peça (grande ou pequena) é dividida em partes privativas onde, literalmente, cada um fica no seu quadrado com cortina. Não dá pra se posicionar em pé, mas pode ficar sentado, trocar de roupa e se acomodar completamente no escuro mesmo com a luz do quarto acessa. A estrutura é firme e elimina o desconforto do beliche tremendo quando o companheiro de quarto se movimenta na cama de cima ou em baixo.

Quadrado do M Boutique
Quadrado do M Boutique

A ideia de dormir em quadrados é ótima pra solucionar a privacidade em hostel. É como dormir em barraca, dá pra se sentir isolada em um espaço cheio de gente e não tem perigo de virar cinema quando acende a luz, a cortina bloqueia sombra. A restrição é apenas para claustrofóbicos.

Imagino que seja inspirado nos minúsculos apartamentos japoneses. No entanto, a ideia de ser um hostel com camas em cápsula surgiu em Singapura e vem ganhando o mundo. Dormi algumas noites no M Boutique, em Bali, e no The Pod SP, em São Paulo. E para complementar, acrescento o The Pod Boutique Capsule Singapore, Em Singapura.

M Boutique | Bali

Piscina na frente do dormitório no M Boutique
Piscina na frente do dormitório no M Boutique

Localizado entre as ruas mais baladas de Seminyak, é perfeito para viajantes solitários querendo conhecer ou viver de perto o agito do lado oeste de Bali. Minha ideia era aproveitar o dia entre praias e templos e felizmente o barulho da rua não alcançou os quartos. Os funcionários foram prestativos e me ajudaram a reservar todos os passeios dando alguns telefonemas. Ali alugam motos e bicicletas se anime a circular no trânsito caótico. Eu preferi contratar um guia motorista e foi ótimo.

Entregaram a toalha, roupa de cama e pulseira (chave abre portas e locker) na chegada com a recomendação de não andar sem roupa nem fazer nada errado porque estava sendo filmada. O recepcionista apontou para a tela onde apenas o interior das cabines do banheiro e quadrados não tinham câmeras. O momento foi engraçado, mas esta pressão inicial ajuda a manter tudo em ordem, afinal não estamos livres dos viajantes sem noção.

Dormitório para mais de 30 pessoas
Dormitório para mais de 30 pessoas

Tudo ocorreu na maior tranquilidade e a maioria dos hóspedes eram mulheres. São dois quartos, um feminino com 6 camas e outro misto com mezanino para mais de 30 pessoas. Passei duas noites no dormitório lotado. Embora a primeira impressão de entrar no quarto não seja das melhores pela quantidade de malas espalhadas e divisões, dentro do espaço individual é tudo limpo e novo. Assim como nos dois banheiros mistos localizados dentro do dormitório, sempre havia cabine disponível quando precisei. O ambiente é climatizado e aromatizado (como tudo em Bali) e apenas hóspedes podem entrar.

Cada cápsula tem mesa retrátil, tomada para carregar eletrônicos (pino e usb), cabide, luminária e porta toalhas criando ambiente bom pra dormir e trabalhar. O sinal WiFi estava excelente e os lockers ficam na entrada junto com a prateleira para deixar os sapatos.

Cápsula com mesa retrátil
Cápsula com mesa retrátil

Nas áreas comuns tem piscina, sala de jogos, cozinha comunitária e jardim. O café da manhã grátis é apenas pão, geleia, leite e café passado. Logo, recomendo comprar comida nos mercados ao redor ou tomar um segundo café no beach club mais próximo. E não fica perto da praia, é preciso caminhar algumas quadras.

Cozinha comunitária
Cozinha comunitária

Ponto negativo: É fácil encontrar hospedagem boa e barata em Bali, escolhi este hostel por dois motivos: fazer amigos e por causa dos reviews positivos. Realmente valeu a pena, mas as resenhas foram induzidas e isto não é legal. Um cartaz na cozinha pedia pra dar nota da hospedagem nos sites Booking, TripAdvisor e HostelWorld em troca de cerveja. Mais um motivo para ler relatos em blogs de viagem da sua confiança e não confiar somente nas resenhas destes sites.

Onde: na rua Petitenget, 8 M, Seminyak.

RESERVE AQUI

The Pod SP | São Paulo

Área ao ar livre do The Pod SP
Área ao ar livre do The Pod SP

Foi minha primeira experiência em cápsulas e ajudou a ter um belo dia de sono quando estava sofrendo jet lag depois de chegar da Austrália. Embora mais simples que os outros deste artigo, ganha pela localização e privacidade quando comparado aos hostels de valor semelhante na capital. Fica bem próximo ao metro em um dos bairros mais descolados de São Paulo.

Como estrutura tem banheiro só para mulheres, bar aberto aos hospedes e amigos, cozinha comunitária, sala de jogos, área ao ar livre e bom sinal de wifi. O café da manhã é básico, a dica é ir no supermercado e incrementar com seus alimentos preferidos. Os funcionários foram sempre muito simpáticos e atenciosos.

Café da manhã servido na cozinha comunitária
Café da manhã servido na cozinha comunitária

Possuí dormitórios mistos para 6, 10 e 12 camas com ar condicionado e janela pra rua. A porta abre com código de acesso e cartão magnético e a entrada é restrita aos hóspedes. Já dormi no quarto para 12, voltei meses depois no de 10 e não notei diferença. O quarto para 6 pessoas tem os buracos com maior abertura e cortina na lateral do colchão dando a sensação de ser menos fechado. Mas a estrutura interna é igual aos outros com tomada, roupa de cama e luz. Toalhas não estão inclusas na diária.

Quadrados com locker em baixo
Quadrados com locker embaixo

Onde: Rua Dante Carraro, 94, Pinheiros.

RESERVE AQUI     

O original The Pod Boutique Capsule Singapore

Pelas fotos e comentários no Booking, este parece ser o melhor de todos. Tem lavanderia e amenidades gratuitas além das cápsulas retângulos e pra casal. A estrutura é a mesma dos outros espaços, a diferença é maior abertura e menor profundidade dando a sensação de ambiente maior no colchão de solteiro. E fica perto da praia.

Cápsula retângulo em Singapura
Cápsula retângulo em Singapura

Onde: 289 Beach Road #030-1, Kampong Glam.

RESERVE AQUI  

Hostel com privacidade em São Paulo
Hostel com privacidade em São Paulo

Fotos de Roberta Martins e retiradas do Booking.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » HOSPEDAGEM » Cada um no seu quadrado, conceito de hospedagem com privacidade
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment