Zaragoza não é um destino muito comum entre as viagens internacionais feitas por brasileiros e, na verdade, acabei indo para lá meio por acaso, pois queria fazer uma parada entre Barcelona e Madri. Tive uma grata surpresa quando descobri uma cidade linda, antiga, cheia de encantos e doces maravilhosos.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Espanha
Quer dirigir na Europa? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
O seguro viagem é obrigatório.
A parada em Zaragoza
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Acesso rápido: Relato | História | O que fazer | Tours | Dicas | Fotos | Por onde começar
Minha estada coincidiu com as vésperas do dia de Reis (seis de janeiro). Na Espanha, as crianças não recebem seus presentes no Natal como aqui no Brasil e o Papai Noel nem é tão famoso por lá, pois, para aquelas crianças, quem leva seus presentes são os Três Reis Magos (os mesmos que levaram ouro, incenso e mirra como presente no nascimento de Jesus).
Dentre uma variedade incrível de doces que pude provar, estava o Roscone de Santo Reis, uma Rosca com um recheio de creme muito saborosa. Todos comem nesta data, por tradição, para se ter boa sorte no ano que inicia.
História de Zaragoza
A cidade é originária de uma colônia Romana que acabou crescendo com a localização privilegiada junto ao rio Ebro. Hoje é a principal cidade da região. Conhecida como comunidade autônoma do Aragão.
Durante a guerra pela independência no século XIX, o centro antigo foi bastante danificado, mas muita coisa foi restaurada. Para quem gosta de construções antigas, o passeio pela cidade revela uma arquitetura onde o gótico convive com o romano, são muitas igrejas, catedrais e a Basílica Nuestra Señora Del Pilar (Santa de maior devoção da região).
O que fazer em Zaragoza
Apesar de seus 600 mil habitantes, o centro da cidade é pequeno e dá pra ir a pé a praticamente todos os lugares. Suas calles (ruas) internas são bem estreitas e, em muitas delas, passa apenas um carro de cada vez. É muito gostoso caminhar por estas calles, que por vezes se parecem becos, apenas observando as construções e fotografando o que foi criado há centenas de anos atrás.
Outra coisa curiosa é o hábito da sesta após o almoço. Entre às 13:00h e 15:30h, fecha-se praticamente tudo no comércio, inclusive os bancos, e a cidade fica num silêncio incrível, quase não há carros na rua. Porém, após este horário, tudo volta ao normal e a vida segue com as lojas abertas até às 21:00h. Sinceramente, acredito que eles estejam certos e nós errados, pois depois da sesta, todos voltam de bom humor e trabalham contentes até à noite.
Além do passeio pela cidade, vale a pena visitar as ruinas das Muralhas Romanas; a Catedral de San Salvador; a Basílica de Nuestra Señora Del Pilar; o Antigo Convento de San Augustin (Centro de História de Zaragoza); o Mercado Central e As Pontes de Pedra sob o rio Ebro que divide a cidade.
Tours e experiências
Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
Tome Nota
Uma estada de dois dias é mais do que suficiente para conhecer a cidade, mas procure se hospedar no centro para facilitar.
As ruínas das muralhas estão em alguns pontos da cidade, existe uma próximo ao mercado central, na Avenida de Cesar Augusto.
Endereços de algumas construções:
Catedral de San Salvador – Plaza de La Seo S/N
Basílica de Nuestra Señora Del Pilar – Plaza Del Pilar
Antigo Convento de San Augustin – Plaza de San Augustin, 2
Mercado Central – Avenida de Cesar Augusto
Veja mais fotos de Zaragoza:
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » ESPANHA » ZARAGOZA »DICAS PARA A SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
1 Comment
estive la em 1998, tambem uma parada em uma viagem entre Barcelona e Bilbao no meu caso. O ditador Franco era devoto da Virgem do Pilar e por isso acho que ela estava vestida de militar ou algo assim se nao me engano.