O cartão postal de Raja Ampat foi o cenário mais ansiosamente esperado desde o momento em que recebi o roteiro da viagem Trip of Wonders. Apesar de foto divulgação, geralmente, mascarar a realidade por esconder turistas e o entorno, mostro aqui como Pianemo (ou Piaynemo) é linda e verdadeira.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Indonésia
AGILIZE SUA VIAGEM
Falta reservar hotel? Saiba onde nos hospedamos
Seguro viagem é imprescindível mesmo não sendo obrigatório, faça orçamento aqui
Deseja ficar conectado? Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
A Vista para Raja Ampat em Pianemo
Rochas diferentes, mar mais verde e bandeiras da Indonésia chamaram a minha atenção depois de quase uma hora vendo só água pela janela do barco. Mas ainda não tinha percebido onde estávamos até alcançar o mirante e ver isto:
Pra chegar lá é preciso enfrentar o calor e centenas de degraus. Não é difícil, tem sombra, corrimão, áreas de descanso e até vendedor oferecendo água gelada no meio do caminho. No entanto, é subida e sedentários podem sofrer. Desembarcamos em um pequeno trapiche em frente a escada e logo começa subida.
A melhor dica é estar hidratado e, além de levar água e chapéu, comprei água de coco natural antes de subir. Ao lado da escada tem uma banca e as pessoas costumam pegar na volta para repor as energias, decidi beber antes e isto me fez cansar menos.
O melhor mergulho da vida foi em Pianemo
Nosso grupo era grande (mais de 25 pessoas) e nos dividimos para não lotar o mirante. Enquanto esperava a partida do barco, decidi dar um mergulho pra refrescar. Havia visto do alto como aquele local era uma piscina natural em formato de estrela por causa da posição das pequenas ilhas. O inimaginável era o quão maravilhoso seria o banho.
Pra começar, aproveitei o drone do amigo Mike para pular com estilo e nadei rápido até o meio. Quando parei e olhei ao redor foi o êxtase. Temperatura perfeita, densidade gostosa de nadar e vista incrível. Todos os amigos dentro d’água tinham o mesmo sorriso bobo na cara e nenhuma vontade de sair. Foi desses momentos únicos que fazem valer a pena qualquer sacrifício para estar lá.
Conheça o trabalho do Mike’s Road Trip.
Embora Pianemo seja o local mais visitado e desejado em Raja Ampat, é sem exagero de turistas devido ao acesso. É distante e caro, se comparado aos padrões da Indonésia. Talvez o nosso grupo tenha sido a lotação máxima até hoje. E a maioria dos visitantes costuma ir apenas ao mirante e logo vão embora. Mal sabem que a experiência completa merece o mergulho.
Tome Nota
Como chegar: deve pegar um voo para Sorong (West Papua) e de lá um ferry para Waisai, a capital de Raja Ampat. Então é preciso contratar uma agência ou alugar uma lancha particular. Partindo de Jakarta, levei cerca de 30 horas para chegar e quem organizou o passeio foi Raja Ampat Dive Lodge. Onde estávamos hospedados e conto aqui.
No pacote para Pianemo, também teve visita à comunidade Sawinggrai. Uma ilha próxima onde, literalmente, moram em cima de um aquário. Fomos alimentar peixes e brincar com as crianças.
O site da Wonderful Indonesia tem mais informações sobre Raja Ampat. Pra fazer uma viagem igual a minha, conto tudo neste guia.
O que mais ver e fazer em Raja Ampat:
Arborek, um dos melhores lugares para snorkel no mundo
O destino e o passeio fizeram parte da Trip of Wonders, roteiro organizado pelo Ministério do Turismo da Indonésia para influenciadores digitais promoverem o destino em seus países e Territórios foi um dos convidados.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- Hotéis na Indonésia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
O T de madeira é a mascote que viaja com a Roberta em busca de experiências. Já passou por todos os continentes e mostra por aqui cenários e dicas para inspirar a sua viagem. Saiba por onde andou o T. Se gosta das fotos com Tesão, siga @tesaoporviajar no Instagram.