O cartão postal de Raja Ampat foi o cenário mais ansiosamente esperado desde o momento em que recebi o roteiro da viagem Trip of Wonders. Apesar de foto divulgação, geralmente, mascarar a realidade por esconder turistas e o entorno, mostro aqui como Pianemo (ou Piaynemo) é linda e verdadeira.

Atenção! Indonésia não está permitindo a entrada de turistas no país.

Leia todos os artigos sobre a Indonésia      

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

A Vista para Raja Ampat em Pianemo

Rochas diferentes, mar mais verde e bandeiras da Indonésia chamaram a minha atenção depois de quase uma hora vendo só água pela janela do barco. Mas ainda não tinha percebido onde estávamos até alcançar o mirante e ver isto:

Pianemo vista do mirante
Pianemo vista do mirante
Escadaria até o mirante de Pianemo tem 340 degraus
Escadaria até o mirante tem 340 degraus

Pra chegar lá é preciso enfrentar o calor e centenas de degraus. Não é difícil, tem sombra, corrimão, áreas de descanso e até vendedor oferecendo água gelada no meio do caminho. No entanto, é subida e sedentários podem sofrer. Desembarcamos em um pequeno trapiche em frente a escada e logo começa subida.

A melhor dica é estar hidratado e, além de levar água e chapéu, comprei água de coco natural antes de subir. Ao lado da escada tem uma banca e as pessoas costumam pegar na volta para repor as energias, decidi beber antes e isto me fez cansar menos.

Mirante de Pianemo tem dois espaços
Mirante tem dois espaços

O melhor mergulho da vida foi em Pianemo

Nosso grupo era grande (mais de 25 pessoas) e nos dividimos para não lotar o mirante. Enquanto esperava a partida do barco, decidi dar um mergulho pra refrescar. Havia visto do alto como aquele local era uma piscina natural em formato de estrela por causa da posição das pequenas ilhas. O inimaginável era o quão maravilhoso seria o banho.

Local do mergulho em Pianemo
Local do mergulho

Pra começar, aproveitei o drone do amigo Mike para pular com estilo e nadei rápido até o meio. Quando parei e olhei ao redor foi o êxtase. Temperatura perfeita, densidade gostosa de nadar e vista incrível. Todos os amigos dentro d’água tinham o mesmo sorriso bobo na cara e nenhuma vontade de sair. Foi desses momentos únicos que fazem valer a pena qualquer sacrifício para estar lá.

Alegria verdadeira em Pianemo
Alegria verdadeira

Conheça o trabalho do Mike’s Road Trip.

Embora Pianemo seja o local mais visitado e desejado em Raja Ampat, é sem exagero de turistas devido ao acesso. É distante e caro, se comparado aos padrões da Indonésia. Talvez o nosso grupo tenha sido a lotação máxima até hoje. E a maioria dos visitantes costuma ir apenas ao mirante e logo vão embora. Mal sabem que a experiência completa merece o mergulho.

 

Tome Nota

A lancha do Raja Ampat Dive Resort nos levou a Pianemo
A lancha do Raja Ampat Dive Resort

Como chegar: deve pegar um voo para Sorong (West Papua) e de lá um ferry para Waisai, a capital de Raja Ampat. Então é preciso contratar uma agência ou alugar uma lancha particular. Partindo de Jakarta, levei cerca de 30 horas para chegar e quem organizou o passeio foi Raja Ampat Dive Lodge. Onde estávamos hospedados e conto aqui.

No pacote para Pianemo, também teve visita à comunidade Sawinggrai. Uma ilha próxima onde, literalmente, moram em cima de um aquário. Fomos alimentar peixes e brincar com as crianças.

O site da Wonderful Indonesia tem mais informações sobre Raja Ampat. Pra fazer uma viagem igual a minha, conto tudo neste guia.

O que mais ver e fazer em Raja Ampat:

Arborek, um dos melhores lugares para snorkel no mundo

Pianemo

O destino e o passeio fizeram parte da Trip of Wonders, roteiro organizado pelo Ministério do Turismo da Indonésia para influenciadores digitais promoverem o destino em seus países e Territórios foi um dos convidados.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » INDONÉSIA » RAJA AMPAT » Vista e mergulho sensacionais em Pianemo
Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto