A Ilha de Bali é bem maior e mais caótica do que eu pensava, as atrações são distantes e os engarrafamentos são frequentes. Portanto, é importante saber e definir antes as opções de transporte em Bali, principalmente quem vai ficar poucos dias. Neste texto conto qual utilizei e trago informações úteis para ajudar na escolha.
Fiz três viagens a Bali sempre tendo que escolher entre diversas opções porque o tempo disponível nunca era suficiente para fazer tudo como eu gostaria. Optei por contratar um motorista guia com carro e achei o melhor custo benefício na época. Se eu tivesse mais tempo livre, com certeza iria explorar o transporte público e alugar uma moto como fez meu irmão. Moto é o transporte mais popular e o melhor custo benefício para quem se anima a dirigir na mão contrária em um trânsito caótico e tem a PID (Permissão Internacional para Dirigir).
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Indonésia
AGILIZE SUA VIAGEM
Falta reservar hotel? Saiba onde nos hospedamos
Seguro viagem é imprescindível mesmo não sendo obrigatório, faça orçamento aqui
Deseja ficar conectado? Leve o chip internacional com Internet desde o Brasil
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Transporte em Bali
Todo mundo fala em Bali como se fosse uma cidade única, mas o território é dividido em municípios e estes não ficam próximos uns dos outros. Uma solução para ganhar tempo é se hospedar em diferentes regiões considerando os interesses. Desta forma, me hospedei em Nusa Dua por ser perto do aeroporto, litoral e na mesma península de Uluwatu; depois em Ubud pela posição central em relação à maioria das atrações; e na última ida fiquei em Seminyak para conhecer as praias e templos do lado oeste como Tanah Lot.
Acesso rápido: Carro com motorista | Bicicleta | Aluguel de carro e moto | Transporte público e tours | A partir o aeroporto |
Contratar um motorista
Quase todas as pessoas com um carro pelas ruas de Bali são motoristas oferecendo serviço de transporte. Porém, a maioria faz de forma informal. Uns fazem apenas o translado e outros são guias, estes recomendam lugares e dão uma aula de cultura e história. Uma minoria fala bem inglês e até português, mas estes só com recomendação de amigo que realmente usou o serviço. Tive problemas de comunicação com o motorista contratado em Ubud, ele demostrava me entender, mas não estava e perdemos tempo indo a lugares errados. Foi simpático e tentou agradar, mas foi impossível não comparar com o motorista de Nusa Dua que sabia se comunicar bem e fugia dos engarrafamentos. Já o motorista de Seminyak me deixou com medo pelo jeito agressivo de dirigir.
I Wayan foi recomendo pelo hotel Mantra e me levou nas praias e templos de Uluwatu e Nusa Dua. Contate por +6281 2370 93628 ou wayanmantra146@yahoo.com.
Danu é o motorista recomendado pelo meu irmão que levou a família dele para passar o dia em Ubud. Contate por +62 81 338 327 104.
Uber ou táxi se enquadram no mesmo estilo de transporte e funcionam bem quando não precisa de guia e sabe exatamente onde quer ir. Tentei usar Uber e não consegui pela demora, sempre cancelei e peguei motorista na frente de hotéis por ser mais rápido. O aplicativo Bluebird é uma alternativa ao Uber e trabalha com táxis oficiais. Foi recomendado por vários locais, mas acabei não usando. A dica para pegar táxi na rua é verificar se tem taxímetro, nem sempre vai encontrar um. Neste caso, confirme antes o valor da corrida para evitar surpresas.
^ Voltar menu ^
Alugar moto ou carro
Meu irmão já foi a Indonésia algumas vezes e contou as primeiras impressões por aqui. No início alugava moto por ser mais barato e ter a liberdade de circular se esquivando dos engarrafamentos. Tudo mudou quando ele começou a viajar com o filho e achou muito arriscado levar o pequeno na garupa. Então preferiu chamar um carro com motorista do que alugar um veículo, afinal o custo seria praticamente o mesmo sem se estressar com o trânsito ou se perder pelas estradas. As rodovias não têm acostamento, a direção é na mão inglesa e o PID é obrigatório.
^ Voltar menu ^
Nunca usou o Uber? Baixe o aplicativo e use o código 7kk1jm3jue para ganhar descontos nas suas duas primeiras viagens.
Transporte público e turístico
A opção mais barata não cumpre horários, portanto é mais para passar o tempo conversando e vendo a rotina dos locais do que visitando atrações. Existem linhas de ônibus turístico ligando as principais praias do sul como alternativa, mas também se atrasam em função dos engarrafamentos.
Para quem não pode perder tempo, aviso que entrar em uma excursão custa praticamente o mesmo que contratar um carro com motorista para quem está sozinho ou deseja conhecer outros turistas. Separei opções que eu gostaria de ter feito:
Alugar bicicleta
Quem viu Comer, rezar e amar certamente pensou em alugar uma bicicleta em Bali. Pelo menos eu me imaginei percorrendo os terraços de arroz e vilarejos pedalando como a personagem do filme. Pensei e desisti ao perceber o perigo do trânsito logo ao chegar. Mesmo assim, ainda tinha esperança de Ubud ser mais tranquila. Triste ilusão, mas não impossível. Existem tours organizados mais seguros e eu só me animei a pegar a bicicleta do hotel na primeira hora da manhã. Saí pelas ruas mais vazias sem me afastar muito, os perigos foram cachorros soltos e motos em alta velocidade que surgiam do nada. Andar de bicicleta na Indonésia só foi prazeroso em Gili Island.
Tome nota: transporte em Bali
Transporte em Bali a partir do aeroporto: O movimentado Aeroporto Internacional Ngurah Rai de Denpasar (DPS) é único na ilha. Embora não chegue a ser um hub na Ásia como o aeroporto de Singapura, recebe voos de vários países e conecta com todas as regiões da Indonésia. Está localizado no sul de Bali com transporte para qualquer lugar na ilha. Na saída você será abordado por várias pessoas oferecendo táxi, nem todos são oficiais e confiáveis. Sugiro ir ao balcão oficial, perguntar o preço até o endereço desejado e seguir com eles.
O jeito mais barato de usar transporte com motorista em Bali é dica de um amigo surfista frequentador assíduo da ilha. Ele sai do aeroporto, caminha uma quadra e pega qualquer motorista na rua. Diz pagar metade do valor oferecido dentro do aeroporto e nunca teve problema. Eu ainda não tive esta coragem pelos equipamentos que levo comigo, talvez entre amigos, eu arrisque.
Como ir do aeroporto de Denpasar para Ubud?
São 38 km do Aeroporto Denpasar até Ubud que leva cerca de 35 min de carro com trafego normal.
O que é preciso para viajar para a Indonésia? Reuni todas as dicas (visto, aonde ir, curiosidades…) para viajar pelo país clicando aqui.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- Hotéis na Indonésia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
O T de madeira é a mascote que viaja com a Roberta em busca de experiências. Já passou por todos os continentes e mostra por aqui cenários e dicas para inspirar a sua viagem. Saiba por onde andou o T. Se gosta das fotos com Tesão, siga @tesaoporviajar no Instagram.