Terra de gigantes


Situado no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, 50 km de Uluru, Kata Tjuta é um dos lugares mais lindos e originais da Austrália. Na língua aborígene significa muitas cabeça. Assim como Uluru, também tem áreas restritas e segredos que não podem ser revelados.

Read in English

Atenção! Austrália não está permitindo a entrada de estrangeiros no país até 2021. Apenas residentes da Nova Zelândia conseguem entrar com restrições. 

Nota do editor: Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

Leia todos os artigos sobre a Austrália

Saiba onde nos hospedamos

As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro

Use a Get Your Guide para agendar passeios e transfers ou saiba como funciona

Pedras imensas em Kata Tjuta
Pedras imensas

Kata Tjuta

Ou Olgas para os colonizadores, são 36 pedras enormes de arenito onde a maior chega a 546 metros de altura. Estima-se ter 500 milhões de anos, passando por épocas em que os habitantes eram pássaros gigantes, cangurus carnívoros, leões marsupiais e dinossauros. Hoje circulam por ali turistas, guias e animais que costumam aparecer a noite. Foi a paisagem mais surpreendente de toda a viagem, uma terra de gigantes, onde eu era uma poeira.

Paisagem diferente em Kata Tjuta
Paisagem diferente
Trilha com história
Trilha com história

Fiz uma caminhada de 7,4 km pelo Valley of the Winds e aprendi mais um pouco sobre a cultura aborígene. As histórias deles contam lendas sobre a origem do parque e das pedras. Vou escrever um pedaço de uma delas: Dois irmãos  gigantes resolveram brincar com a areia vermelha criando uma grande duna para poderem escorregar, mas tinha umas pedrinhas atrapalhando, juntaram elas e jogaram a 50 km dali. Assim surgiu Uluru e Kata Tjuta… Nesse estilo, várias histórias são passadas de geração em geração de forma oral ou através da arte. Usadas até hoje para educar crianças aborígenes, são contos infantis que transmitem importantes ensinamentos de forma lúdica e simples.

Sentimento de ser uma poeira no meio dessas pedras
Sentimento de ser uma poeira no meio dessas pedras

Tem outras caminhadas como os 600 metros da Kata Tjuta dune viewing area e os 2,6 km da Walpa George walk. Dizem que o nascer e pôr do sol das dunas é maravilhoso.

Tons de vermelho e verde
Tons de vermelho e verde
Panorâmica de Kata TJuta
Panorâmica de Kata TJuta

Tome Nota

Hospedagem em Uluru-Kata TJuta: Yulara é o povoado mais próximo e tem 6 hotéis perto do aeroporto que vão de resort 5 estrelas até refúgios simples. Veja resenhas e faça reserva no Booking.

Beba 1 litro de água por hora enquanto caminha.

Saiba mais sobre o Parque Nacional.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo