O sul do Rio de Janeiro possui uma série de praias escondidas que merecem todo o esforço para encontrá-las. Algumas com acesso somente por barco, outras com trilhas moderadas à difíceis. São caminhos pela mata atlântica que mostram um visual de tirar o fôlego. Por vezes, exibindo um marzão recortado pelo verde da vegetação ou uma mata fechada caindo em cachoeiras deliciosas para renovar as energias. Uma destas descobertas foi a Praia do Sono.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio de Janeiro
AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos
Contrate transfer e passeios agora
Alugue carro para ter mais liberdade
Distante 32 km de Paraty, a Praia do Sono é acessível por barco ou a pé. É povoada por uma pequena comunidade de pescadores localizada na Reserva Ecológica da Juatinga. Começa com uma trilha tranquila, para os adeptos das caminhadas, algumas subidas e descidas, percurso aberto na mata e trechos com corrimão. Era final de feriadão, cruzamos por vários mochileiros voltando carregados com equipamentos de camping e exibindo aquela cara de quem tem a obrigação de voltar para a vida normal.
A praia é pequena com pouca estrutura, tem alguns quiosques e bares simples que nem sempre abrem o ano todo. É um lugar para se isolar e interagir com a natureza. Claro que nos feriadões a impressão pode ser diferente e superlotada.
A partir do Sono existem caminhos para mais 6 lugares interessantes – Poços do Didico e do Jacaré, praias dos Antigos, Antiguinhos, Galhetas e Ponta Negra. O ideal é se hospedar para conhecer tudo com calma ou contratar transporte com os pescadores. Pegamos um dia nublado e decidimos conhecer apenas o POÇO DO JACARÉ, uma queda d’água pequena, mas com jato forte e lugar para pular. Foram uns 30 minutos de caminhada embarrada começando junto à igrejinha, situada no meio da praia. Ali passamos uma tarde super agradável até pegar a trilha de volta para Laranjeiras. Ainda vou me especializar em todas essas prainhas maravilhosas e vou relatando por aqui.
Tome Nota Praia do Sono
Como chegar: Vá de carro até o condomínio Laranjeiras ou pegue um ônibus (linha 1040) na rodoviária de Paraty. Na parada final já começa a trilha de 4 km ou chegue na beira da praia e contrate uma lancha. No carnaval custava R$ 25 por pessoa.
Hospedagem: Tem somente alguns campings com opção de cabanas, todas na beira da praia. Fui passar o dia e peguei o cartão do Camping da Paz (almirparaty@hotmail.com) que veio me recepcionar no final da trilha. Disse que fica aberto o ano todo, mas fora de feriados e temporada tem que reservar antes, já que a praia fica praticamente deserta.
Mais fotos da Praia do Sono:
Fotos de Leandro Gabrieli.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
7 Comments
Olá Marcia, pode deixar o contato do camping do seu filho no comentário? Obrigada
Eu sempre vou à praia do sono, meu filho está morando lá.É um lugar maravilhoso,ele tem um camping lá, é o Hipnos.
Oi Luana, este é o email que ele me passou. Talvez a caixa de entrada esteja cheia. Tente de novo. Existem outros campings por lá.
muito legal o blog…por acaso alguém tem algum contato de camping na praia do sono? o email do post consta como inexistente…..
Renata,
Eu comi só um açaí com frutas antes da trilha até o Poço do Jacaré.
Gleiber,
saindo de SP ou do RJ é bem fácil de chegar. Quem sabe combinamos, eu quero voltar muitas vezes para a região de Paraty, inclusive alguns blogueiros amigos estavam combinando de ir no feriado 7/9.
Ah, que saudade da Flip, de Paraty e dessa praia…Eu lembro que almocei em uma barraca e a comida era caseira e divina.
Adorei o post,
beijos
Tenho uma vontade de conhecer essa praia… Há uns 10 anos atrás eu vi um documentário na TV e até hoje aquilo ficou na minha cabeça, ehehehe.