ALAGOAS

Piranhas: a cidade histórica e os passeios


Piranhas é daqueles cidadezinhas que todos lembram com carinho e querem voltar. Um dos pontos mais visitados em Alagoas fica no sertão, nas margens e trecho navegável do Rio São Francisco. Rodeado por montanhas e cactos, é repleta de casas coloridas e histórias pra contar.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade

Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional

Piranhas

Acesso rápido: Impressões | O que fazer | Onde dormir | Onde comer | Como chegar | Fotos | Por onde começar

O município investiu na preservação e na infraestrutura e ainda aproveitou a oportunidade de ser um dos pontos de partida para os passeios ao Cânion do Xingó. Não à toa Piranhas tem sido usada como base para produções cinematográficas e novelas com grande elenco. A mais recente é o filme “Entre Irmãs”, de Breno Silveira.

Cangaceiro na Grota do Angico faz parte do passeio de barco que  parte de Piranhas
Cangaceiro na Grota do Angico faz parte do passeio de barco que parte de Piranhas

A mais conhecida colocou ponto final na história do Cangaço. Quando as cabeças de Lampião (Rei do Cangaço) e seu bando foram expostas na escada da Prefeitura após o massacre na Grota do Angico. Mas existem várias outras para ouvir do povo ou se sentir parte enquanto caminha pelo conjunto arquitetônico preservado e declarado Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN.

quero dicas do Brasil
Piranhas vista do Mirante Secular
Piranhas vista do Mirante Secular

Passei três dias em Piranhas e na vizinha Canindé de São Francisco, em Sergipe (15 km distante uma da outra). A segunda foi praticamente pela hospedagem no Xingó Parque Hotel, porque todas as atrações experimentadas são ou partem de Piranhas.

Para fazer todo o recomendado abaixo com calma, fique os três dias inteiros. Viajei em uma sexta para Aracaju e somente no fim do dia cheguei ao destino, onde permaneci até segunda pela manhã. Ou seja, a caminhada pelo centro histórico ficou prejudicada.

O que fazer em Piranhas: pontos turísticos

Ver a cidade do alto

A vantagem de ser construída entre montanhas são a variedade de locais para apreciar a vista. Encontrei o Mirante da Igreja, a Torre do Relógio, o Mirante Secular e o passeio de helicóptero. Não tive tempo de subir em todos, mas voar garantiu as melhores vistas, embora o preço tenha sido salgado demais pelo tempo do passeio.

Casinhas coloridas vistas do helicóptero
Casinhas coloridas vistas do helicóptero

voo de helicóptero parte do complexo de lazer no Dique II e sobrevoa o Rio São Francisco, a Hidrelétrica do Xingó e Piranhas. Foi recomendado na hora pelo guia e, quando reclamei do pouco tempo, ele foi tirar satisfação com o piloto e viu que era um substituto temporário. Portanto, confirme o tempo de voo e exija que seja completo antes de comprar o passeio.

O Mirante Secular foi construído no final do século XIX. Era um marco de boas vindas ao século XX para quem subia os 400 degraus do centro até o topo da montanha. Hoje é perfeito pra ver a cidade do alto e pode escolher subir a escadaria ou ir de carro.

Vista do restaurante ao lado do Mirante Secular, em Piranhas
Vista do restaurante ao lado do Mirante Secular

Caminhar pelo centro histórico

Neste momento é preciso fôlego para subir e descer as ladeiras e escadarias de Piranhas. Entre os destaques para ver de dia estão o Prédio da antiga Estação Ferroviária, a Torre do Relógio e o Museu do Cangaço. E para conhecer ou comprar arte regional, vale parar no Centro de Artesanatos Artes e Cultura. De noite, tome o rumo da rua Tiradentes, exatamente onde as mesas tomam conta do espaço ao ar livre. Aos finais de semana, dançarinos vestidos de Lampião e Maria Bonita dão um show de versos e danças com música ao vivo. A animação contagia os visitantes e a rua se transforma em um baile animado.

Trem antigo perto da estação
Trem antigo perto da estação

Curtir a Prainha

Piranhas não tem mar, mas tem as águas agradáveis do Rio São Francisco e paisagens deslumbrantes. Prainha é local de lazer para os moradores e atração para os turistas durante o dia. Apenas respeite as demarcações de limite para mergulhar no rio. Redemoinhos são frequentes e a correnteza é forte se ultrapassar os marcos amarelos.

Sobrevoei o Rio São Francisco de helicóptero e fiz este click que até parece praia de mar vista por este ângulo. Impossível não lembrar da música* “O sertão vai virar mar…” que por sinal fala do mesmo rio.

* Sobradinho de Sá e Guarabyra

Prainha de Piranhas vista do helicóptero
Prainha vista do helicóptero

Cânion do Xingó

O quinto maior cânion navegável do mundo é atração desejada por muitos desde que a região foi inundada com a construção da Hidrelétrica do Xingó.

Leia em detalhes no texto “Santuário No Sertão Nordestino“.

Cânion do Xingó
Cânion do Xingó

Rota do Cangaço

Um pedaço da história do Brasil sentido na pele com trilha, passeio de barco, almoço e banho de rio. Pode passar o dia relaxando na praia ou entrar no calor da caatinga para refazer os últimos passos do cangaceiro Lampião.

Veja o vídeo e o passeio detalhado no “Trilha com história na Rota do Cangaço”.

Rota do Cangaço segue pela caatinga
Rota do Cangaço segue pela caatinga

Tome Nota Piranhas

Hotel em Piranhas: me hospedei no Xingó Parque Hotel, em Canindé de São Francisco, porque as pousadas locais estavam lotadas uma semana antes. Se pretende visitar no fim de semana, é melhor reservar com antecedência. Fiquei na opção com melhor infraestrutura da região, mas o charme e proximidades das atrações fazem a hospedagem em Piranhas ser mais interessante. O hotel recomendado pela vista e conforto é Pedra do Sino Hotel.

Ponte separa Sergipe de Alagoas, ou Canindé de São Francisco de Piranhas
Ponte separa Sergipe de Alagoas

ENCONTRE POUSADAS NO BOOKING

Como chegar a Piranhas: eu vim de Aracaju de carro (veja opções de aluguel na Rental Cars) por 220 km pegando as rodovias BR 235, SE 106 e SE 206. Maceió é outra opção um pouco mais longa, são 280 km. Piranhas e Canindé de São Francisco são separadas por uma ponte cujo trajeto leva cerca de 15 minutos.

Restaurantes em Piranhas

Pizzaria Altemar Dutra
A pizza é boa com preço razoável, mas o melhor é assistir ao show de dança e música ao vivo sentada nas mesas da rua. É onde o agito noturno acontece durante os finais de semana. Rua Tiradentes, 50, no centro histórico de Piranhas.

Praia no Bar Karranca's
Praia no Bar Karranca’s

Bar Karranca’s
Buffet variado com frutos do mar e sucos naturais. O lugar é um complexo de lazer para passar o dia e um dos pontos de partida para o passeio Cânion do Xingó e voo de helicóptero. Na Rodovia AL 220 km 12.

Buchada de bode
Buchada de bode

FLOR DE CACTOS
Onde provei o prato mais saboroso, a típica buchada de bode com macaxeira, queijo e salada. Vale ir de dia e a noite também pela vista. Sentado nas mesas, no terraço ou no Mirante Secular ao lado, terá a melhor vista do Rio São Francisco e da cidade de Piranhas. Ao lado do Mirante Secular.

Fiz quase todas as refeições em Piranhas por ter as melhores opções.

Veja mais fotos de Piranhas:

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » BRASIL » ALAGOAS » PIRANHAS » Piranhas: a cidade histórica e os passeios
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment