Conheci Naxos durante uma parada de horas entre Mykonos e Paros e a vontade de ficar por dias foi grande depois de ouvir o guia contando sobre a sua ilha preferida nas Cyclades. Compartilho as dicas dele e mostro o pouco que aproveitei.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Veja todos os artigos sobre a Grécia
Falta ver hotel? Veja onde nos hospedamos
Compre ingressos, passeios e transfer agora na Get Your Guide, ou saiba como funciona
Acesso rápido: O que fazer | Onde dormir | Tours | Transporte | Quando ir | O que levar |
Cyclades é um grupo de ilhas gregas no meio do Mar Egeu onde Naxos é a maior e a mais verde do arquipélago. Há muito para explorar com a vantagem de ser menos famosa que as vizinhas Mykonos e Santorini, portanto, mais barata e com oportunidades de interagir com os locais sem a sensação de estar atrapalhando. Por exemplo, eles puxaram assunto, curiosos sobre a animação do nosso grupo durante a sua rotina diária de nadar naquela água cristalina.
O QUE FALTA PARA TIRAR ESSE ROTEIRO DO PAPEL?
Enquanto caminhávamos pelos moles, o grego Nikolas comentava sobre a variedade de praias desertas para explorar a pé ou de quadriciclo, dos vales legais para acampar, da hospitalidade dos locais, do pôr do sol em Portara e dos preços amigáveis para provar a culinária autêntica. Também recomendou as ilhas Iraklia, Schinoussa, Koufonissia e Donoussa para passar uma noite em cada. Elas são menores e ficam no sul sob a mesma administração, por isso Naxos divulga o slogan: Cinco Ilhas. Um Destino.
Naxos para colocar no roteiro pela Grécia
Como toda ilha grega dessa região, as casas brancas com portas coloridas predominam, há moinhos de vento, museus arqueológicos, igrejas, ruínas e lendas da Grécia antiga. Conforme a mitologia grega, Naxos foi o local de nascimento de Dionísio, o deus do vinho, e onde Zeus passou a infância. Naxos é habitada desde o início da Era do Bronze (há mais de 5 mil anos, quando a escrita foi inventada) e é rota comercial desde sempre.
Embora tenha aura serena, porto e centro são movimentados o ano todo e as festas são animadas no verão, principalmente em Plaka Beach. Vale se hospedar no centro e fazer os passeios culturais e gastronômicos a pé em dois dias, então explorar as ilhas e as praias mais bonitas escolhendo hospedagens afastadas foram as dicas do Nikolas.
O que fazer em Naxos (apenas o que fiz)
Caminhei pelo centro e porto, almocei comida típica, molhei os pés no mar e dei um pulo em Portara, tudo em um período de 5 horas sem correria.
Portara é um imenso portão de mármore do que sobrou do Templo de Apollo (500 a.C.), construção nunca acabada é cartão postal de Naxos. Localizado na ilhota Palatia, ao lado do porto de Naxos com caminho de pedra ligando as duas ilhas. É o melhor cenário para o pôr do sol, emoldurar a cidade ou a selfie.
O restaurante To Spitiko serve culinária mediterrânea deliciosa e com preço justo. O atendimento foi super rápido, tem mesas ao ar livre e a vista é para a marina. Fica na orla Protopapadaki, 843, em frente ao porto. Essa rua tem vários restaurantes e sorveterias agradáveis, as lojas ficam no miolo do centro e tem coisas lindas como vi por toda Grécia.
Estava com guia o tempo todo porque ele é parte do pacote Boat Party da Sail in Greece, para quem pode ficar mais dias e viaja de forma independente, achei esses passeios interessantes ou pegue mais dicas a seguir:
Como chegar e circular
Por ar: voos domésticos, da Aegean Airlines, partem de Atenas e levam 1 hora. Voos internacionais funcionam somente na temporada de verão para Mykonos e Santorini, ilhas com fácil acesso por barco até Naxos.
Por mar: são seis horas de ferry boat ou três de barco rápido do Porto de Piraeus. De onde partem as embarcações próximo à Atenas diariamente, elas variam de preço conforme o conforto e velocidade. No verão as conexões aumentam com mais empresas operando como a Sail in Greece, experiência relatada no link.
Por terra: para circular pela ilha, o ideal é alugar um carro ou um quadriciclo para distâncias mais curtas. Lembrando que a PID é obrigatória para os dois transportes.
Tome Nota
Quando ir: a visita vale o ano todo conforme o interesse do viajante. Para praias e esportes aquáticos, a alta temporada começa de junho a setembro. Para trilhas e acampamento, primavera e outono apresentam climas mais agradáveis. Fui em maio e senti bastante o calor seco, o mar gelado e o vento.
Seguro viagem: cobertura de 30 mil euros é obrigatório na Europa. Pegue o nosso cupom de descontos e saiba como comprar online.
Internet: usei o chip internacional de dados da Easy Sim4U para postar stories em tempo real enquanto navegava pelo Mar Egeu e funcionou bem.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis: