Foi nos arredores de Amsterdam, no norte da Holanda, que encontrei duas cidades pitorescas. Edam é tranquila e famosa pelos queijos de capa vermelha, enquanto Volendam é mais turística, com porto animado, trajes típicos e cafés à beira do lago. Ambas podem ser visitadas em meio dia, de forma independente ou em tour guiado.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Agende passeios e transfer na Holanda. Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
O seguro viagem é obrigatório. Veja quanto custa e emita em minutos.
Edam e Volendam
Acesso rápido:
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.

O que fazer em Edam
- Caminhar pelo centro histórico
- Ver as pontes levadiças de madeira
- Fotografar os canais
- Visitar o mercado de queijos (no verão)
- Explorar a cidade a pé em menos de 2 horas.
Edam fica a cerca de 20 km de Amsterdam e teve a sua origem ligada à pesca. Com o passar do tempo, a cidade investiu na pecuária e encontrou a sua verdadeira vocação. Hoje tem as mais verdes pastagens para suas vacas produzirem o leite a ser transformado no famoso queijo Edam, com seu gosto levemente adocicado e sua característica capa de cera vermelha que é mundialmente conhecido.

Por isso, fora da temporada dos queijos (alto verão), Edam recebe poucos turistas e, como estive lá no inverno, provavelmente, era o único não morador a andar pelas ruas, o que foi muito bacana, pois pude ver a cidade com sua vida normal e pacata. Foi só uma pena não ver o mercado de queijos funcionando.

Além disso, destacam-se na paisagem da cidade as belas e encantadoras pontes levadiças de madeira. Datadas do século XVIII e XIX, serviam para atravessar os canais que cortam a cidade tal qual em Amsterdam, porém em menor número.


Tours e experiências
Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para o site parceiro do Territórios.
O que fazer em Volendam
- Caminhar pela rua principal do antigo porto
- Ver e comprar trajes típicos holandeses
- Comer waffles e peixe nos bares e restaurantes
- Alugar um barco para pescar ou velejar
- Aproveitar o pôr do sol no cais
- Se hospedar em hotel histórico
Já Volendam fica a 3,2 km de distância de Edam e é um antigo porto pesqueiro que tem hoje como atividade principal o turismo. Ainda hoje, com cerca de 20 mil habitantes, faz questão de manter as tradições e ainda encontramos pessoas vestidas no típico traje holandês da região e seus tamancos de madeira.

Atualmente, a antiga área do porto foi transformada em um boulevard animado, cheio de lojas de souvenirs, bares, restaurantes e barraquinhas dos melhores waffles do mundo. É um passeio agradabilíssimo caminhar por esta rua numa tarde de sol.

Por estar às margens do lago Ljselmeer, Volendam é muito procurada por velejadores e pescadores que podem alugar as embarcações, de todos os tamanhos, ali mesmo e sair para pescar ou velejar.

Não por acaso, a tranquilidade típica de Volendam atraiu grandes artistas e intelectuais como Pablo Picasso e Vincent Van Gogh, entre outros. Existe inclusive um hotel chamado Spaander, famoso por sua coleção de obras de arte dadas como forma de pagamento de estadias por muitos dos artistas que lá estiveram no passado, antes da fama, é claro.

Tome Nota Edam e Volendam
Edam é mais tranquila e residencial; Volendam é mais turística e animada. O ideal é visitar Edam primeiro e terminar o dia em Volendam para ver o pôr do sol no antigo cais.
Como chegar desde Amsterdam: os ônibus 110 ou 118 partem da Amsterdam Centraal, com partida a cada 30 min. Passam por Volendam primeiro e a próxima é Edam. Ou entre na excursão que, além desses dois destinos, também para em Zaanse Schans com guia que fala português. Alugar um carro é outra opção para ter mais liberdade.
Ou desde Marken: pode ir direto para Volendam de ferry pelo lago Markermeer em uma viagem de 30 minutos.




Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » HOLANDA » EDAM »
DICAS PARA SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:



1 Comment
Minha dúvida era se valeria a pena uma visita no inverno. A resposta parece que é sim, né?
Adorei a dica. Incluirei no meu roteiro! Haha