Foto da Semana #233 La Barra
La Barra é onde os mais jovens se encontram nas festas e no litoral. Lojinhas descoladas, antiquários e restaurantes bacanas dão o tom despojado à cidadezinha ao lado de Punta del Este, pelo menos, no verão.
Bikini é a praia a mais famosa pelo surf e bares na orla, em Montoya tem campeonatos de surf e shows variados. Mas caminhando pela areia encontrei este visual praticamente deserto em plena alta temporada, provando como sempre é possível encontrar um lugar belo e tranquilo para descansar no Uruguai.
Como chegar a La Barra: o melhor trajeto é pegar a rambla Lorenzo Batlle Pacheco partindo de Punta del Este, 10 km distante passando pela ponte ondulada Leonel Vieira. Aquela que dá um frio na barriga e já virou cartão postal de Punta.Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.
Foto da Semana #230 Casapueblo
Casapueblo foi a última moradia do artista Carlos Páez Vilaró. Hoje é uma espécie de obra de arte complexo turístico com museu, hotel, restaurantes e parada obrigatória ao pôr do sol. Foi construída, literalmente, pelas mãos de Vilaró e pescadores locais de forma quase artesanal e se tornou um dos símbolos de Punta del Este. Embora o local seja em Punta Ballena, a proximidade com a cidade mais badalada do Uruguai rendeu o grande fluxo de turistas nas alta temporada.
Quem foi Vilaró
Vilaró é conhecido internacional por participar dos grandes movimentos artísticos do século XX em Nova York, São Paulo e cidades da Europa. Locais onde montou oficinas e compartilhou experiências com artistas como Salvador Dalí e Picasso. Esta inspiração ele trouxe de volta ao Uruguai e, no auge da carreira, se voltou para cultura local, criando algo único no pequeno país final da América do Sul. A referência no singular é para o tipo de arte porque o legado deixado pelo artista vai além da arquitetura da Casapueblo.
A dica é visitar Punta Ballena duas vezes para ver o pôr do sol no terraço da Casapueblo e a construção iluminada pelas cores do entardecer como mostro na imagem.
A Cerimônia do Sol acontece diariamente ao pôr do sol desde 1994. Um poema de despedida é lido pelo próprio Villarró no terraço da Casapueblo. Antes pessoalmente e, desde sua morte em 2014, através do áudio deixado por ele. E se for no inverno ainda terá a oportunidade de ver as baleias circulando entre o mar e o Rio da Prata. O melhor ponto é no Mirante de Punta Ballena, a ponta no final da península.
Como chegar a Casapueblo: localizada a 16 km de Punta del Este pela Interbalnearia. Tem acesso bem sinalizado e fácil de achar de carro. Então basta ir até a ponta da península para ver o visual e a casa ao lado direito. Na alta temporada existem passeios oferecidos por agências locais a preços razoáveis, em outras épocas é melhor estar de carro. Reserve um carro com o nosso parceiro Rental Cars.
Conheça mais sobre vida e obra de Vilaró e informações para visitar o Taller de Casapueblo no site. O museu abre todos os dias do ano das 10h da manhã até o pôr do sol.
Para se hospedar no Club Hotel Casapueblo reserve no Booking.
Foto da Semana #208 Bodegas Carrau
Este foi o cenário onde acordei na passagem pela fronteira durante a Rota Caminho Farroupilha. Como a hospedagem é somente para convidados, pelo menos por enquanto, não posso divulgar como dica de turismo. Contudo, posso mostrar como o conjunto paisagem rural de Rivera mais a luz do amanhecer no inverno são incríveis para fotografar.
Na taça um vinho da Bodegas Carrau e ao fundo as vinhas da atual vinícola Cerro Chapéu. Bodegas Carrau é a mais antiga do Uruguay, de 1752. A empresa é conhecida pela propriedade nos arredores de Montevidéu e tem outras inclusive no Brasil. Esta fica no Cerro do Chapéu, na fronteira do Uruguai com o Rio Grande do Sul. Os vinhos são excelentes e facilmente encontrados nas lojas de Rivera. E claro que eu não bebi a esta hora da manhã, foi apenas para fotografar, mas saboreei alguns nos almoços e jantares realizados na região e entrou para lista dos melhores vinhos uruguaios.
Foto da Semana #193 Quesería uruguaia
A imagem de hoje foi quase em tempo real durante a viagem para conhecer melhor os vinhos da Região Campanha. Estava visitando vinícolas em Santana do Livramento e decidi atravessar a fronteira para comprar guloseimas (media lunes, sorvete conaprole, alfajor…) em Rivera, no Uruguai.
Parar em uma loja de queijos (quesería) é um hábito sempre que dou uma volta no país, mas desta vez encontrei a melhor de todas já visitadas. Le Carroussel foi recomendada pela higiene e surpreendeu pela estrutura, organização e a aula sobre conservação e maturação de queijos ministrada pelo vendedor Toni.
Primeiro eu apenas parei pra fazer as fotos pela parede de vidro, então ele veio, convidou pra entrar na sala refrigerada e começou a falar sem nem saber se eu iria comprar. Claro que eu iria, no entanto a vontade de comprar mais aumentou. A loja tem 20 tipos de até 36 meses de maturação e coloca à venda somente após 12 meses. Outra vantagem foi a cotação dólar para o real, estava melhor que a maioria das lojas por ali.
LA Carroussel é a quesería uruguaia na Calle Agraciada, 374. Em Rivera, cidade fronteira com Santana do Livramento. Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 20h e domingo das 8h às 13hs.
Foto da Semana #86 Propaganda criativa em Colônia
Essa semana conheci Colônia de Sacramento, cidade portuária de fronteira que nos convida a percorrer suas ruas a pé observando cada detalhe. Principalmente na parte histórica com suas ruínas, ruelas, casas coloniais e ótimo gosto dos atuais moradores. Por exemplo, este carro é um tipo de propaganda criativa para atrair clientes para o restaurante em frente.
Foto da Semana #29 Transporte para Cabo Polônio
A foto mostra a estrada que vai para Cabo Polônio, uma praia onde só é possível chegar a pé ou dentro de caminhões com tração nas quatro rodas que vão por cima das dunas. Montes de areia que chegam a setenta metros de altura! Olha como é legal o transporte para Cabo Polônio nos chamados dromedários.
Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.
Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.
R$57
Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Dicas do Uruguai:
- Qual moeda para levar
- Como levar o animal de estimação
- O que beber, comer e preparar no país
- Guia essencial para viajar de carro pelo Uruguai
- Guia do Litoral
Serviços de reserva:
2 Comments
irei em alta temporada, mas gostaria apenas de ver o por-do-sol… como devo proceder? Devo reservar com antecedência? Devo procurar uma agência para isso, ou é só chegar lá?
É só chegar, mas na alta temporada é bom chegar cedo para garantir ingresso e melhor ir durante a semana. O pôr do sol visto de fora da casa também ´é legal, mas o astral de ouvir o poema é só dentro do museu mesmo. Se for no fim de semana, sugiro garantir ingresso antes, mas não sei indicar porque sempre vi na hora