A cidade onde aqui se come e ali se bebe


Uma curiosidade de Zagreb é que são raros os locais onde se pode comer salgados e doces e beber ao mesmo tempo, como nas padarias brasileiras. Aqui sempre se encontra pequenas padarias – PEKARNICA (pecárnitza) – onde você pode comprar salgados, sanduíches ou algum doce, e ao lado certamente haverá alguma cafeteria para sentar e pedir seu café.

Read in English

Croácia não tem restrições para brasileiros, mas faz parte da União Europeia que não está permitindo a entrada de estrangeiros provenientes dos países com casos de Covid-19 não controlados. Verifique com a companhia aérea.

Nota do editor: Ainda não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco

Vai alugar um carro? Pegue as dicas para fazer reserva no exterior

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

Onde se bebe
Onde se bebe

Algumas redes de padaria maiores oferecem café também: eu indico sempre irem a MLINAR (mlínar), porque tem preço bom, algumas lojas são 24h, as atendentes falam inglês muito bem e o café-com-leite é bem saboroso. Mas não deixe passar a chance de comprar um salgado, sentar numa boa cafeteria e desfrutar dos prazeres da cidade. E aproveite também para provar as CERVEJAS COM FRUTAS, tem gosto mais doce e pouco álcool e as RAKIJAS (ráquias), que são licores feitos de frutas muito populares aqui.

Mesas na rua
Mesas na rua

Uma confeitaria que eu recomendo é a RAUZ (ráuj). Fica a duas quadras para oeste da Praça Central. É um local muito bonito, e tem bolos, doces e salgados para comer. E o café também é delicioso lá!

Porém, os brasileiros podem não gostar muito da comida. Aqui ela é bem mais seca e tem menos tempero. Feijão, só no interior. O bom é que quem gosta de peixe, tem em abundância! Uma tradição religiosa que tornou-se popular é que todas as sextas-feiras é dia de peixe. Claro que ainda há outras carnes para servir, mas peixe é o prato principal.

ali se bebe
Não há caixas, o pagamento é feito ao garçom

Tome Nota

A cidade parece ser cara, mas não é.

Na Croácia a moeda corrente não é o Euro como muitos pensam, e sim a Kuna. As notas mais usadas aqui são as de 10, 20, 50, 100 e 200. Também há as cédulas de 500 e 1000, mas são mais usadas por bancos. As moedas vem em 1, 2 e 5. As Kunas se dividem em Lipas, e assim como os centavos, 100 Lipas = 1 Kn. As Lipas vem em moedas de 5, 10, 20 e 50.

Quando você ver os preços nos cardápios, eles podem assustar no começo: uma cerveja custa em média KN 14,00. Porém, se você fizer a conversão, sai em volta de R$ 4,37, mais barato que em muitos bares do Brasil. Isso se deve a economia do país e ao valor da moeda. Pode parecer estranho no começo, mas você se acostuma.

Nos bares, não procure pelo caixa. Porque simplesmente não há! Aqui ou você deixa o dinheiro diretamente na mesa, junto ao cinzeiro, ou então paga direto ao garçom. Para qualquer coisa que você pedir, eles vão te dar uma nota com o valor e na parte de baixo indicando quanto de impostos há no preço.

Importante: se o garçom não lhe der a nota, você não é obrigado a pagar! Isso é regra aqui na Croácia!

Leia mais posts do Gabriel sobre Zagreb:

A capital feita na escala humana
Zagreb com mil corações

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Leitores

Leitores

Relatos e fotos dos leitores que amam viajar e enviam suas histórias incríveis pelo mundo.

2 comentários

  1. Gostaria de saber como é o clima em setembro na Croácia. Irei dia 1º de setembro ,ficarei 6 dias viajando pela Croácia, depois irei a Eslovênia ,Bósnia e Paris

  2. Olá Gabriel tudo bem? Adorei o post! Vou conhecer a Croácia em agosto e gostaria de um contato seu para tirar algumas dúvidas, é possível?

    Obrigada!

Deixe uma resposta