Sempre que conheço uma nova cidade costumo encontrar semelhanças com outras visitadas, mas Brasília é algo totalmente diferente. Já dizia Oscar Niemeyer: “…quem for à Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida…”. Posso dizer que gostei bastante, pois tudo é muito diferente, tudo é grandioso, tudo é cheio de história.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade
Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional
Brasília
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Já escutei muitos dizerem que lá não existem esquinas, o que é uma mentira (pode conferir no Google Maps), porém, como metáfora, faz todo sentido. Quando cheguei, o sentimento que a cidade despertou em mim foi uma falta de aconchego, mas não entendi o porque. Entretanto, durante o city tour, o guia conseguiu saná-la usando uma citação de Nelson Rodrigues na qual ele afirmava que são nas esquinas que as pessoas se encontram, seja em botecos, farmácias, etc… Não que isso falte em Brasília, pois existem centros comerciais oferecendo tudo, porém eles ficam distantes e é preciso ir de carro até eles.
Mudar o local da capital era sonho antigo na história do Brasil e foi Juscelino Kubitscheck quem conseguiu esse feito. “50 anos em 5” foi o Slogam da campanha composta inicialmente por 30 metas, mas na última hora incluiu um desafio: a construção de Brasília e a transferência da capital federal. O arquiteto escolhido por JK foi Oscar Niemeyer e, ao lado de Lucio Costa (seu amigo, ex-patrão e vencedor do concurso publico para Plano Piloto de Brasília), projetou os principais edifícios da Capital. Estes deveriam ser construídos à velocidade de um mandato e, na prática, foram realizados em 3 anos.
Eu tive um dia para descobrir a cidade, então fiz um city tour conhecendo os principais pontos turísticos. Não consegui ver tudo, mas o que vi já me impressionou bastante.
City Tour em Brasília
A primeira parada foi no Memorial JK que abriga seus restos mortais. Ele foi idealizado pela sua esposa Sarah, logo após sua morte, sendo construído e mantido sem dinheiro público, por isso é necessário pagar ingresso para visitá-lo.
Em seguida passamos pelo Santuário Dom Bosco, um dos cartões postais da cidade. Ele foi projetado por Cláudio Naves, tendo 80 colunas de concreto de 16 metros de altura decoradas por vitrais. Bem no centro tem um lustre de 3,5 metros de altura composto por 7.400 peças de vidro, pagando 15 reais eles ascendem por 1 minuto para tirar fotos.
A terceira parada foi na Catedral Metropolitana, projetada por Oscar Niemeyer. Bonita tanto por fora quanto por dentro, ela é um ícone e primeiro monumento construído em Brasília.
Passamos depois pelo ponto obrigatório e principal cartão postal da cidade: o Congresso Nacional. Só conheci por fora, mas existem passeios guiados todos os dias, incluindo finais de semana. Na Praça dos Três Poderes ainda pude conhecer o Palácio do Planalto (Poder Executivo) e o Supremo Tribunal Federal (Poder Judiciário). Além deles, conheci as esculturas Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, e A Justiça, de Alfredo Ceschiatti.
Por fim fomos ao Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidenta Dilma. Ela estava lá quando chegamos, mas vimos apenas as emas no seu pátio.
Extra: Torre da TV
Quando voltei ao Hotel ainda deu tempo de visitar a Torre da TV, possui um mirante panorâmico, à 75 metros do solo, onde se tem uma visão de 360° da cidade. Vale a pena para quem não tem medo de altura!
Tome Nota
O City Tour pega as pessoas nos hotéis e isso é ótimo porque não é fácil se deslocar pela cidade. A pé tudo é muito longe, se quiser uma farmácia terá que pegar um táxi.
Para ver opções de hospedagem da capital do Brasil de forma rápida e com cancelamento flexível, passe no Booking.com.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
1 Comment
Adorei esta reportagens, estão de parabéns!
Acredito que Brasília é uma cidade planejada (demais) e o principal não. gostei do seu blog e tem imagens e ponto de vistas bons. Beijus e sucesso