Caminhar entre as montanhas e o mar do Tsitsikamma foi a trilha mais bonita na África do Sul. Pelo menos das que fiz por lá, sendo todas as experiências ímpares como alcançar o topo de Drakensberg, subir a Lion’s Head de madrugada, margear os cânions em Oribe George ou o safari a pé. Mas quando junta o colorido exuberante da floresta com a energia do oceano batendo nas rochas, não tem como competir.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a África do Sul
Veja quanto custa o seguro viagem no orçamento gerado em segundos
Viaje com Internet desde o Brasil, escolha a melhor forma
Encara dirigir na mão esquerda? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
Acesso rápido: O Parque | A trilha | Onde dormir | O que levar | Onde comer | Tours | Fotos | Por onde começar
Tsitsikamma faz parte dos 157 mil hectares do complexo Garden Route National Park, região dona de um cenário espetacular incluindo uma das estradas cênicas mais belas do mundo – a Garden Route. É um trecho recortado e serpenteado por alguns rios na costa sul-africana. Inclusive por aquele visto de cabeça pra baixo enquanto me jogava no bungee jump de ponte mais alto do mundo. É ali perto, caso queira complementar o roteiro com dose extra de adrenalina.
A trilha mais bonita na África do Sul
No parque tem diversas opções de trilha, hospedagem e outras atividades para passar férias completas por lá. Fomos apenas uma manhã fazer a Brown-Hooded Kingfisher Trail. Trilha relativamente fácil para quem tem prática, são 5 km (ida e volta) entre caminhos de terra e muitas pedras irregulares. Nos trechos mais complicados tem pontes, escadas e suporte para as mãos, mesmo assim, pode ser cansativo para quem não está acostumado. A maior parte é pela sombra, contudo, os trechos com sol na cabeça existem e são os piores.
O público circulando por ali representava todas as idades entre grupos de amigos, famílias e casais, apenas perto do restaurante havia aglomeração de pessoas, nos outros lugares se espalhavam e não havia perigo de entrarem na foto (o temor de todo fotógrafo em lugares turísticos). Aliás, prepare a câmera pra registrar flores diferentes, pássaros exóticos, piscinas naturais, parada nos penhascos, caverna e uma cachoeira como objetivo do dia.
Pela distância dá para fazer esta trilha em três horas, no entanto, é impossível com tantas paradas para apreciar o visual. Fora o tempo nas piscinas de água salgada e o gelado banho de cachoeira no final. Nesta parte nem todos se animam, mas como resistir ao ambiente te chamando para experimentar?
Tome Nota
Hospedagem: nos hospedamos por duas noites no Tube ‘N Axe Backpackers Lodge. Fica em meio a muito verde na região de Storm River, tem quartos privativos e coletivos, boas refeições e vinho bom muito barato.
O que levar: boné, protetor solar, água, tênis com garra, lanche, óculos e biquíni. Passei calor em final de outubro de short e blusinha. Sem sol deve ficar frio por causa do vento.
O almoço pós trilha foi no Tsitsikamma Restaurant, um lugar sofisticado e popular aberto para as refeições do café da manhã ao jantar. A pedida foi frutos do mar para combinar com a vista. Na Storm River Mounth com estacionamento em frente.
O passeio foi organizado pela Pangea Trails como parte do roteiro de 21 dias pela costa da África do Sul.
Clique aqui se as opções de passeios não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
Veja todas as opções de trilhas no site do South African National Parks.
Para saber tudo o que aprendi neste viagem leia o “Dicas aos Viajantes“.
Veja a galeria de fotos
IMAGENS À VENDA NA
Se as imagens não aparecerem no seu celular, clique aqui para as melhores fotos de Roberta Martins, Cris Marques e Guilherme Tetamanti.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » ÁFRICA DO SUL » TSITSIKAMMA NATIONAL PARK »DICAS PARA SUA VIAGEM
- Coronavírus e viagens
- Dicas África do Sul
- Hotel, hostel, lodge e guest house
- O que é safari? Onde fazer, tipos e dicas
- Leve chip de celular pra usar em 210 países
- Permissão Internacional para dirigir
- Dicas para alugar um carro
- Checklist viagem internacional – o planejamento
- Como tirar o passaporte
- Vacina Amarela para viajantes
- Tours e Traslados: como contratar
- Como encontrar os melhores preços em hospedagem
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Para saber tudo o que eu fiz durante esta viagem, veja o vídeo e os links para os artigos no post O que fazer na África do Sul – 33 dias em 5 minutos.
O projeto Blogueiros na África do Sul (#DescubraAfricadoSul) foi uma realização do Travel Concept Solution e apoio da Pangea Trails, South African Airways, Detecta Hotel e incentivo da agência nacional de turismo (South African Tourism), da cidade de Joanesburgo (Joburg Tourism) e também de Cape Town (Cape Town Tourism). A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui expressas são de livre expressão do autor. Veja também os blogs que participaram da viagem: Dentro de Mochilão, Territórios, Viajando com Eles e Viagem Criativa.