Imagine uma cidade com praias lindas e ecléticas, uma atmosfera que mescla animação e tranquilidade com uma herança medieval arquitetônica notória. Imaginou? Essa cidade existe, se chama Sitges e fica a 30 minutos de Barcelona.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Espanha
Quer dirigir na Europa? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
O seguro viagem é obrigatório.
Sitges
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Acesso rápido: Impressões | O que fazer | Tours | Onde comer | Por onde começar
Sitges é um balneário encantador às margens do Mediterrâneo, repleto de casinhas brancas em contraste com mansões que vão do neoclassicismo ao modernismo. Cheia de bares e restaurantes bacanas e cosmopolitas, é conhecida como “Ibiza em miniatura”.
A cidadezinha está localizada entre o maciço Garraf e o mar, constituindo uma barreira natural que a beneficia com microclima de ótimas temperaturas médias e “somente” uns 300 dias ensolarados por ano. Quando chove em Barcelona, pode estar um sol de rachar em Sitges.
O vilarejo começou a ganhar status entre os intelectuais na década de 30, quando Rusiñol, famoso pintor catalão, resolveu instalar seu estúdio-casa no museu Cau Ferrat, transformando a cidade num centro de propagação do modernismo. Em meados dos anos 60, tornou-se um centro de resistência à ditadura franquista.
Nos anos após a ditadura, a cidadezinha com ar grego e clima favorecedor foi “invadida” pela juventude boêmia e artística, transformando-se numa cidade completamente gay-friendly e autêntica.
Atrativos turísticos em Sitges
As praias são belas e muito mais bacanas do que as da capital da Catalunha. Motivo? Limpeza, menos turistas, naturais em todos os sentidos, e mais aconchegantes. O destaque das praias vai para Sausalito, que conta com um chiringuito – como se chamam as barracas de praia por aqui – cheio de catalães legais e um menu barato e gostoso. Outra praia bem bacana que promove música ao vivo é a Terramar, com um público mais familiar e mais reservado.
No centro da cidade, é bom desfrutar das várias galerias de arte, ateliês, palacetes medievais e feiras de artesanato. Outro símbolo desta pérola é a igreja Sant Bartolomé e Santa Tecla, com uma arquitetura do século XVII. Há alguns museus interessantes, como o Romântico, o Palau Maricel e o Cau Ferrat.
Muita gente não sabe, mas o fundador do famoso rum Bacardi nasceu aqui e há um museu que conta a história da família, da criação da marca e que nos faz ter uma experiência com demonstrações de cocktail e também como bartender. Ah! Também podemos beber os drinks feitos por nós ou pelo especialista, no final.
Tours e experiências
Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
Noite e gastronomia em Sitges
Mesmo pequenina, Sitges tem uma vasta alternativa para todos os gostos: de bares gays agitadíssimos a pequenos achados entre as ruas estreitas; de restaurantes abarrotados no passeio marítimo a outros escondidos na beira de uma praia deserta, com todas as opções gastronômicas. Tem Sitges para tudo e todos.
Onde comer e beber
Aberto todos os dias do ano e o dia todo, é um lugar que só quem conhece bem a cidade o frequenta. Entre a famosa praia de San Sebastià e o porto, o La Caleta é aquele típico restaurante pitoresco catalão que ainda tem garçons espanhóis. A vista é incrível, a música é boa e a comida nem se fala.
Recém-aberto e único na cidade. Parece que o hotel Avenia Sofia não quer inovar somente na opção Leed de energia, que é o primeiro da Europa a possuir. Eles abriram a primeira cobertura de hotel da cidade e oferecem um menu diversificado e saboroso, que vai do sushi a cozinha mediterrânea. Aproveite para chegar antes do pôr do sol.
O Porto de Aiguadolç possui vários restaurantes de opções gastronômicas diversificadas, barzinhos, hotéis e uma praia legal. Um lugar bem animado no verão e no inverno, frequentado por turistas ou por locais, o porto é sempre uma das melhores opções porque reúne tudo num lugar só. Do bife de chorizo até a “plancha de mariscos”.
A primeira Pacha foi aberta em Sitges, no ano de 1966. De lá pra cá, sucesso total no mundo todo, não é? A Pacha inaugural fica fechada durante o ano e abre para eventos pra lá de especiais durante o verão. Enquanto isso, no Porto de Aiguadolç, está a segunda Pacha, que funciona todos os dias do ano. E eles sabem bem como fazer festa.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » ESPANHA » SITGES »DICAS PARA A SUA VIAGEM
Serviços de reserva: