Imagine uma cidade com praias lindas e ecléticas, uma atmosfera que mescla animação e tranquilidade com uma herança medieval arquitetônica notória. Imaginou? Essa cidade existe, se chama Sitges e fica a 30 minutos de Barcelona.

Espanha exige certificado de vacinação completa

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre a Espanha

Quer dirigir na Europa? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

O seguro viagem é obrigatório.

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.

Acesso rápido: Impressões | O que fazer | Tours | Onde comer | Por onde começar

Sitges é um balneário encantador às margens do Mediterrâneo, repleto de casinhas brancas em contraste com mansões que vão do neoclassicismo ao modernismo. Cheia de bares e restaurantes bacanas e cosmopolitas, é conhecida como “Ibiza em miniatura”.

Playa de Terramar
Playa de Terramar

A cidadezinha está localizada entre o maciço Garraf e o mar, constituindo uma barreira natural que a beneficia com microclima de ótimas temperaturas médias e “somente” uns 300 dias ensolarados por ano. Quando chove em Barcelona, pode estar um sol de rachar em Sitges.

O vilarejo começou a ganhar status entre os intelectuais na década de 30, quando Rusiñol, famoso pintor catalão, resolveu instalar seu estúdio-casa no museu Cau Ferrat, transformando a cidade num centro de propagação do modernismo. Em meados dos anos 60, tornou-se um centro de resistência à ditadura franquista.

Nos anos após a ditadura, a cidadezinha com ar grego e clima favorecedor foi “invadida” pela juventude boêmia e artística, transformando-se numa cidade completamente gay-friendly e autêntica.

Porto de Aiguadolç
Porto de Aiguadolç
Palombaggia, em Córsega+ Córsega também fica no Mediterrâneo

Atrativos turísticos em Sitges

Playa Barra, em Sitges
Playa Barra

As praias são belas e muito mais bacanas do que as da capital da Catalunha. Motivo? Limpeza, menos turistas, naturais em todos os sentidos, e mais aconchegantes. O destaque das praias vai para Sausalito, que conta com um chiringuito – como se chamam as barracas de praia por aqui – cheio de catalães legais e um menu barato e gostoso. Outra praia bem bacana que promove música ao vivo é a Terramar, com um público mais familiar e mais reservado.

No centro da cidade, é bom desfrutar das várias galerias de arte, ateliês, palacetes medievais e feiras de artesanato. Outro símbolo desta pérola é a igreja Sant Bartolomé e Santa Tecla, com uma arquitetura do século XVII. Há alguns museus interessantes, como o Romântico, o Palau Maricel e o Cau Ferrat.

Muita gente não sabe, mas o fundador do famoso rum Bacardi nasceu aqui e há um museu que conta a história da família, da criação da marca e que nos faz ter uma experiência com demonstrações de cocktail e também como bartender. Ah! Também podemos beber os drinks feitos por nós ou pelo especialista, no final.

 

^ Voltar início ^

Tours e experiências

 

Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.

receba dicas da Europa por e-mail

Noite e gastronomia em Sitges

Mesmo pequenina, Sitges tem uma vasta alternativa para todos os gostos: de bares gays agitadíssimos a pequenos achados entre as ruas estreitas; de restaurantes abarrotados no passeio marítimo a outros escondidos na beira de uma praia deserta, com todas as opções gastronômicas. Tem Sitges para tudo e todos.

Onde comer e beber 

Aberto todos os dias do ano e o dia todo, é um lugar que só quem conhece bem a cidade o frequenta. Entre a famosa praia de San Sebastià e o porto, o La Caleta é aquele típico restaurante pitoresco catalão que ainda tem garçons espanhóis. A vista é incrível, a música é boa e a comida nem se fala.

La Caleta
La Caleta

Recém-aberto e único na cidade. Parece que o hotel Avenia Sofia não quer inovar somente na opção Leed de energia, que é o primeiro da Europa a possuir. Eles abriram a primeira cobertura de hotel da cidade e oferecem um menu diversificado e saboroso, que vai do sushi a cozinha mediterrânea. Aproveite para chegar antes do pôr do sol.

O Porto de Aiguadolç possui vários restaurantes de opções gastronômicas diversificadas, barzinhos, hotéis e uma praia legal. Um lugar bem animado no verão e no inverno, frequentado por turistas ou por locais, o porto é sempre uma das melhores opções porque reúne tudo num lugar só. Do bife de chorizo até a “plancha de mariscos”.

Port de Aiguadolç
Port de Aiguadolç

A primeira Pacha foi aberta em Sitges, no ano de 1966. De lá pra cá, sucesso total no mundo todo, não é? A Pacha inaugural fica fechada durante o ano e abre para eventos pra lá de especiais durante o verão. Enquanto isso, no Porto de Aiguadolç, está a segunda Pacha, que funciona todos os dias do ano. E eles sabem bem como fazer festa.

Turistas aproveitando o porto de Sitges
Turistas aproveitando o porto

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar chip de celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » ESPANHA » SITGES » Descubra Sitges, a Ibiza em miniatura

Prêmio Internacional

Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Fitur 2017
Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Feira Internacional de Turismo de Madrid – Fitur 2017
Author Mayra Jinkings

Mayra Jinkings, em algum lugar entre a turista e a turismóloga, uniu o amor ao desbravamento de cidades ao amor pela escrita. Sente paixão pelo desconhecido e viaja sempre que pode, ainda que seja para a cidade mais próxima. Autora do O seu guia amigo de Barcelona. | Siga no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo