É bastante fácil identificá-los. Estão vestidos de preto e levam souvenires vampirescos de todos os tipos – canecas em forma de morcego, dentes afiados postiços, imãs de geladeira em formato de alho e estacas de madeira. E mal conseguem se conter ao chegar neste impecável conjunto medieval romeno. Eles são fãs fervorosos do Conde Drácula. Estamos na Transilvânia, cidade medieval de Sighisoara, o local onde nasceu Vlad Tepes, o príncipe romeno que inspirou o escritor Bram Stoker.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
Quer agendar passeios e transfer agora na Romênia? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Sighisoara
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Acesso rápido: Impressões | O que fazer | Tours | Como chegar | Por onde começar
Considerada patrimônio da humanidade pela UNESCO, esta cidadela romena perdida no tempo – localizada a 175 quilômetros de Bucareste – está estrategicamente posicionada no alto de uma colina, entre as montanhas, e protegida dos ataques turcos nos séculos longínquos.
Das ruelas estreitas de paralelepípedo aos casebres coloridos, tudo continua incrivelmente bem conservado. Exatamente como no ano de 1431, época em que o Drácula nasceu. Porém, Sighisoara vai muito além do mito. É impossível não se encantar com a vista panorâmica para as montanhas da Transilvânia (de tirar o fôlego!) ou com suas onze torres intactas e suas muralhas originais.
O que fazer em Sighisoara
Vou seguindo um grupo de ingleses, todos vestidos de preto. Percebo o entusiasmo e a animação. Seguimos até o Museu da Tortura (um pequeno, mas simpático museu dedicado aos diversos modos de despedaçar, esquartejar e empalar prisioneiros) até chegar ao Museu das Armas Medievais (quatro salas repletas de espadas, armaduras, escudos, maças, arcos e outras armas medievais).
Porém o local mais visitado é a Casa Wagner. O casarão onde nasceu Vlad Tepes no dia 8 de novembro de 1431. O local funciona atualmente como um hotel e um restaurante. Aqui é possível conhecer a historia do personagem real. O príncipe foi governante da Wallachia de 1448 a 1476. O nome romeno Draculea (filho de Dracul) foi-lhe concedido pelo seu pai, Vlad III, chamado Vlad Dracul por pertencer à Ordem do Dragão.
Historicamente, Vlad é conhecido por sua política de independência em relação ao Império Otomano e pelas punições excessivamente cruéis que impunha aos seus prisioneiros. Ao mesmo tempo em que se tornou famoso por seu sadismo, era respeitado pela justiça que conduzia seu reinado e pela ferocidade que lutou com os invasores turcos. Durante o seu reinado, ergueu grandes mosteiros.
Além da oportunidade de conhecer uma das cidadelas medievais melhor conservada da Europa, visitar Sighisoara foi um verdadeiro mergulho em um livro de história.
A maioria das atrações de Sighisoara estão enclausuradas no compacto centro histórico situado em cima da colina. Seus muros centenários envolvem edifícios de grande beleza, como a Torre do Relógio, a igreja da colina, os museus da tortura e das armas medievais e a casa do Conde Drácula.
Tours e experiências
Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
Tome Nota Sighisoara
Como chegar e sair
Por ser um destino bastante turístico, a cidade tem muitas opções de transporte. Uma dúzia de trens conectam a cidadela com Brasov, sendo que nove deles vão até a capital Bucareste. Além disso, cinco trens diários fazem conexão com Cluj-Napoca. Táxis passam a cada duas horas em direção a Târgu Mures e Brasov. Os carros de passeio têm que pagar € 2,90 ao chegar na cidadela.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » ROTEIRO »DICAS PARA SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
2 Comments
Ola, Milena.
Obrigado pelo comentário 🙂 O Leste Europeu tem lugares realmente preciosos e que ainda não são tão conhecidos. Sighisoara é um bom exemplo. Te recomendo demais a viagem 🙂 saudações
Davi
Linda matéria Davi! Amei a descrição do local e fiquei ainda mais fascinada por esse lugar que há tempos quero conhecer. Deve ser o máximo passear por essas ruas antigas e ver essa paisagem Romena encantadora.