Imagine passar a virada do ano em um lugar chamado Esperance, mais precisamente em uma praia paradisíaca chamada Lucky Bay?! Os supersticiosos diriam que o nome e propício, mas na verdade, este lugar é surpreendente, de uma beleza e energia encantadora, uma aposta certa para quem quer renovar as energias e começar o ano novo com o pé direito.

Atenção! Austrália não está permitindo a entrada de estrangeiros no país até 2021. Apenas residentes da Nova Zelândia conseguem entrar com restrições. 

Nota do editor: Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

Leia todos os artigos sobre a Austrália

Saiba onde nos hospedamos

As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro

Use a Get Your Guide para agendar passeios e transfers ou saiba como funciona

Por Juliana Gadret ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.

Acesso rápido: Relato | Trilha | Onde dormir | Por onde começar

Montanhas de granito
Montanhas de granito ao fundo

Esperance fica no sudeste da Austrália ocidental, aproximadamente há 1000 km de Perth, a capital do estado. Longe das outras principais atrações do país, nem sempre é incluído nas rotas dos turistas estrangeiros, mas é um lugar extremamente popular entre os australianos e moradores da região, principalmente pela quantidade de parques nacionais e praias cristalinas. Um lugar que recomendamos de olhos fechados!

Praia no parque de Esperance
Praia no parque

ENCONTRE 21 ACOMODAÇÕES NESTA PRAIA

Montanha escolhida para escalar
Montanha escolhida para escalar

A região foi colonizada por franceses, daí a origem do nome.  Uma cidade pequena e aconchegante que vive principalmente da agricultura, turismo e comércio local. É cheia de restaurantes que enchem o centro de vida e charme. As praias são muito lindas e próprias para esportes aquáticos. Especialmente kite e wind surf, devido a intensidade do vento que sopra por aqueles lados.

receba dicas da Austrália por e-mail

Parque Nacional em Esperance

Mas deliramos mesmo com um parque nacional chamado Camp Le Grand National Park. Que lugar incrível! Uma região intocada, natureza pura patrimônio ambiental do país, é rodeada por cadeias de montanhas de pedra (granito) formando uma paisagem diferente e linda. Exibe um limite infinito num mar de águas cristalinas. Fizemos algumas trilhas para explorar melhor o lugar e avistamos uma montanha com uma fenda no topo, perfeita para escalarmos. Como a vista prometia, decidimos subir a tardinha, para ver o pôr do sol lá de cima.

Canguru selvagem em Lucky Bay, Esperance
Canguru selvagem em Lucky Bay

As praias de Esperance

Areia branca e água cristalina
Areia branca e água cristalina em Esperance

No restante do dia corremos para visitar às praias. Todas maravilhosas, mas em Lucky Bay tivemos que respirar fundo. Uau!. A praia é delirantemente linda, com areias brancas e finas como açúcar, e a água de um azul tão transparente como nunca tínhamos visto antes. Ao fundo, contornando a baía, uma cadeia de montanhas estonteantes, de tirar o fôlego. E quando tudo parecia não poder ser mais perfeito, vimos uns cangurus selvagens pertinho da gente, tomando água em um córrego que deságua no mar. Aproveitamos o resto do dia curtindo aquela praia linda e à tardinha fomos escalar a montanha como tínhamos planejado.

Esperance vista do alto
Vista do alto

Trilha com vista 

A escalada até o topo da montanha pode ser considerada de nível médio, mas tem sinalizadores ajudando a indicar o melhor trajeto (1 hora de subida aproximadamente). Estava um pouco apreensiva com a volta à noite, então aceleramos o passo na subida. O esforço valeu à pena. A vista é deslumbrante, é possível enxergar o parque nacional em 360 graus e com o mar azul divino ao fundo. A fenda atravessa o topo da montanha de um lado a outro e forma uma moldura perfeita para aquela paisagem dos céus. Com as baterias recarregadas resolvemos não esperar todo o por do sol lá em cima e iniciamos a decida de volta antes que anoitecesse completamente.

Sob o olhar da fenda
Esperance sob o olhar da fenda

Um dia e tanto, começamos o ano novo com o pé direito, prontos para enfrentar o que der e vier! Um lugar que passaríamos tranquilamente uma semana, explorando as trilhas e curtindo as praias.

Tome Nota

Hospedagem no parque nacional: O acesso é limitado e o único meio de hospedagem é uma área de camping com limite pequeno de lugares, muito concorrido no final de ano. Reserve o seu lugar com alguns meses de antecedência. Informações de contato: via Cape Le Grand Road, Esperance, 6450. Phone +61 08 9083 1555, Toll Free Phone +61 1300 664 455. Email [email protected] ou visite o site.

Se estiver sem carro, há uma excursão de 6 dias partindo de Perth. Lembrando que o transporte público para lá só para passa uma vez por semana.

Guia de viagem sobre a Oceania

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar chip de celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Author Juliana Gadret

É pelotense, arquiteta e doutoranda em urbanismo em Perth, Austrália. Casado com Leandro Martins, mãe do Lucas e Nina, decidiram começar vida nova na Austrália desde 2010. Foram namorados na época da adolescência e se reencontraram 8 anos depois com muitos pontos em comum: o amor da época teen, a paixão por viajar pelo mundo, a sede de conhecimento, a vontade de mudar.

8 Comentários

  1. Realmente, Esperance na Austrália parece ser um sonho de lugar para morar a vida toda! Parabéns pela postagem, e obrigado pela leitura!!

  2. Oi Wanderly, muito obrigada!!
    Esperance é um lugar dos sonhos e o Camp le Grand então, é um verdadeiro espetáculo natural… recomendadíssimo um passeio por lá, quem sabe não vamos juntos na próxima?? Abraços para vcs.

  3. Parabéns pelo artigo, tenho um amigo que nasceu em Esperance e conhece o lugar como a palma da mão, já vi diversas fotos de lá e a melhor descrição que pude dar ao lugar foi exatamente a mesma que vocês usaram: paradisíaco. Ainda não tive oportunidade de conhecer mas remediaremos isso em breve.

  4. Quer conheçer o paraiso brasileiro, tem uma Ilha / Praia na Bahia pertinho de Salvador que é o paraiso… não lembro o nome vou ver se consigo umas fotos e mando

Deixe seu recado, escreva algo