Viajar de forma compacta é uma prática na minha vida há muito tempo, mas a maneira de levar alguns produtos mudou por conta de regras impostas ou facilidades que foram surgindo. Caso queira saber o que aconteceu comigo e outros viajantes em aeroportos, forçando um cuidado maior na forma de levar líquidos, leia até o final. Antes deixo a solução para o problema recomendando produtos travel size que uso ou tenho vontade de experimentar. A maioria é para o público feminino, mas basta clicar nos links e usar os filtros para exibir os produtos masculinos.
O que é travel size?
Travel size é uma palavra em inglês que significa tamanho viagem, são embalagens em miniatura para ocupar menos espaço na bolsa. Pode ser usada no dia a dia ou para levar na viagem. Por vezes, ainda uso como teste para saber se o produto realmente funciona para mim. Caso positivo, depois compro a embalagem maior e vou repondo no potinho. A única desvantagem desses produtos são os preços, afinal, sempre será proporcionalmente mais econômico comprar a embalagem grande.
Meu primeiro contato com esse termo foi ainda criança, quando minha mãe amava colecionar miniaturas de perfumes internacionais. Aquelas que são vendidas nos free shops ou que vêm de presente na compra de outros produtos. Felizmente, está cada vez mais comum as marcas criarem embalagens miniaturas e kit travel size dos seus produtos mais famosos.
*Alguns links levam para sites externos e as vendas ou reservas consolidadas podem nos gerar comissão. Mas você não paga nada a mais por isso e ainda apoia o nosso trabalho gratuito para ajudar na sua viagem.
Shampoo travel size
O kit Wella Professionals Invigo com dois potes de 50 ml foi a minha última aquisição, vem com shampoo e condicionador em embalagem de rosca que pode ser reaproveitada. Quando viajo para lugares secos ou por longos períodos, troco o condicionador pela máscara capilar e uma embalagem leve é a linha Match. Outra opção para não levar líquidos são os produtos sólidos em barra, ainda não experimentei, mas vários amigos recomendam. Conte nos comentários se já usou?
Hidratante travel size
Creme não é líquido, contudo ocupa espaço e raramente usamos um pote inteiro na mesma viagem. No meu caso, tenho a pele bem seca e esse é um produto indispensável na minha rotina diária, porém, até hoje só achei o Cetaphil travel size pronto para levar ou abasteço algum potinho com o hidratante que tenho em casa.
Além desse, gosto muito de passar a loção noturna Nativa SPA Orquídea Noire à noite pelo cheiro agradável e forte que fica até a hora de dormir. Conheci por que veio de brinde ao comprar online em O Boticário e hoje compro o refil, bem mais econômico.
Quando viajo para desertos ou lugares muito secos, hidratante labial é indispensável e são naturalmente pequenos. O Profuse Nutrel Lip Repair alivia realmente as rachaduras de um dia para outro.
Skincare travel size
Por curiosidade, o termo “squinquer” está na moda e escrito assim é o jeito mais buscado na internet. Acontece de estar muito errado, o certo em inglês é skincare e significa cuidados com a pele. Hidratante e protetor solar faciais são os itens básicos e já vêm em tamanho pequeno, mas hoje há uma série de ativos para complementar a rotina mesmo durante a viagem.
Meu maior cuidado é na área dos olhos, pelas rugas e dermatite atópica que aparecia eventualmente. Desde que comecei a usar Vichy Mineral 89 para olhos nunca mais descamou, mas o produto é bem caro. Uma boa alternativa foi o sérum para olhos da Care, ótimo para desinchar pela aplicação com pedra jade e veio em miniatura no kit travel size.
Kit travel size
É oportunidade de comprar diferentes itens em um combo mais econômico e vem geralmente com a necessaire. No kit Care Natural Essentials vieram hidratantes, iluminador e o sérum para olhos por um preço razoável e ainda pude testar os outros produtos que não conhecia. Nas farmácias é bem comum encontrar um kit viagem com enxágue bucal, pasta e escova de dente, esse já comprei algumas vezes quando esqueci a escova.
A Simple Organic tem um que preciso testar, o Travel é uma embalagem circular com shampoo, condicionador e pastilha dental em formato sólido. As miniaturas Oceane também estão na lista, são várias para escolher ou um kit com 7 itens.
Esses kits também são uma bela forma de presentear os amigos viajantes e já vêm com embalagem especial, principalmente se for kit Boticário. Mas há vários outros em diferentes lojas e já deixei o link direto para eles na Droga Raia e Beleza na Web.
Para que serve o kit viagem?
Sua utilidade é ser prático de usar durante a jornada, geralmente em miniaturas para ocupar menos espaço ou com acessórios que facilitam a utilização. Um exemplo, além dos kits de higiene e beleza mencionados no texto, eu levo o meu kit viagem chimarrão constituído por uma garrafa térmica pequena da Stanley onde a tampa vira cuia, uma mini bomba e pacotinhos de erva-mate.
Dica
Quem nunca teve um produto vazado na necessaire pela pressão a bordo do avião? Por isso, cuido em utilizar embalagens mais resistentes e com tampa de rosca. Um jeito de evitar vazamentos é passar um filme plástico após preencher a embalagem e antes de tampar. Ou colocar cada potinho em saquinhos individuais, se vazar, não mistura com os outros e podemos reaproveitar.
O que mudou
Antigamente, eu aproveitava as amenidades dos hotéis (o shampoo, o condicionador e as outras miniaturas inclusas como cortesia na hospedagem) para levar em outras viagens e até reabastecer com os meus produtos favoritos. Mas esses itens estão cada vez mais raros, seja pelas práticas de sustentabilidade, trocando por embalagens maiores presas na parede ou economia mesmo. Somente as diárias mais caras ainda oferecem os potinhos, e dificilmente serão aqueles que não vazam e duram por anos.
Portanto, hoje acabo comprando miniaturas dos meus produtos preferidos e continuo reabastecendo quando a embalagem é realmente prática para levar na viagem. Só não recomendo comprar os kits de embalagens vazias por não terem rótulo, esse foi o principal motivo de terem jogado os meus potinhos no lixo em duas viagens.
Evite complicações no aeroporto
Em todos esses anos viajando, nunca tive problemas ao exibir os meus potinhos com rótulo desgastado pelo mundo, afinal, reaproveito as embalagens e tenho alguns preferidos que nunca vazam. Pois, ano passado, durante embarque doméstico no aeroporto de Pelotas, pediram para olhar os líquidos da minha bagagem de mão e jogaram todos sem rótulo no lixo, alegando ser a regra para embarque de líquidos no Brasil. Isso não faz sentido para voos nacionais e, chateada, pesquisei mais informações.
O site da Anac não fala nada em rótulos. As restrições para líquidos são quantidade e se é inflamável (como desodorante spray) ou corrosivo (como acetona) apenas. Por outro lado, diz que a decisão final é do agente de proteção da aviação civil que está abrindo a sua mala. Portanto, se ele não for com a sua cara ou implicar com o seu potinho, ele vai jogar no lixo e não tem como reclamar.
Um ano após o ocorrido, aconteceu novamente e postei um vídeo no Instagram contando como foi e alertas para ficar atento (leia os comentários para exemplos de outros viajantes).
O que pode levar como bagagem de mão
Para voar no Brasil, são permitidos potes de até 500 ml (somando 2L ou 2 kg) soltos na bolsa. Diferente dos voos internacionais que só permitem levar potes de até 100 ml (somando 1L ou 1 kg) e eles devem estar juntos em um plástico transparente para ser exibido ao agente de segurança.
O que não pode levar nos voos nacionais e está nas entrelinhas:
🚫 Líquidos sem rótulo.
🚫 Porcentagem alta de álcool.
© Todos os direitos reservados. Relato 100% original.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Por país:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Dicas para alugar um carro no exterior
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
Úteis:
- Como comprar seguro viagem
- Euros em papel-moeda cada vez menos aceitos na Europa
- Tax Free
- Formas de ficar conectado quando viaja
- Cartão de crédito bloqueado durante a viagem? Saiba o que fazer
- Checklist viagem internacional
- Faça a Permissão Internacional para dirigir
- O que levar a mala ou mochila
- Viaje com crianças