Situado no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta, 50 km de Uluru, Kata Tjuta é um dos lugares mais lindos e originais da Austrália. Na língua aborígene significa muitas cabeça. Assim como Uluru, também tem áreas restritas e segredos que não podem ser revelados.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Austrália
Saiba onde nos hospedamos
As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro
Abra uma conta internacional em dólar australiano
Kata Tjuta
Ou Olgas para os colonizadores, são 36 pedras enormes de arenito onde a maior chega a 546 metros de altura. Estima-se ter 500 milhões de anos, passando por épocas em que os habitantes eram pássaros gigantes, cangurus carnívoros, leões marsupiais e dinossauros. Hoje circulam por ali turistas, guias e animais que costumam aparecer a noite. Foi a paisagem mais surpreendente de toda a viagem, uma terra de gigantes, onde eu era uma poeira.
Fiz uma caminhada de 7,4 km pelo Valley of the Winds e aprendi mais um pouco sobre a cultura aborígene. As histórias deles contam lendas sobre a origem do parque e das pedras. Vou escrever um pedaço de uma delas: Dois irmãos gigantes resolveram brincar com a areia vermelha criando uma grande duna para poderem escorregar, mas tinha umas pedrinhas atrapalhando, juntaram elas e jogaram a 50 km dali. Assim surgiu Uluru e Kata Tjuta… Nesse estilo, várias histórias são passadas de geração em geração de forma oral ou através da arte. Usadas até hoje para educar crianças aborígenes, são contos infantis que transmitem importantes ensinamentos de forma lúdica e simples.
Tem outras caminhadas como os 600 metros da Kata Tjuta dune viewing area e os 2,6 km da Walpa George walk. Dizem que o nascer e pôr do sol das dunas é maravilhoso.
Tome Nota
Hospedagem em Uluru-Kata TJuta: Yulara é o povoado mais próximo e tem 6 hotéis perto do aeroporto que vão de resort 5 estrelas até refúgios simples. Veja resenhas e faça reserva no Booking.
Beba 1 litro de água por hora enquanto caminha.
Saiba mais sobre o Parque Nacional.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.