Entre as diversas atividades em Interlaken, na Suíça, pode pegar um cruzeiro pelo lago Thun para visitar vinícolas, castelos e cidades pitorescas parando onde desejar. Neste artigo, trago algumas curiosidades e dicas de viagem para conhecer Spiez e os vinhos suíços.
O texto continua após os serviços recomendados no destino.
Todos os artigos sobre a Suíça
Quanto custa um seguro viagem para Suíça? Faça orçamento aqui
Perca menos na conversão para francos usando Wise
Saiba onde nos hospedamos
O vinho suíço
Talvez você nunca tenha escutado falar do vinho suíço, mas garanto ser excelente, principalmente o branco. O motivo do anonimato é eles beberem tudo o que produzem, exportando apenas 1% para os países vizinhos. Portanto, para experimentar o vinho suíço, só viajando para a Suíça.
O país é produtor desde o tempo dos romanos e hoje são mais de 250 castas, incluindo uma das minhas favoritas: gewürztraminer. As regiões de Valais, Vaud e Ticino são as maiores produtoras, porém, há pequenas vinícolas por todas as partes.
Spiez abriga um dos vinhedos mais altos ao norte dos Alpes. Ali o clima equilibrado do Lago Thun, a variedade certa de vinhas, bem como o vento quente do sul, chamado “Föhn”, permitem a produção de vinhos brancos Spiezer frescos, além dos tintos conhecidos pela sua sofisticação, elegância e frutado.
Essa foi a minha terceira visita as vinícolas da Europa, aqui no site vai encontrar artigos sobre a região do Porto, em Portugal, e Vêneto, na Itália. Assista o trecho sobre Spiez no vídeo a seguir e ligue o som.
O que fazer em Spiez
Spiez é uma pequena comuna (município) nas margens do Lago Thun, na região de Bernese Oberland, no cantão Berna. Conhecida por suas vinícolas, paisagens deslumbrantes e diversos dos chamados soft sports como vela, canoagem, trilhas leves, entre outros para relaxar e se conectar com a natureza.
Durante o passeio de um dia:
- navegamos pelo lago Thun
- visitamos o castelo de Spiez
- caminhamos da Baía de Speier até o meio dos vinhedos
- degustamos taças de vinho suíço entre os vinhedos
- experimentamos a culinária local
O passeio de barco
As paisagens do lago Thun são deslumbrantes em qualquer clima. No dia do passeio de barco estava nublado e a cor da água continuava verde intenso, mesmo assim, tive o gostinho de sobrevoar Interlaken de parapente com sol e vista para os dois lagos para comprovar como são lindos, o Brienz fica para o outro lado de Interlaken.
Castelo de Spiez
Uma das suas principais atrações é o Castelo de Spiez, originalmente um forte medieval do século VIII e posteriormente moradia de três grandes dinastias. O castelo abriga um museu que conta a história da cidade e oferece uma vista espetacular da região para quem encara subir 127 degraus. Nos jardins têm trilha, uma cafeteria e igreja de pedra do século XI com afrescos do século XII.
As ruas de Spiez
Apenas caminhar ou pedalar pela cidade já vale a visita, mesmo em dia nublado. Jardins bem cuidados, casinhas típicas e as montanhas nevadas ao redor (só vi pelas fotos) são perfeitos para relaxar e desfrutar o momento.
A vinícola em Spiez
A vinícola visitada foi Alpine Weinkultur, uma cooperativa local onde toda a comunidade trabalha de forma voluntária durante a colheita. Os locais são orgulhosos ao dizer o quanto a empresa faz pela cidade e o mínimo que podem fazer e ajudar quando mais precisam, além de ser um evento divertido. Eles devem ganhar algumas garrafas pelo trabalho, eu imagino.
No dia estavam finalizando a colheita e não havia degustação, visita guiada ou loja disponíveis, mas os vinhedos ficam abertos para quem quiser caminhar entre eles. Inclusive pode fazer o Spiez Vineyard Sensory Adventure Trail, uma caminhada temática com painéis informativos e vídeos acessados via QR code. Como tínhamos um jantar no hotel Eden, o gerente organizou uma degustação com tábua de frios para gente. Os meus favoritos foram gewürztraminer e riesling.
Onde: Schlosstrasse 8. Aberta nas quartas-feiras, de maio a dezembro, das 17h00 às 19h00 e sábados, de maio a junho, das 10h30 às 13h.
Curiosidades da região de Bernese Oberland
Ainda sobre vinho, o copo tradicional da região de Bernese Oberland é mais parecido com chupito ou licor (veja na foto de capa), o motivo é ser mais fácil de levar na mochila durante as trilhas. E os suíços adoram levar vinho para as montanhas.
Sobre arquitetura, um bom exemplo encontrado em várias cidadezinhas com lagos na Suíça. Todas as casas têm suas vistas garantidas porque quanto mais perto da água, menor a altura do prédio. Além de respeito ao vizinho, o motivo é um plano diretor que não permite construir empreendimentos gigantescos na frente das construções mais antigas.
O idioma oficial é alemão, mas todos os que conversei falavam inglês.
Hotel em Spiez
Minha hospedagem foi em Interlaken, mas seria agradável dormir por ali e aproveitar os esportes aquáticos e trilhas com calma. Visitei o restaurante do hotel Eden e parece ser uma excelente opção pela localização e vista em todas as suítes. Para hospedagens mais simples, leia os comentários das mais de 20 opções no Booking.com.
Onde comer
Spiez oferece uma variedade de opções gastronômicas, desde restaurantes elegantes como o Belle Epoque até cafés e bistrôs mais descontraídos.
Restaurante Belle Epoque serve especialidades sazonais feitas com ingredientes regionais, muitos colhidos na própria horta do hotel Eden. Nosso jantar, obviamente, foi harmonizado com vinhos suíços e foi maravilhoso.
Onde: Seestrasse, 58
Como chegar a Spiez
Além do passeio de barco pelo lago Thun, que leva 2 horas, pode ir de trem em 10 minutos a partir de Interlaken ou de carro em 20 minutos. O ideal é ir de barco e voltar com outro transporte. Todos estavam inclusos no meu Swiss Travel Pass e no link conto as vantagens e como fazer o seu pela internet.
A estação de trem é passagem de diversas rotas, inclusive internacionais, sendo muito fácil chegar a Spiez com algumas conexões. O aeroporto mais próximo é o de Zurique, distante 2 horas de trem.
E aí, já provou o vinho suíço? Conte nos comentários.
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais. Imagens de Roberta Martins e Turismo de Spiez.
Essa viagem foi um convite da Adventure Travel Trade Association, Interlaken Turismo e Switzerland Tourism. .
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » SUÍÇA »DICAS PARA SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis: