Nas dicas de um texto anterior, escrevi sobre a importância de definir o que mais deseja visitar, além de determinar o transporte, antes de fazer qualquer reserva. Feito isso, hoje o assunto é sobre os lugares onde me hospedei e visitei durante a viagem. Embora tenha recomendações de resort, lodge e pousada, camping na Namíbia é a maioria e já aviso, não ser por economia, é estilo de viagem porque alguns chegam a custar o mesmo valor das outras opções.
Muitas famílias viajam de carro e acampam pela liberdade e estrutura que o país oferece para isso. Como fazer safari dentro do camping na Namíbia ou ficar perto do melhor atrativo. Optamos por alugar uma caminhonete 4×4 com barraca em cima e intercalamos com outras hospedagens para aliviar as costas e todo o trabalho exigido em um acampamento, afinal, o roteiro durou 10 dias com emoção.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
AGILIZE SUA VIAGEM
Quer saber quanto custa o seguro viagem? Faça orçamento aqui
Encara dirigir na mão esquerda? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Acesso rápido: Como escolher | Etosha | Sossusvlei | Swakopmund | Walvis Bay | Dicas
Como escolher entre resort, lodge, pousada e camping na Namíbia
A escolha entre acampar e dormir em uma suíte vai depender da sua disposição e orçamento mesmo se for por conta própria ou no safari contratado. Vale ressaltar que a campervan alugada vinha com todo o equipamento necessário para camping na Namíbia. Quem aluga um carro mais simples precisa providenciar tudo, neste caso, nem sempre vale a economia e se hospedar em um lodge com as refeições pode ser mais vantajoso. Já quem contrata uma excursão terá a estrutura no pacote e pode escolher o tipo de acomodação pelo valor.
Lodges simples e luxuosos disponibilizam áreas de acampamento onde o hóspede pode usufruir de toda a estrutura e pagar conforme a opção de cama. Estão localizados dentro ou nos arredores de parques nacionais e reservas. Já nas cidades maiores a variedade aumenta com resorts, hostels e pousadas no estilo bed and breakfast. Deixo a seguir onde me hospedei por cidade ou parque.
Onde ficar no Etosha
Etosha é um parque nacional e melhor lugar para fazer safari na Namíbia. O ideal é escolher um dos lodges ou campings dentro do seu território, mas nem sempre dá tempo de chegar antes do pôr do sol e os portões fecham pontualmente. Não só os principais, como também os acessos das vilas onde ficam os lodges e campings, então precisa calcular se terá tempo de entrar no parque e chegar a hospedagem. Na dúvida, fique nos empreendimentos ao redor.
CONSULTE VALORE DAS DIFERENTES HOSPEDAGENS
Okaukuejo Camp e Lodge
É daqueles lugares onde nem precisa sair da cabana para fazer safari, pode ver da varanda. Mas é democrático, a vista é acessível a qualquer pessoa dentro do parque e foi assim que conheci, pois, minha escolha de hospedagem foi outra onde turistas disseram ter mais animais na época. Okaukuejo é a opção mais próxima para quem vem de Walvis Bay e Windhoek. Possuí, restaurante, posto de gasolina, mercadinhos, área para barracas, centro de visitantes do parque e diferentes formatos de cabanas.
Onde: dentro do Etosha National Park, 16 km da entrada principal.
Halali Lodge e Safari Camp
É uma vila no meio da savana com muita poeira e serviços como restaurante, posto de gasolina, loja de conveniência, diferentes padrões de cabana e enorme área de camping. A estrutura do acampamento é mais simples e descuidada do que as cabanas, mas atende necessidades básicas como banho quente, mesa e tomadas perto da barraca. O destaque de dormir em Halali é ver os animais com uma curta caminhada até o waterhole, desde o nascer até o pôr do sol. Embora tenha visto leoa, rinocerontes e muitos elefantes, é seguro porque a vila é rodeada por cerca elétrica e seguranças cuidam dos portões para não deixar os animais selvagens entrarem.
Onde: dentro do Etosha National Park, 85 km da entrada principal.
Etosha Safari Camp e Lodge
É uma ótima opção para quem chegar tarde, mas nem tanto porque depois das 20h também fecha os portões. Logo na entrada tem uma loja linda com produtos africanos e uma música chama para a área da piscina onde os viajantes interagem e aproveitam o jantar, incluso na diária das cabanas ou opcional para quem opta pelo acampamento.
A área de camping fica depois das cabanas com banheiros limpos, água quente, lavanderia e muito espaço gramado entre árvores altas, churrasqueiras e postes de luz com tomada. A noite teve visita de veados.
Onde: na rodovia C38, 10 km antes da entrada principal do Etosha National Park.
Resort em Swakopmund
Bay View Resort
Foi o melhor hotel da viagem nos quesitos conforto, vista da suíte, Wifi e proximidade do aeroporto. Uma ótima escolha para descansar do acampamento e curtir o litoral da Namíbia, principalmente para quem vai no verão. No inverno achei frio para aproveitar a praia e a piscina, mas o preço é mais em conta e a localização fica no meio entre as principais cidades da costa: Swakopmund e Walvis Bay.
A suíte é um apart hotel com cozinha completa, escritório, sala com sofá-cama e varanda com vista para o mar. Para quem não quer preparar as refeições, o restaurante em frente ao mar serve pratos deliciosos e um café da manhã bem variado. O estacionamento é em área fechada e segura onde não precisamos descarregar o carro com os equipamentos de camping.
Onde: 136 Damara Tern em Dolphin Beach, Swakopmund.
Pousada em Walvis Bay
Elilo Bed and Breakfast
É uma pousada como se fosse a casa de uma moradora de Walvis Bay. É simples, limpo, confortável e com bom custo-benefício (mais barato que todos os campings indicados). Apenas algumas informações no Booking.com estão equivocadas como existir estacionamento (deixamos o carro na rua em frente a casa) e ser na beira mar, é perto, mas nem tem vista. Cheguei a noite e foi difícil encontrar pelo endereço, pois procurava na beira mar, então liguei do celular e a pessoa indicou o caminho e esperou na porta para sinalizar a casa.
O quarto duplo com banheiro privativo tem TV, toalhas, cobertores e bom sinal Wifi. Serve pães, frios, cereal, leite e iogurte no café da manhã e pode usar toda a estrutura da cozinha para preparar as refeições. A localização é ótima para conhecer os principais atrativos da cidade ou partir para os passeios por estar poucas quadras distantes da Pelican Bay Viewpoint, onde vivem os flamingos, e 16 km do aeroporto.
Onde: 1015 Hesko, Walvis Bay.
Camping e lodge em Sossusvlei
Dentro do parque Sossusvlei há o Sossus Dune Lodges e um acampamento logo passando a entrada, ambos administrados pelo governo com reserva via site ou na hora. Do lado de fora a oferta é maior e o indicado por amigos foi Quiver Desert Camp, onde não me hospedei por ter chegado depois do horário de fechamento e acabei dormindo em uma área de descanso em frente, dentro do carro. O recomendado é passar pelo menos 1 noite no interior do parque para ganhar tempo ao se locomover para as dunas antes que o portão abra e depois de fechar.
CONSULTE VALORE DAS DIFERENTES HOSPEDAGENS
Sesriem Campsite
É uma área enorme de acampamento com preços diferentes conforme a estrutura. Pode ter tomada, banho quente no banheiro coletivo, mureta, torneira, churrasqueira e sombra da árvore ou apenas um espaço para estacionar e dormir no carro. Já as áreas comuns são para todos como piscina, bar, mercado e restaurante.
Onde: dentro do Sossusvlei National Park, logo na entrada.
Tome Nota
Reserve com antecedência nos lugares mais procurados como no interior dos parques. Principalmente no auge da alta temporada (julho) e se a escolha da hospedagem for suíte.
É importante saber o horário de funcionamento dos parques e atrações ainda no planejamento do roteiro, para não chegar após o fechamento ou perder as saídas no primeiro horário. Ao longo da viagem notamos que nada fica aberto até muito tarde. Hospedagens fecham as portas externas no horário do jantar (por volta das 20h) e antes das 22h o silêncio e a escuridão tomam conta. Lindo de olhar para o céu, mas aterrorizante pensar em fazer xixi sem ter um banheiro seguro por perto.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
PAÍSES AFRICANOS VISITADOS
DICAS PARA SUA VIAGEM
Dicas da África:
Serviços de reserva:
- Hotel, hostel, lodge e guest house
- Resort, pousada, lodge e camping na Namíbia
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
- Leve chip de celular pra usar em 210 países
Úteis: