Fazia uns cinco anos que eu não passava por Punta del Diablo e me surpreendi com as mudanças e o crescimento. Movimento na alta temporada sempre teve, agora, construções por todos os lados, placas com a palavra vende-se em terrenos onde antes nem existiam ruas, vários hostels e outros idiomas, além do espanhol, são todas as novidades desse balneário de pescadores Uruguai. Ex-pescadores na verdade, descobri que muitos largaram a pesca para investir na construção civil e turismo. Inclusive, andam dizendo que é a nova Punta del Este. Será?!!
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o país
Pegue as dicas para viajar de carro
Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.
Punta del Diablo
Mesmo com todas essas mudanças Punta del Diablo mantém o charme rústico e continua pequena. As praias não são lotadas como as famosas brasileiras e se afastando do centro podem ficar desertas até na alta temporada. Adoro isso e aproveitar algumas especialidades da culinária uruguaia. Comer doce de leite e sorvete da Conaprole é um prazer obrigatório; sentir o cheiro da fornada e comprar medias lunas quentinhas nas panaderias junto com outros doces deliciosos; engordar com chivitos cobertos de batata frita ou pizzas e massas com muito queijo; escolher camarões e peixes pescados ali mesmo… Sem falar nas carnes, uma das mais saborosas do mundo. Fico com água na boca só de pensar em cordeiro, miúdos, queijo parrillero com mojones, batata doce e asado de tira na grelha.
A dica para economizar é comprar frutos do mar direto dos pescadores, na praia deles, e carne nas carnicerias. A maioria das cabanas tem estrutura para bancar o chef de cozinha e preparar banquetes.
O que fazer em Punta del Diablo
Além de comer, Punta del Diablo oferece outras atrações como aproveitar a praia. Gosto da feira de artesanato na praia do Pescador, de caminhar na areia e ver os outros surfando no mar gelado de La Viuda. O balneário tem duas praias: Playa de Los Pescadores é a menor protegida pelas rochas e Playa de La Viuda tem mar aberto e mais espaço na areia. Também pode fazer passeios a cavalo ou quadriciclo, conhecer os arredores como Laguna Negra, Parque Santa Teresa e La Coronilla, todos saindo pela ruta 9.
Passeios bate e volta
Laguna Negra tem praias escondidas, um silêncio incrível, trilhas pela mata nativa e passeio de barco. Para mudar os ares da praia, basta pegar a estrada em frente a entrada de Punta del Diablo e seguir a sinalização. O Parque Santa Teresa fica ao lado é um dos meus lugares preferidos para acampar, vale alugar uma bicicleta para explorar a partir da praia de Los Pescadores. O parque tem as melhores ondas para surfar e o museu no interior da Fortaleza de Santa Teresa.
La Coronilla é uma praia bem mais tranquila e tem o hotel com a melhor estrutura da região. O Parque Oceânico Hotel é antigo com vista para o mar que agrada famílias e idosos. Está localizada a 20 km seguindo em direção ao Chuy. Para o outro lado e um pouco mais distante tem a alternativa Cabo Polonio, um lugar rústico e divertido para passar o dia em passeio de bate e volta.
Visito essa praia há muito tempo e já fui em todos os feriados e estações do ano. O verão difere muito do inverno, na temporada baixa é perfeito para fugir das multidões das cidades e encontrar um lugar para relaxar. Tenho ótimas lembranças do inverno comendo bem, descansando e curtindo o frio na lareira, enquanto alguns amigos corajosos enfrentavam as ondas com long, luva e bota de neoprene.
Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.
R$57
Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.
Réveillon em Punta del Diablo
O primeiro de janeiro é engraçado, de um dia para o outro a população quadriplica. Engarrafamentos de ônibus e carros, muitas mulheres chegando com malas enormes, filas para tudo… É assim todos os anos, tanto que na véspera funcionários da prefeitura colocam as placas de sinalização nas ruas e alguns comércios finalizam as obras para a nova temporada.
Passei a noite de réveillon ali e vi animação mais nas casas, as ruas estavam vazias, algum movimento nos restaurantes, mas tudo tranquilo demais às 23h30. Levamos um cooler e sentamos em cangas na areia da praia do Pescador. Aos poucos as pessoas começaram a chegar, mas ninguém ficava onde estávamos. Quando notamos uma arquibancada cheia de gente e de repente Boom, Boom, Boom! Todos os fogos de artifício estavam enterrados ali, exatamente onde estávamos. Nunca vi fogos tão de perto e, extasiados com a luz, continuamos ali de boca aberta desviando das faíscas e explosões. Perigoso, mas foi legal, uma virada diferente e inesperada.
Tome nota Punta del Diablo
Converse com os locais, a hospitalidade e histórias do povo uruguaio já valem a viagem.
Pousada em Punta del Diablo: São muitas as opções, mas não deixe para a última hora entre Réveillon e Páscoa. Indico as pousadas onde já me hospedei mais de uma vez Los Apaches, Agua Marina, Dunas del Diablo e casas Recalada. Agora tem vários hostels legais, mas as cabanas tem mais a ver com o clima do lugar. Todas são bem equipadas, tem uma decoração original e parrillero, a maioria tem lareira e algumas tem piscina e forno a lenha para pizza. As casas para alugar são bem diferentes das que estamos acostumados no Brasil, lá eles são muito criativos e deixam a casa confortável como se fosse para eles. Aqui, geralmente, o hábito é mandar para a casa de praia o que não quer mais na casa onde mora.
Noite: Bitacora, El Bosque. É a melhor balada e só abre na alta temporada. Começa depois da meia noite e termina com o raiar do dia. Além deste, tem outros bares e cafés próximos.
Como chegar a Punta del Diablo: No verão é fácil com o Rutas Del Sol, linha de ônibus que faz todo o litoral diariamente e em vários horários. Fora desta época, o melhor é ir de carro ou alugar um para aproveitar bem a região de Rocha. A entrada para o balneário fica no Km 298 da ruta 9, ao lado do Parque Santa Teresa e 290 km distante de Montevideo.
Dinheiro: Aproveite a proximidade da fronteira com o Brasil para trocar reais por peso com a melhor cotação.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA A SUA VIAGEM
Dicas do Uruguai:
- Qual moeda para levar
- Como levar o animal de estimação
- O que beber, comer e preparar no país
- Guia essencial para viajar de carro pelo Uruguai
- Guia do Litoral
Serviços de reserva:
7 Comments
Ola, bacana a publicação, quais melhores Camping para barraca de teto para indicar por gentileza.
Obrigado
Olá Márcio, o camping que eu mais gosto é o Parque Santa Teresa que fica ao lado de Punta del Diablo e escrevi neste texto https://www.territorios.com.br/o-parque-santa-teresa/.
Já a melhor estrutura está no camping em La Barra perto de Punta del Este. Mas há vários espalhados pelo país
Estimados,
Recomendamos los Portales de interés turístico en zonas de gran importancia para el turista
1- portaldecolonia.com.uy
2- piriapolisportal.com.uy
hay información completa y actualizada
Olá Beto
A praia de La Viuda é bem mais tranquila e não é tão longe. Para quem gosta de caminhar é fácil chegar nas festas.
Olá.
Estou indo a Punta del Diablo para passar três noites, incluindo a noite de rèveillon. Já fiz contatos para alugar uma cabana, mas ainda estou em dúvida se ficamos hospedados em uma cabana na Playa del Rivero ou na Playa de la Viuda. O que você sugere? Qual das duas praias é mais tranquila e qual é mais movimentada? Claro que queremos festa, mas preferimos uma hospedagem mais afastada do tumulto…
Obrigado!
Eu gosto muito dessas cabanas en punta del diablo!!!
Amo esse lugar! E fica a dica pra quem não conhece e quer curtir um lugar rustico mas encantador.