Finalmente conheci Key West e adorei minha estada por lá. A porção de terra é o último território de uma sequência de ilhas (cerca de 1700 chamada Florida Keys) na região mais ao sul dos Estados Unidos. Rodeada pelo mar do Caribe, tem temperaturas agradáveis o ano todo e aquele clima de férias em praia do interior. Como o amigo Agustin já relatou suas experiências viajando com a chefe e com os amigos, agora é minha vez de contar o que fazer em Key West, ou como aproveitei dois dias viajando de carro com uma amiga.
Vou começar por uma curiosidade como a quantidade de galos e galinhas soltos pelas ruas de Key West. Inclusive, o canto de um me acordou no hotel de manhã cedo. Quando perguntei ao recepcionista, ele disse ser o galo de estimação, mas livre para ir e vir assim como todas as aves na ilha. Diz a lenda urbana que foram trazidos pelos cubanos (primeiros morados da região) para se alimentarem. Eles procriaram, se multiplicaram e hoje estão por todos os cantos da cidade como se fossem cães e gatos de rua. Porém, são muito bem tratados.
Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre os Estados Unidos
+ Saiba onde nos hospedamos
+ As estradas americanas são ótimas para alugar carro
+ Economize tempo e não pague IOF comprando ingressos na Civitatis ou saiba como funciona
O que fazer em Key West por ar, mar e terra
Por ser um destino consagrado entre os americanos, não faltam atividades interessantes e diferentes ângulos para explorá-las. Em Key West eu caminhei, pedalei, mergulhei e voei, por isso vou dividir as atrações pelos ambientes sugeridos no título.
Por mar: snorkel e caiaque
Passear de barco e mergulhar é o que há de melhor para fazer no Caribe e agrada a maioria dos companheiros de viagem. O turista pode ficar relaxado curtindo a paisagem e o balanço do mar ou se jogar e explorar o mundo submerso. Pelo menos assim aconteceu nesta viagem, enquanto a amiga mergulha um pouco e volta logo para o barco, eu fico murcha explorando cada cantinho das barreiras de coral. Desta vez teve até momento mágico quando um cardume de peixes de cor negra passou por mim e eu resolvi acompanhá-los. Nem se incomodaram com a minha presença e fui até os limites do recife completamente encantada.
Fiz o passeio de uma manhã com a Fury Water Adventures e incluiu duas paradas (uma, no farol Sand Key) e equipamento de mergulho. A empresa é a mais recomendada em Key West e oferece outro tour bem completo com caiaque, snorkel, paraglider e jet ski no mesmo dia. Fiquei com vontade de sentir adrenalina no paraglider, quem sabe na próxima!
Uma das atrações mais diferentes em Key West foi o caiaque noturno com Ibis Bay Paddle Sports. Enquanto os animais marinhos facilmente encontrados durante um snorkel dormem, os de hábitos noturnos estão buscando o seu café da manhã e colocando as garras para fora. Navegando no caiaque com fundo de vidro e luz de led ficou fácil ver essa movimentação marinha e não se perder do grupo. O guia indica o caminho a ser seguido até um paredão submerso e nos avisa toda a vez que encontra algo interessante na água. Apenas um detalhe traz um certo receio, se ficou curioso ou com vontade de fazer, leia o meu relato completo desta experiência no link acima.
Por ar: voo de helicóptero
A experiência de sobrevoar Key West já teve um relato exclusivo e recheado de fotos por aqui. A dica para organizar o roteiro é seguir a ordem deste texto. Ou seja, recomendo programar o voo para depois do snorkel e antes das atividades por terra. Primeiro, porque é melhor aproveitar o mergulho sem saber que existem tubarões ao redor, e depois, porque ver de cima dá uma boa noção das distâncias e ajuda a se localizar mais fácil no mapa.
Os tours de helicóptero em Key West são oferecidos exclusivamente pela Air Adventures em passeios a partir de 10 minutos. Eu fiz e indico The Ultimate Island Experience, voo em 30 minutos sobre as ilhas mais ao sul das Florida Keys.
Por terra: caminhada e bicicleta
É muito fácil circular por Key West a pé ou de bicicleta. Tem ciclovias, é plano, motoristas respeitam e a sinalização é boa. Além da oportunidade de praticar exercícios, evita o estresse de procurar estacionamento, afinal, a maioria das vagas são exclusivas para moradores. Nós só usamos o carro na chegada, para ir ao aeroporto voar de helicóptero e na partida.
Em um passeio de bicicleta pude ir até o famoso marco do extremo sul do país, o Farol de Key West e a casa museu de Ernest Hemingway estão no caminho. Dali, segui até o Parque Forte Zachary Taylor para descansar na praia e visitar as ruínas. Há várias opções para alugar bicicletas como a Fury recomendada para snorkel, eu usei as do hotel Nyah (leia a seguir).
Para explorar Key West a pé, vale definir os pontos turísticos desejados e escolher os mais próximos do hotel. Para os locais mais afastados, existe um transporte chamado Conch Train Tour com explicações e paradas em várias atrações. Eu optei pela bicicleta.
Quando for perto do pôr do sol, a pedida é Mallory Square para vivenciar a Sunset Celebration. Uma feira ao ar livre com expositores de artesanato, performance de artistas de rua e barraquinhas de comida que acontece diariamente neste endereço. Turistas e moradores se reúnem para apreciar o momento e aproveitar as atrações. Infelizmente estava nublado, mas o astral estava muito bom. Ao final, peguei a Duval Street e continuei até o hotel com várias tentações para parar. A rua mais movimentada de Key West é repleta de bares animados, lojas e pessoas na rua.
Hotel em Key West
Fiquei duas noites em localização central no descolado e informal Nyah. O nome acrônimo para “Not Your Average Hotel” anuncia não ser um hotel mediano e realmente não é. A primeira impressão pareceu ser um hostel, contudo, a prestativa recepcionista disse que já foi e agora vai além disso. Os quartos podem ser customizados para satisfazer as necessidades dos hóspedes. Funciona assim: a mobília, baseada em módulos, é versátil e pode acomodar tanto um casal em cama king size quanto até 6 amigos em beliches, tudo no mesmo espaço. Alterar a configuração do quarto não tem custo, assim como o WiFi, o café da manhã continental, a bancada da cafeína 24h (máquina da Starbucks) e o happy hour com queijos e vinhos.
A tradicional casa de madeira branca esconde um ambiente moderno com três piscinas, duas Jacuzzis aquecidas e terraços para observar a cidade. Ainda oferece bicicletas para alugar e sugestões de passeios interessantes na recepção. Entre os diferencias é a interação entre os hóspedes nas áreas comuns, mesmo sendo oficialmente um hotel boutique, Nyah é lugar pra fazer amigos. Outro ponto a ser considerado é o limite de idade, é obrigatório ter 21 anos ou mais.
O banheiro é enorme, tem armários individuais, frigobar e tomadas USB ao lado da cama. O lado negativo foi não ter estacionamento nem lugar para deixar o carro no mesmo quarteirão. É preciso caminhar 2 a 4 quadras para estacionar o carro.
Onde: 420 Margaret Street
Onde comer em Key West
Turtle Kraals Bar & Restaurant
Um lugar enorme para encontrar todo o tipo de gente e curtir a brisa vinda da marina. Há ambientes menores e gostei do terraço para ver o pôr do sol com drinks e petiscos. O cardápio é bastante variado, as porções são bem servidas e o preço é justo. Pedi ceviche peruano e tacos com guacamole que combinaram super bem com o coquetel de key lime, o limão típico da região.
Onde: 231 Margaret Street. Funciona diariamente das 11h às 22h. Reservas: (305) 294-2640
The Stone Crab
É para apreciar frutos do mar frescos e com apelo sustentável, mas também tem carnes e massas. Inclusive, ostras, caranguejos e lagostas ficam vivos em caixas submersas ao lado do deck e são consumidos conforme demanda. O bar se denomina eco oferecendo cervejas artesanais, coquetéis com ingredientes o mais saudável possível e destaque para os biodinâmicos e orgânicos nacionais na carta de vinhos.
Optei por uma massa farta e deliciosa com carne de lagosta, caranguejo e camarão. Como entrada, saborosos camarões empanados e coquetel de frutas. Os valores não são baratos, mas considerando que comem dois ou três no recomendado como prato individual, o valor final fica acessível para uma experiência gastronômica maravilhosa. O tour de caiaque mencionado acima fez parte desde momento e conto mais detalhes no relato indicado para fazer o passeio.
Onde: 3101 Roosevelt Boulevard. O bar abre das 10h às 23h diariamente e tem lugar para estacionar na rua em frente. Reservas: (305) 433-9431
Tome Nota Key West
Leve repelente! Os mosquitos são invisíveis e esfomeados.
Gorjeta: é recomendado deixar entre 18-22% conforme o nível de satisfação. Lembrando que a taxa de imposto também será inclusa na nota e estes valores não são mencionados nos cardápios.
Quando não ir: evite a temporada de furacões no Caribe entre agosto e outubro.
Como chegar: carro é o jeito mais prático e rápido pela US-1 S. São cerca de 250 km de Miami que pode levar horas se for no início do fim de semana, quando o trafego é intenso porque as Florida Keys são muito procuradas para quem mora em Miami. Outra opção é a linha diária partindo de dois pontos de Miami pela manhã: Big Bus Tour Central Station ou South Beach.
Reserve o seu carro pela Rental Cars e opte pela Hertz.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Fotos de Roberta Martins, Gardênia Rogatto, Roberta Martins, Ibis Bay Paddle Sports e Air Adventures.
O Helicopter Tour foi um oferecimento da Air Adventures para o #JustFunFlorida. Projeto dos sites Territórios e Não Pira, Desopila em parceria com Visit Florida e The Florida Keys.
O que fazer em Key West fotos:
DICAS PARA SUA VIAGEM
- Novo trem na Flórida
- Onde é mais rápido tirar o visto americano
- Dicas do Arizona
- Intercâmbio em Nova York
- Compras na Flórida
Serviços de reserva: