Pela segunda vez, eu e meu companheiro de viagens resolvemos encerrar as férias de verão (do hemisfério norte) em Maiorca. Por dois motivos: no ano passado, perdemos o avião porque esqueci a hora do embarque num café do aeroporto (karma da viajante atrapalhada) e, com o remanejo para um voo quase dois dias depois, nossa viagem ficou reduzida a um dia e meio. E também porque nos impressionamos tanto com a beleza das praias da ilha que achamos que valia a pena conceder uma segunda chance a este destino (e desta vez, sem café antes do check-in). Resultado: já combinamos uma terceira passagem por Maiorca!
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Espanha
Quer dirigir na Europa? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior
O seguro viagem é obrigatório.
A ilha Maiorca
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Acesso rápido: Relato | Roteiros | Tours | Dicas | Por onde começar
Maiorca é a maior das chamadas Ilhas Baleares (as outras três são Ibiza, Minorca e Formentera), no Mar Mediterrâneo, a leste da Espanha, e conta com 306 praias. A capital da região é Palma de Maiorca e o idioma oficial, o mallorquí – uma variedade do catalão. Mas, claro, todos falam espanhol e todas as pessoas com quem interagimos na ilha também se comunicavam impressionantemente em inglês. Apesar de pertencer à Espanha, a ilha também abriga muitos habitantes ingleses e alemães (e representam 7% da população local).
Nos dois anos, o plano foi o mesmo (acho engraçado que a pessoa perde o voo bebendo café e depois vem falar de plano de viagem). Escolhemos setembro porque é o final do verão no hemisfério norte, quando as passagens de avião estão mais em conta e muitos turistas já voltaram para suas casas. O que nos garante mais tranquilidade e temperaturas máximas em torno dos 30 graus nas Ilhas Baleares.
Alugamos um carro pela internet e o retiramos diretamente no aeroporto de Palma. Essa facilidade nos permitiu conhecer as praias sem depender do transporte público e nos locomovermos como e quando bem entendermos (não vou falar do trauma de esperar duas horas por um ônibus perto de Cagliari, na Sardenha, em 2012, e descobrir que a parada de ônibus e os horários que mostravam um cartaz no local não serviam para nada).
Sudeste de Maiorca
No primeiro ano, fomos direto para a região de Santanyí, na região do Parque Natural de Mondragó, no sudeste da ilha, atraídos pela promessa de belas enseadas de areias brancas e muita natureza. Nesta região, nos deparamos com praias bem pequenas como a Cala D’or, escondidas entre as montanhas, com águas límpidas e muita tranquilidade.
Já na reserva de Mondragó, as praias são um pouco maiores e é preciso caminhar (cerca de 15 minutos, contando a partir do estacionamento onde deixamos o carro) para chegarmos até o destino. O acesso aos veículos nas praias é proibido.
As praias S’amarador e Mondragó são as que mais gostamos. Uma fica a cerca de 10 minutos a pé da outra. Como fazem parte de uma reserva natural, não há residências, comércios ou restaurantes nas proximidades. Um alerta para os viajantes despreparados que chegam em um parque ecológico só com o cartão do banco. Moedinhas perdidas no fundo de nossas mochilas e um boteco à beira-mar salvaram o nosso dia. O que também é legal, é a possibilidade de alugar guarda-sóis nas praias (2 euros para o dia inteiro).
Palma de Maiorca
Já neste último verão (2013), ficamos dois dias em Palma de Maiorca para conhecermos as praias nas proximidades da capital. De carro, passeamos um pouco pelo sudoeste da ilha. Talvez porque o tempo não tenha colaborado muito, não nos surpreendemos com esta região (acho que pegamos os únicos dois dias de chuva do verão catalão). No entanto, Palma é uma bela cidade, cuja origem data do Império Romano e que preservou uma boa parte de sua arquitetura medieval.
A vida noturna da capital das Ilhas Baleares é bem agitada, são centenas de bares, restaurantes e clubes. Talvez porque fomos a Palma no final da temporada, não pegamos o máximo do agito. Mas a palhinha que tivemos com a boa comida e os vinhos espanhóis já garantiu uma boa dose de felicidade.
Felicidade, aliás, que teve fim quando fomos expulsos de um bar à meia-noite porque eles queriam encerrar o expediente, alegando que no centro os estabelecimentos fecham cedo por exigência dos moradores. A grosseria das garçonetes da Bodega Gaudeix (Carrer de Can Sales, 2) nos serviu para alertar vocês da única má experiência que vivemos em Maiorca (nunca fomos tão mal tratados em um restaurante). Também ir para a cama mais cedo, poupando nossas energias para uma das regiões mais bonitas da ilha: o sul.
Pelas praias do sul de Maiorca
O proprietário do hotel onde nos hospedamos em Palma de Maiorca nos aconselhou as praias do sul. E lá fomos nós para os dois outros dias na ilha.
Como estávamos com um casal de amigos, alugamos um apartamento com dois quartos na Colônia de Sant Jordi que saiu muito mais em conta do que o hotel. No caminho de nosso appart, aproveitamos para conhecer duas das praias aconselhadas, Sa Ràpita e Ses Covetes.
E aí, sim, não teve nenhuma comparação com as praias do sudoeste. Mesmo com o tempo chuvoso, a beleza destes locais e a cor da água do Mediterrâneo nas praias desta região são indescritíveis.
Chegando na Colônia De Sant Jordi, extremo sul da ilha, descobrimos este vilarejo residencial, povoado por alemães e muito tranquilo. Diferente do turismo exacerbado na região de Santanyí, a Colonia Sant Jordi é um desses lugares onde parece que o tempo parou, o que lhe dá muita autenticidade.
Os botecos de praia, os comércios suburbanos, os restaurantes despretensiosos à beira do mar dão um alívio às multidões de Palma e ao turismo « enlatado » da região de Santanyí. E, o melhor de tudo, lindas praias de areias brancas e águas límpidas estão a poucos metros da Colônia, a cinco/dez minutos a pé, como a Es Dolç, a Es Carbó e a Es Caragol.
Na despedida, tivemos um por do sol inesquecível na praia de Es Dolç. Acabamos improvisando um luau com direito a estrela cadente e banho de mar às dez da noite. A vontade era de estender as férias por muitos mais dias, mas Maiorca nos espera para o próximo verão.
Tours e experiências
Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
Dicas para aproveitar
Não deixe de experimentar a culinária típica da região. As ensaimadas (uma espécie de pão doce) e as sobrasadas (linguiça feita com carne de porco e pimentão) são imperdíveis. A ilha também produz algumas variedades de azeitonas – que têm um sabor todo especial.
O restaurante TAST tem pintxos e tapas de qualidade e a poucos euros no centro de Palma de Maiorca. Adoramos!
Para não pagar mico e multas: cada cidade de Maiorca tem suas regras de funcionamento e cobrança de estacionamentos. Nas ruas, você compra o tíquete direto nos parquímetros. Um cobrador que faz a ronda dos estacionamentos multa constantemente os tíquetes vencidos (mesmo que só tenha passado um minuto). Até uma hora após a multa, é possível cancelá-la diretamente no parquímetro (por um valor que varia entre 3 e 6 euros). Mas de acordo com a nossa locadora de automóveis, só as multas de excesso de velocidade são realmente cobradas na ilha.
Se for se hospedar na ilha, consulte o preço dos apartamentos antes de optar por um hotel. Geralmente, os preços dos aparts são mais em conta.
Faça a cotação de hotéis no Booking e alugue carros em Maiorca na Rental Cars.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » ESPANHA » MAIORCA »DICAS PARA SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
2 Comments
Ola, amei os comentários sobre Maiorca, vamos p la no mês que vem….. Gostaria de saber c qual companhia vcs alugaram o carro e se deu tudo certo. Estou lendo muitos comentários negativos, então estou meio receosa ….aguardo, tks
Olá, Angélica! Que legal que você curtiu o post. Espero que sua experiência em Maiorca seja tão boa quanto a nossa.
Nas duas vezes que fomos a Maiorca, alugamos nosso carro na Hertz, no stand do aeroporto mesmo, logo quando chegamos. E deu tudo certo, não tivemos nenhum problema. Mas parece que o preço sai mais em conta se você aluga pela internet. O que é legal também é que as garagens ficam no estacionamento do aeroporto, logo na saída.
Ah, fiquem atentos aos estacionamentos pagos nas cidades ou praias porque os guardas multam mesmo se você não tiver comprado seu tíquete.
Boa viagem!