Se pudesse escolher entre dormir em casa na árvore, barraca estilo glamping, kombi adaptada ou os tradicionais quartos privativos, ou compartilhados, qual seria a sua preferência? O Hostel da Vila oferece todas essas opções além de uma vista linda para o Canal de São Sebastião, entre o continente e Ilhabela.
Passei duas noites por lá e intercalei as alternativas com meus amigos, vou contar as nossas preferências e ajudar a escolher a sua conforme o nível de exigência. Embora seja mais descolado que o padrão, é um hostel no conceito original, ou seja, todas as opções vêm com áreas de lazer e cozinha compartilhadas e a maioria com banheiro coletivo. O destaque são o bom astral e as acomodações estilosas integradas à Mata Atlântica preservada.
Escolha a sua acomodação no Hostel da Vila
Pra começar, fica mais fácil encontrar o melhor de acordo com as necessidades pré definidas.
- Se faz questão de ar-condicionado, deve ficar nos quartos compartilhados, suítes ou barraca. Sim, glamping quer dizer que a barraca pode ter o mesmo conforto dos quartos ou até mais;
- Se viaja em família ou exige o banheiro privativo, as suítes têm mais opções de leito e o banheiro dentro do quarto;
- Se a ideia for economizar, as acomodações compartilhadas estão divididas em quartos para 4 até 12 pessoas em beliches;
- Para maior privacidade e integração com a natureza, as casas na árvore são as mais silenciosas e nem parece que existem outras pessoas dormindo no mesmo terreno;
- Para casais, as barracas estilo glamping são as mais românticas e confortáveis, enquanto a kombi hippie adaptada é a mais estilosa.
Como foram as nossas escolhas no Hostel da Vila
Antes de chegar, a casa na árvore parecia a mais interessante pelas fotos do site. Mas quando vi a barraca não resisti. Combinei com meus amigos e passei uma noite em cada, resultado? Adorei as duas. Nos dias mais quentes, a barraca será mais confortável pelo ar-condicionado; com temperaturas mais amenas, o astral de acordar com luz natural e ver o verde pela janela é muito bom. Já o amigo italiano, foi direto para kombi 1973 pela nostalgia. Nos seus vinte e poucos anos era dono de veículo do mesmo modelo e viajava assim pela Europa. Ele achou confortável, mesmo sem conseguir ficar em pé lá dentro pela sua altura. É mais indicado para quem tem menos de 1,70 metro como eu.
Casas na Árvore
Abrigam até 3 pessoas em uma cama de casal e bi cama de solteiro, mas o ideal é para até duas pessoas em função do espaço reduzido. Está equipada com ventilador de teto, mosquiteiro, baú, aparador e espelho.
Glamping
É uma barraca de lona, com fecho na porta e janela de tela, com suporte no meio garantindo a sustentação do teto para poder ficar em pé. Além do ar-condicionado, têm em seu interior luminária, cama box, aparador, baú, ventilador, espelho e colchão de ar extra, caso uma terceira pessoa queira dividir o espaço. Porém, o ambiente é menor que a casa na árvore.
Quartos compartilhados
Estão divididos em acomodações para 4, 6, 8, 10 e 12 pessoas (dormitórios mistos ou femininos) em beliches de ferro com armários individuais. A opção com 12 camas apresenta divisórias ficando parecido com as cabines cápsula já relatadas aqui e os armários ficam no lado de fora. Cada leito tem sua luz de leitura, tomada, roupa de cama e cobertor.
O astral e as áreas de convivência do Hostel da Vila
Ao entrar na propriedade dá para sentir a tranquilidade no meio da cidade, ou a Vila, como é chamada a zona onde está localizado. Uma trilha de paralelepípedos, em meio à vegetação nativa, leva até a recepção e de lá os caminhos são variados para as acomodações e áreas de convivência.
O ambiente da piscina é muito agradável com espreguiçadeiras e muito verde ao redor. Dá pra fazer uma bela pool party se os hóspedes forem animados. Nos meus dias por ali, em novembro, o pessoal era bem tranquilo.
O café da manhã é continental com sucos naturais, frutas da estação, cereais, iogurte, bolos e frios. É servido ao lado da Sala de TV e do Salão de Jogos e tem vista para o Canal de São Sebastião. Descendo as escadas, vai encontrar a melhor vista com poltronas e redes ao ar livre (foto destaque).
A cozinha está equipada para preparar diversas refeições ao lado do Salão de Jogos, mas tem horários de uso. Os banheiros estavam sempre limpos e vazios quando precisei usar. Se não me engano, são três femininos e dois masculinos em estilo vestiário.
Tome Nota Hostel da Vila
A localização fica a umas três quadras do mar e mais perto de vários restaurantes e mercados.
As acomodações privativas oferecem café da manhã e estacionamento inclusos na diária. As demais podem usufruir pagando à parte.
Outros serviços incluem Centro de Mergulho, Bar e Lanchonete, WiFi grátis, lavanderia, passeios e atividades náuticas com parceiros.
Mais informações no site do hostel.
Outra opção interessante em Ilhabela é contratar um passeio da Ilhavela Charters com pernoite no veleiro. Nossa ideia era passar uma noite e intercalar com o hostel, mas o tempo não ajudou naquele fim de semana.
Caso prefira reservar esta ou outras hospedagens no Booking.com, esse é o link.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
A hospedagem foi cortesia para a produção do vídeo sobre São Paulo para a revista holandesa Wideoyster.
Você está em INICIAL » BRASIL » SÃO PAULO » ILHABELA »DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real