Esta imagem foi clicada pelo Leandro em nossa primeira viagem pela Austrália. Mas quando ele escreveu o texto sobre os exóticos animais do país, esqueceu de mencionar o cisne-negro. Talvez por não achar exótico ou nem saber que a ave é originária da Western Australia. Descobri anos após visitando um zoológico em Perth. Como a maioria dos bichos australianos, a espécie evoluiu de forma diferente e isolada do resto do mundo.
Inclusive, antes da existência do cisne-negro (Cygnus atratus) ser revelada ao mundo como realidade havia uma teoria chamada Cisne Preto – concebida para explicar eventos impossíveis. Levou este nome porque até o século XVII a única afirmação válida era que todos os cisnes eram brancos. Claro, a teoria caiu por terra com a descoberta do cisne de bico-vermelho e penas bem mais escuras. Recentemente surgiram outras definições para a palavra como a defendida por Nassim Taleb no livro “A lógica do Cisne Negro“:
“Um evento com três características altamente improváveis: é imprevisível, ocasiona resultados impactantes e, após sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável.“
Cisne-negro
Fotografia por Leandro Gabrieli
Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.
Onde tem cisne-negro?
A ave não migratória é encontrada por toda a Austrália e algumas regiões do continente europeu como o Reino Unido, Países Baixos, Polônia e Islândia. O cisne-negro foi introduzida acidentalmente na Europa e hoje parece uma ave local como seus parentes patos, marrecos, gansos ou os irmãos cisnes-brancos. Mas seu habitat original é Western Australia, especificamente na região do rio chamado Swan, cujo significado em inglês é cisne. Lá no oeste australiano, ele é até o símbolo do Estado presente no brasão e na bandeira.
Você já viu? Conte onde nos comentários.
Conheça outros animais da austrália:
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.