Semana passada percorri de carro a Rota dos Pampas em busca dos vinhos da Região da Campanha e gostei muito do que vi por lá. Os rumores sobre a qualidade da bebida já escutava há algum tempo, mas era preciso ver as plantações de perto, ouvir os produtores e experimentar a hospitalidade da fronteira oeste do Rio Grande do Sul.
Partindo de Pelotas pela BR-293, as videiras começam a surgir em Pinheiro Machado e continuam, entre plantações de oliveiras e soja alternando com rebanhos de ovelha e gado, nos dois sentidos da BR-158. E ainda abrange uma boa parte da divisa com o Uruguai e trechos da BR-290.
Vinhos da Campanha
Como o conceito vinhos da campanha começou há pouco anos, a maioria dos turistas que passa por ali nem imagina da possibilidade de parar, fazer uma visita guiada, degustar com aperitivos regionais e comprar bons vinhos a preços atraentes. A culpa é a falta de informação na internet e pouca promoção do turismo gaúcho. Mas vou dar uma amenizada nisto contando tudo o que eu descobri na viagem de quatro dias entre Candiota e Santana do Livramento. Começo com as propriedades visitadas que estão abertas ao público e nas próximas semanas contarei em detalhes as experiências turísticas e gastronômicas da região.
Vinícolas
Todas oferecem visita guiada, venda e degustação durante a semana em horário comercial. Algumas fazem almoços e recepções mais elaboradas para grupos mediante agendamento. E aconselho ligar ou ver a programação no site antes da visita, assim eles podem se organizar melhor para recebe-lo. Afinal são empresas pequenas com poucos funcionários.
Batalha Vinhas e Vinhos oferece degustação com ou sem acompanhamentos e está em obras de ampliação para atender com mais conforto a demanda de visitantes. Para conhecer basta chegar em horário comercial ou contatar pelo site. Fica na beira da BR-293 no Km 144, em Candiota.
Vinícola Peruzzo tem livre degustação com ou sem tábua de frios e recebe grupos para um almoço com fogo de chão. O tour tem explicação técnica pela cave, caminhada nas vinhedos e a proprietária disse que bastava chegar para conhecer. Recomendo ligar antes para (53) 99716113 porque as informações no site estavam desatualizadas. A parada é no Km 186 da BR-293, em Bagé.
Guatambu, chamada de a Estância do Vinho, é a mais preparada para o enoturismo pelas instalações e informações atualizadas no site. Oferece almoço harmonizado uma vez por mês, degustação com tábua de frios e visita guiada detalhada. Tem espaço para eventos, área de animais (gado, ovelha e cavalos) e a loja com artesanato e produtos relacionados ao consumo da bebida. A estância tem portão de entrada na BR-293, Km 265 em Dom Pedrito.
Vitivinícola Cordilheira De Sant’ana também possui uma boa estrutura para receber o turista com degustação e visita guiada, porém, exige o agendamento porque o número de funcionários é enxuto. Veja o contato no site. Localizada aos pés do Cerro de Palomas, fica na Estrada de Palomas s/n em Santana do Livramento. Há placas sinalizando a entrada.
Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.