Como é difícil fotografar um guará! O pássaro de cor vermelho vibrante (de tanto comer caranguejos) insiste em fugir das minhas lentes. Vi pela primeira vez e cheguei bem perto no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR). Depois em Alcântara (MA) e finalmente achei que conseguiria no passeio específico para ver a revoada dos guarás no Delta do Parnaíba, entre Piauí e Maranhão. E mesmo usando uma lente 300 mm, o melhor foco foi nesta:

Eu voltei a fazer o mesmo passeio no Delta do Parnaíba três anos depois. Para minha alegria, consegui melhorar um pouco o foco. A câmera é mais nova, mas a lente é a mesma, a diferença foi a quantidade de pássaros desta vez. Aumentou muito e, assim, as chances de fazer mais cliques e um sair melhor cresce junto. O texto original continua abaixo das fotos da última viagem.

Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba
Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba
revoada dos Guarás
revoada dos Guarás
revoada dos Guarás
revoada dos Guarás
quero dicas do Brasil

Guará

Voo dos guarás no Delta do Parnaíba, entre Piauí e Maranhão - Brasil
Voo dos guarás no Delta do Parnaíba, entre Piauí e Maranhão – Brasil

Não podíamos chegar mais perto porque o barco tinha um motor barulhento e iria afastá-los. Segundo o piloto, antigamente existia um número muito maior de guarás, mas foram embora por causa do barulho feito por pessoas e agora tentam reverter a situação. Em meio a tantas ilhas do Delta, os pássaros escolhem uma para se encontrar todas as noites e apenas percebe-se que não são flores vermelhas porque vemos eles chegando.

Ilha onde os guarás passam a noite
Ilha onde os guarás passam a noite

Bem, pelo menos as cores do final de tarde formaram uma bela composição entre as nuvens e o guarás, não acha? Alguém aí já conseguiu fotografar esse pássaro de perto e bem focado? Então manda pro Foto da Semana contando onde e como conseguiu.

Guará combina com as cores do por do sol
Guará combina com as cores do por do sol

O passeio faz parte da Rota das Emoções. A viagem para imprensa foi um convite do Sebrae em conjunto com empresários de turismo da Rota. As dicas e opiniões expressas aqui são de livre expressão do autor.

Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » PIAUÍ » PARNAÍBA » Foto da Semana #168 Guará
quero dicas do Brasil
Author Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 15 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Deixe seu recado, escreva algo