Como é difícil fotografar um guará! O pássaro de cor vermelho vibrante (de tanto comer caranguejos) insiste em fugir das minhas lentes. Vi pela primeira vez e cheguei bem perto no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR). Depois em Alcântara (MA) e finalmente achei que conseguiria no passeio específico para ver a revoada dos guarás no Delta do Parnaíba, entre Piauí e Maranhão. E mesmo usando uma lente 300 mm, o melhor foco foi nesta:
Eu voltei a fazer o mesmo passeio no Delta do Parnaíba três anos depois. Para minha alegria, consegui melhorar um pouco o foco. A câmera é mais nova, mas a lente é a mesma, a diferença foi a quantidade de pássaros desta vez. Aumentou muito e, assim, as chances de fazer mais cliques e um sair melhor cresce junto. O texto original continua abaixo das fotos da última viagem.
Guará
Não podíamos chegar mais perto porque o barco tinha um motor barulhento e iria afastá-los. Segundo o piloto, antigamente existia um número muito maior de guarás, mas foram embora por causa do barulho feito por pessoas e agora tentam reverter a situação. Em meio a tantas ilhas do Delta, os pássaros escolhem uma para se encontrar todas as noites e apenas percebe-se que não são flores vermelhas porque vemos eles chegando.
Bem, pelo menos as cores do final de tarde formaram uma bela composição entre as nuvens e o guarás, não acha? Alguém aí já conseguiu fotografar esse pássaro de perto e bem focado? Então manda pro Foto da Semana contando onde e como conseguiu.
O passeio faz parte da Rota das Emoções. A viagem para imprensa foi um convite do Sebrae em conjunto com empresários de turismo da Rota. As dicas e opiniões expressas aqui são de livre expressão do autor.
Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real