Feynan Ecolodge é um hotel 100% auto sustentável no meio do deserto. Exatamente no vale chamado Wadi Feynan, dentro da Reserva da Biosfera Dana, no sul da Jordânia. Passei uma noite para ver de perto o desafiante objetivo de produzir ali mesmo todo o consumido; causar o mínimo impacto ambiental; e colaborar com a subsistência dos beduínos moradores da região. Isto sem deixar de lado charme e conforto para os aventureiros mais exigentes.
Beduínos são os árabes nômades que circulam pelo Oriente Médio desde antes do islamismo. As famílias costumavam se deslocar em camelos, com todos os seus pertences, e dormir em tendas conforme as estações do ano. Com a globalização, a maioria tem se adaptado, fixado residência e encontra no turismo uma fonte de renda. No Feynan Ecolodge, todos os integrantes da família tem trabalho. Além dos seus costumes e tradições valorizados através da decoração e atividades oferecidas aos hóspedes.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Seguro viagem é obrigatório. Faça orçamento rápido aqui
Saia do Brasil conectado com o chip de celular da EasySim4U
Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona
Minha experiência no resort
Era fim de tarde quando fui recebida com sorriso dos beduínos me oferecendo chá. O guia local Suleiman Al-Hasaseen me explicou o funcionamento e falou das atividades para aquele dia. Então me convidou a conhecer a propriedade. Demos uma volta rápida e me acomodei no quarto, pois já era quase hora do pôr do sol e uma saída para ver no melhor ponto estava programada.
Me juntei a um casal de franceses e caminhamos pouco mais de 2 quilômetros para uma colina mais alta. Ali havia vista para as montanhas, acampamento dos beduínos e uma árvore pedindo para ser fotografada. Enquanto explorávamos o local, Suleiman preparou um chá na fogueira e nos chamou para relaxar. A poeira e o tempo seco criam um efeito lindo deixando a forma do sol mais definida e fácil de ser observada. Então descobri o talento fotográfico do guia que me dirigiu para chegar neste resultado.
Depois do jantar, os hóspedes são convidados a subir no terraço para ouvir as histórias dos beduínos, tomar chá e observar o céu. Há um telescópio onde podemos olhar conforme as explicações de Suleiman. Além de fotógrafo, também sabe tudo de estrelas e planetas. Ele nos dá uma aula sobre todos os astros e formas de luz presentes naquele momento.
Demorei um pouco para pegar no sono em função dos mosquitos e calor da temporada mais quente, mas me acordei renovada no dia seguinte. Desfrutei de um café da manhã maravilhoso com vista e me despedi com vontade de ter ficado mais dias para experimentar outras atividades.
Suítes no Feynan Ecolodge
Feynan Ecolodge dispõem de 26 acomodações elegantemente simples e confortáveis. A decoração resgata o estilo das pousadas que abrigavam os viajantes pela antiga rota da seda (rota comercial entre o oriente e ocidente). Entre os objetos estão armário de lona, mosqueteiro, ventilador de teto, mesa de trabalho e artesanato local. Todas as suítes tem banheiro privativo com água quente e lâmpada fruto da energia solar. Já o quarto e os demais ambientes do eco lodge são iluminadas por luz de velas e não possuem tomadas.
Para carregar equipamentos e desfrutar um pouquinho do hábito de estar conectado, na recepção há uma régua para uso comum e WiFi gratuito. O sinal do celular pega muito fraco e apenas em alguns pontos. Outra comodidade é um pote de barro com água sempre fresca para beber ao lado da cama.
São três tipos de acomodações variando pelo tamanho e vista com ou sem varanda. A minha suíte foi a Deluxe para duas pessoas com sacada para a mesma vista do restaurante em andar mais alto.
O restaurante típico
O local onde é servido o café da manhã, almoço e jantar, inclusos na diária, tem vista para as montanhas, cabras e areia em tons laranja durante o dia. A noite é sob as estrelas e à luz de velas. As refeições são inspiradas na cozinha árabe tradicional, como o pão caseiro feito diariamente pelas mulheres beduínas, e alegram, especialmente, os vegetarianos por carne estar fora do menu.
As atividades com os beduínos e na natureza
Há muitas opções de aventuras e vivências com os locais além das mencionadas no início do texto. Entre elas caminhada pelo deserto e cânions; visita aos acampamentos beduínos; exploração de sítios arqueológicos; tours de mountain bike e oficinas de culinária. Como estava fazendo um roteiro organizado por agência, fiz algums dos passeios oferecidos pelo eco lodge com a Treks e deixo um resumo para inspirar.
A ideia inicial era o percurso a pé Dana a Feynan para chegar até o resort. Mas o calor nos fez mudar de planos e acabei por descobrir a trilha mais bonita da Jordânia – Wadi El Ghuweir. No dia seguinte, fizemos um off-road pelas colinas sem estradas nos arredores e descemos em uma antiga mina de cobre desativada. Exploramos galerias e nos deparamos com morcegos e escorpião amarelo, além de veios de cobre e conchas do mar. Afinal, aquele deserto já foi oceano um dia.
Veja o vídeo do órgão de turismo oficial do país mostrando a trilha Dana to Feynan e a hospedagem:
Por fim, se hospedar no Feynan Ecolodge é uma oportunidade sem igual de conhecer a natureza selvagem da Jordânia, conviver com seus povos nativos, explorar sua história e se desconectar do mundo sem abrir mão do conforto e comodidades. Gostou? Então pegue as informações abaixo e volte aqui para contar a sua experiência por lá.
Tome Nota Feynan Ecolodge
Visite o site do Feynan Ecolodge para maiores informações.
Como chegar ao Wadi Feynan: localizado na confluência dos cânions Dana e El Ghuweir, dentro na maior reserva natural da Jordânia – Reserva da Biosfera Dana, requer contratar traslado ou um pacote com agência. Isto porque as sinalizações da estrada são todas em árabe e a maioria de nós não compreende, além da chegada ao vale ser por estrada de terra. Quem organizou meu transporte e passeios foi a Treks. Wadi Feynan até fica próximo de alguns vilarejos, mas os principais aeroportos ficam distantes 3 horas da capital Amã ou 2 horas de Aqaba.
Quando ir: funciona o ano todo, porém, os meses entre maio e setembro são muito quentes. As atividades são restritas e os mosquitos fazem a festa. Visitei final de maio e foi difícil enfrentar o calor, por outro lado, é quando a trilha por El Ghuweir fica mais verde e refrescante.
A noite foi complicado dormir com a alta temperatura. O jeito foi abrir as janelas, ligar o ventilador e passar repelente porque os insetos vieram comigo para dentro do mosquiteiro. O recepcionista sugeriu levar o colchão para o terraço onde havia vento e outros hóspedes se acomodavam. Como estava sozinha, preferi ficar no quarto.
A hospedagem foi cortesia.
Veja mais fotos de Wadi Feynan:
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Por país:
ÁSIA: PAÍSES VISITADOS
O T de madeira é a mascote que viaja com a Roberta em busca de experiências. Já passou por todos os continentes e mostra por aqui cenários e dicas para inspirar a sua viagem. Saiba por onde andou o T. Se gosta das fotos com Tesão, siga @tesaoporviajar no Instagram.