Calor, sede e paisagens diferentes de todos os lugares que já conheci, assim começou a primeira trilha no deserto vermelho australiano. O objetivo do dia era tomar banho de rio dentro do Kings Canyon e ver de cima a cidade perdida.
Toda a região central da Austrália era uma planície varrida pelo vento e coberta por dunas de areia há 400 milhões de anos. Com o peso essa areia foi comprimida em camadas, com as inundações os grãos foram ficando unidos e viraram pedras de areia. Onde tinha uma fenda, virou o Kings Canyon com 270 metros de profundidade no meio do Parque Nacional de Watarrka, distante 471 km de Alice Springs.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Austrália
Saiba onde nos hospedamos
As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro
Abra uma conta internacional em dólar australiano
Kings Canyon
Artigo atualizado em março de 2018
No alto dá para ver várias cúpulas de pedra fazendo o lugar parecer uma cidade perdida. Elas são o resultado da erosão de fissuras verticais no arenito. Em outras partes parece que a pedra foi cortada por uma faca formando paredes com tons que vão do bege ao vermelho e contam a história da formação do Canyon. O eco por aqui é impressionante e tática para não se perder do grupo.
As pedras de areia são como uma esponja gigante que absorve a água da chuva. E na fenda chamada Garden of Eden foi a umidade infiltrada que transformou o lugar num oásis exuberante. Um refúgio para animais e plantas de uma época distante quando o deserto era cheio de rios. E foi aqui que mergulhamos, descansamos e ouvimos histórias aborígenes.
Entre janeiro e março é época de chuvas e surgem algumas cachoeiras, em maio o clima já estava seco de novo, mas as paisagens verdes demais para o deserto. Cangurus e Wallabies são comuns por aqui, mas não encontramos nenhum por terem hábitos noturnos. Vimos alguns lagartos e deveriam ter milhares camuflados na paisagem.
São diversos caminhos para trilhas, sendo a Giles Track a mais famosa ligando o Kings Canyon a Kathleen Springs em 22 km. Nesta percorremos 6 km na hora mais quente do dia. Para aproveitar melhor, o ideal é dormir por perto e assistir o nascer do sol que dizem ser fantástico.
Hospedagem no Kings Canyon
A minha viagem ao Outback foi bastante alternativa como contei neste roteiro. Hoje existem mais opções e infraestrutura como o Resort Kings Canyon, localizado dentro do Watarrka National Park e com acesso às atrações naturais do deserto. Não me hospedei lá, mas achei interessante e atualizo este artigo com informações enviadas pela assessoria de imprensa. Meu irmão que mora na Western Australia tem planos de conhecer e ficou de enviar suas impressões assim que houver oportunidade.
Resort com camping e passeios
Resort Kings Canyon apresenta acomodações para todo tipo de gostos e orçamentos. Seja em confortáveis quartos familiares, que acomodam até 4 pessoas, alojamentos coletivos ou mesmo em campings ao ar livre, a garantia é de uma experiência surpreendente.
O resort está oferecendo agora um novo pacote de uma noite de aventuras com hospedagem, alimentação e passeios. A experiência panorâmica começa com o charter aéreo que sai de de Ayers Rock Resort em Uluru e sobrevoa o vasto deserto vermelho até Kings Canyon Resort.
Parece bom, né? Então reserve pelo Booking.com e contrate o passeio direto no resort.
Tome Nota Kings Canyon
Leve roupa de banho e curta a piscina natural no Garden of Eden.
É possível acampar perto das demarcações da trilha, mas não em todos os lugares. A região com mais infraestrutura é Reedy Creek. Se estiver sem guia e for acampar é mais seguro registrar a sua caminhada no Walker Registration Scheme.
15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.