ALICE SPRINGS

Deserto vermelho ou Outback Australiano


Uma jornada pela Austrália Central é explorar atrações naturais únicas e conhecer as raízes da cultura aborígene. Compreender suas fábulas e pinturas (o Dreamtime), ou pelo menos o que eles permitem que a gente saiba. Deixam ver e sentir a terra deles, mas pouco pode ser registrado ou explicado. O povo mais antigo que ainda sobrevive na Terra não tem a palavra escrita e só passa o conhecimento para quem tem responsabilidade suficiente para saber. Nos resta interpretar o deserto vermelho.

Read in English

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre a Austrália

Saiba onde nos hospedamos

As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro

Abra uma conta internacional em dólar australiano

Uluru-Kata Tjuta
Kata-Tjuta, a paisagem mais linda

 LEMBRE DO SEGURO VIAGEM

O estranho Thorny Devil é típico de lá
O estranho Thorny Devil é típico de lá

Deserto vermelho

O Outback Australiano cobre a maior parte do país. Não tem uma área definida, vai do estado de Queensland, no leste, ocupa todo o Northen Territory e chega na Western Australia, no oeste. É identificado pela terra vermelha onde a agricultura é impraticável em quase toda sua totalidade, somente no cinturão do trigo (na WA) existem plantações. O solo é impermeável e as poucas chuvas, no verão, criam plantas rasteiras e secas. Vegetação que fornece quase toda a estranha dieta e medicina que os aborígenes precisam como formiga com bunda de mel, tomates selvagens, lagarta de árvore, antisséptico, protetor solar, entre outras.

Kings Canyon
Kings Canyon

Conhecer o deserto não é uma aventura fácil nem barata. As insuportáveis moscas, o calor, a boca seca, as enormes aranhas e a possibilidade de encontrar algumas das cobras mais venenosas do mundo fazem parte do pacote. Além de ser terra de extremos com temperaturas negativas à noite e podendo chegar aos 50 graus no verão.

Imaginação solta nas formações rochosas que inspiram as histórias dos aborígenes
Imaginação solta nas formações rochosas que inspiram as histórias dos aborígenes

Por outro lado, é um privilégio entender a vida simples dos aborígenes, encontrar oásis com resquícios de floresta tropical e presenciar aquelas paisagens tão vermelhas e cheias de significados. Até o céu é diferente, parece ser a sombra da terra deixando um rastro vermelho e roxo ao anoitecer.

No alto do Finke George National Park
No alto do Finke George National Park
receba dicas da Austrália por e-mail
O famoso pôr do sol em Uluru
O famoso pôr do sol em Uluru

Tome Nota Outback

Transporte: como não há transporte público, só existem dois jeitos de fazer turismo por lá: pagar caro pelos tours ou ter um bom carro 4×4. Na segunda opção tem que ter um super espírito de aventura e estar bem equipado, muitos morrem por falta de planejamento e alguns cuidados.

O que levar: leve protetor solar e sempre tenha uma garrafa de água. Caso não saiba se terá água pelo caminho, garanta 3 litros de água por dia. O que mais prejudica as pessoas no Outback é a insolação e a desidratação. Pegue as dicas do que levei para a aventura de 3 dias aqui.

Quando ir: a melhor época é entre abril e outubro para evitar o calor. Algumas atrações até fecham quando está muito quente. 

Leia os textos sobre as atrações que conheci no Outback: Alice SpringsKings CanyonUluruKata-Tjuta Palm Valley

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>

Guia de viagem sobre a Oceania

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

4 Comments

  1. Super Links Reply

    Muito legal esta matéria sobre o Outback Australiano. Parabéns!

    A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.

Write A Comment