A primeira trilha do Adventure Bloggers até que foi leve. Um preparo para o que ainda viria pela frente. Foram cerca de quatro horas no interior do cânion Malacara, no Parque Nacional da Serra Geral.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre Santa Catarina

AGILIZE SUA VIAGEM
Contrate transfer e passeios na Civitatis
Viaje de carro para ter mais liberdade

Blogueiros na entrada do parque
Blogueiros na entrada do parque
quero dicas do Brasil
É obrigatório molhar os pés
É obrigatório molhar os pés

Trilha Malacara

Começamos com um trajeto curto para aproveitar bem o nosso tempo, naquele dia tínhamos rodado alguns quilômetros para chegar no município de Praia Grande e já passava da uma da tarde.

A primeira visão é um leito de rio seco tomado por pedras de diferentes tamanhos e os paredões entre as nuvens como direção a seguir. Logo surgem trechos com água corrente e foi inevitável não molhar os pés em diversos momentos.

Havia uma pedra no meio do caminho... no meio do caminho havia muitas pedras
Havia uma pedra no meio do caminho… no meio do caminho havia muitas pedras

Ao nosso redor, um verde exuberante repleto de detalhes nas árvores, flores, frutos, troncos e insetos. No caminho se sentia e dava para ver a pureza da água e do ar.

Rica vegetação e pureza do ar nas manchas vermelhas
Rica vegetação e pureza do ar nas manchas vermelhas

Quanto mais perto do nosso objetivo – as piscinas naturais, maior eram os tamanhos das pedras. Algumas tinha que usar todos os apoios do corpo fora o bastão de caminhada que evitou torções e quedas.

Pedras vão aumentando de tamanho na trilha do Malacara
Pedras vão aumentando de tamanho

Piscinas naturais do Malacara

Jodrian mergulhando em água transparente na trilha do Malacara
Jodrian mergulhando em água transparente

Enfim alcançamos uma das piscinas naturais com cerca de 3 metros de profundidade de água cristalina e gelada. Embora o tempo estivesse nublado deu para suar e o desejo de se refrescar era grande. Passando o grito inicial, o corpo foi se acostumando à temperatura da água e ninguém queria sair. Mas ainda tínhamos todo o percurso de volta e dava para sentir o aumento da umidade no ar. Poderia chover a qualquer momento, o que tornaria a trilha de dificuldade média em difícil. Trajetos entre pedras são perigosos quando a chuva chega e o volume de água sobe rapidamente.

Chegando na piscina do Malacara
Chegando na piscina

Uma chuva fina nos pegou na volta, mas não era motivo de alarde, vestimos capas de chuva, protegemos as mochilas e apertamos o passo.

Rodeados por verde e clima úmido no Malacara
Rodeados por verde e clima úmido

Tome Nota

O nome Malacara vem de uma raça de cavalos, lá existe uma pedra que lembra um cavalo manchado de branco, típico dessa raça.

O Parque Nacional da Serra Geral abrange os municípios de Jacinto Machado, Praia Grande (SC) e Cambará do Sul (RS). A Trilha das Piscinas do Malacara são 8 km ida e volta com dificuldade média, exige mobilidade plena e habilidade de caminhar pelas pedras. Podendo se tornar difícil para quem não está acostumado com esse tipo de trilha ou se o volume do rio aumenta. A companhia de um guia credenciado é obrigatória e a entrada não tem custo. Fique atento ao clima e jamais comece com previsão de chuva forte. O parque abre diariamente entre 8h e 17h.

Onde fica: 5 km do centro de Praia Grande na Estrada Geral Vila Rosa.

Veja mais fotos do Cânion Malacara:


Essa viagem foi patrocinada.

Fotos de Leandro Gabrieli e Roberta Martins.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » SANTA CATARINA » PRAIA GRANDE » Dentro da fenda do Malacara
Autor Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

3 Comments

  1. Oii, estou planejando uma viagem para conhecer os canios com meu marido. Como faço para conseguir guias credenciados? Obrigada

Write A Comment